Translate

sábado, 14 de abril de 2012

Listas, Grupos, Fóruns, Comunidades

Listas ou Grupos por email ("mailing list"), como o Yahoo!Grupos ou o mais recente GoogleGroups, há muito tempo deixaram de ser a única, ou mesmo a principal plataforma de interação coletiva de ferreomodelistas, preservacionistas e fãs das ferrovias.

No caso específico do Yahoo!Grupos (antigo eGroups), que há cerca de 15 anos liderou a entrada em massa dos ferreomodelistas e ferreofans brasileiros na comunicação coletiva, quase não tem havido evolução das ferramentas e recursos oferecidos aos usuários. Pelo contrário, por volta de 2002 (?), foi desativado o arquivamento das imagens anexadas, que até então permaneciam disponíveis na página de cada grupo. Quem estava no "modo web" (opção de receber só os resumos, ou nem isso), e vinha deixando para escolher e baixar as imagens algum dia no futuro, de repente teve poucas semanas de prazo, antes que todas fossem apagadas dos servidores. Antes disso, mensagens mais antigas também vinham desaparecendo, para abrir espaço nos servidores. Recentemente, foi aberta a opção de voltar a armazenar as imagens anexadas, porém condicionada a desanexá-las dos emails. Muitos grupos, durante algum tempo, deixaram de debater seus temas, para ficar debatendo os prós e contras dessa opção. Quanto à Busca por palavras-chave (keywords) na página dos grupos, parece cada dia mais desatualizada: só encontra mensagens antigas.

Quem viveu a época dos sites gratuitos hpG e Geocities (este, comprado pelo Yahoo), desativados (tornados pagos), também com algumas semanas de aviso, não tem motivo para esquecer e deixar de se precaver. Nesses 15 anos, vimos o Yahoo comprar serviços até então independentes (eGroups, Geocities etc.), inchando como uma bolha; porém, tornando-se uma espécie de elefante branco, incapaz de acompanhar a rápida evolução do Google. Na indexação e Busca de sites, por exemplo, inverteu-se a situação dos dois: de líder incontestável em Busca na internet, Yahoo despencou para uma fatia quase residual, enquanto o Google abocanhou quase 100% do mercado.

Por algum motivo, no Brasil, a grande maioria das Listas ou Grupos (mailing list) permanecem concentrados no Yahoo!Goups. Até agora, poucos se deslocaram ou criaram alternativa no GoogleGroups -- mais sólido, sob todos os aspectos.

Essa aparente imobilidade contrasta com a proliferação de Comunidades sobre trens, ferrovias e ferreomodelismo no Orkut, no Skyscrapercity (onde predominam ferrovias 1:1) e, agora, no Facebook.

Outras ferramentas também têm sido utilizadas para criar comunidades sobre ferrovias ou ferreomodelismo, como o Webkits, o Forumeiros, ou o Ning.

Ning, com uma plataforma de verdadeiro Portal -- com álbuns de fotos, vídeos, fóruns, mensagens privadas entre membros, além de um blog pessoa para cada participante -- recentemente também passou a cobrar pelo serviço. Embora o valor inicial possa parecer razoável, a coisa muda de figura quando se considera o enorme volume de armazenamento e de tráfego (uploads, downloads) decorrente dos álbuns e vídeos.

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário