Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sincronizando pastas de documentos Linux e Windows com LuckyBackup

Tela com os principais comandos e menus do LuckyBackup
Tela com os principais comandos e menus do LuckyBackup

LuckyBackup é um programa com interface simples, mas muito útil. Encontrei-o nos repositórios do Kubuntu, pelo Gerenciador de pacotes Synaptic, mas também tem versão para Windows.

Para o que preciso, só a versão Linux será útil, uma vez que este este sistema operacional pode ler as partições Windows (e gravar nelas), enquanto o inverso não é possível.

Mas para quem tem dois HDs com sistema de arquivos (filesystem) do Windows, sua versão do LuckyBackup pode ser muito útil.

Minha ideia é sincronizar diariamente algumas pastas de documentos do Linux e do Windows, de modo que todas as alterações efetuadas em um sistema (criar, editar, mover, deletar etc.) sejam replicadas no outro, e vice-versa.

A situação de trabalhar, alternadamente, em dois sistemas operacionais (no mesmo computador) não é muito diferente de trabalhar em dois computadores (casa / trabalho, laptop / desktop), ou sincronizar uma agenda (dispositivo móvel / computador). Em qualquer dos casos, sincronizar é a única forma racional de manter iguais os dois conjuntos, reproduzindo, em cada um deles, tudo que foi feito no outro. Olhômetro, lembrômetro, pode esquecer. Só automatizando.

Uma vez que as pastas do Linux e do Windows ficam em HDs separados, a sincronização já é um backup de segurança no curto prazo, para várias eventualidades.

Pode-se criar um terceiro backup, em um disco virtual na internet, por precaução. Afinal, duas cópias no mesmo computador, na mesma sala, no mesmo prédio, dão uma segurança apenas relativa. O LuckyBackup trabalha com locais remotos, usando conexão segura e senha armazenada (para rodar automaticamente, em horários Agendados).

A opção adotada, de sincronizar pastas (em vez de HDs inteiros) evita alguns exageros. As pastas escolhidas são verdadeiros "mini-HDs", com inúmeras subpastas, reunindo a maior parte dos documentos mais importantes. Outras 10 ou 50 pastas, hoje com pouco conteúdo, poderão depois ser agrupadas em um número reduzido de novas pastas "principais". Essa reorganização gradual facilitará muito, daí por diante, gerar DVDs periódicos de backup permanente.

LuckyBackup

A imagem acima resume os principais menus do LuckyBackup.

Em Configurações, escolha o Idioma.

Para começar, adotei o Perfil "default", que veio vazio, e nele criei todas as Tarefas.

Mas você pode criar vários Perfis. Por exemplo, um pra sincronizar desktop / laptop, outro para desktop / móvel, e assim por diante.

Em Perfil >> Agendar, defina os dias e horas em que ele será executado. Por padrão, ele sugere 0 hora de qualquer dia da semana e do mês, de qualquer mês.

Outra opção (que exclui a primeira) é rodar o Perfil ao Reiniciar. Me parece preferível, pois pode-se fazer muita bobagem antes da meia-noite, ou antes de qualquer outro horário fixo. Por exemplo, mexer em algo que acaba de ser alterado (também) no Windows. Se a sincronização for feita só depois dessa burrada, a última alteração substituirá a alteração anterior.

À direita, na barra de Tarefas, clique em Adicionar para criar uma nova Tarefa.

Para simplificar a vida, cada Tarefa recebeu o mesmo nome das Pastas que irá sincronizar (e que também têm o mesmo nome nos dois sistemas).

Por padrão, as novas Tarefas aparecem desmarcadas. Lembre de marcá-las. Somente Tarefas que estiverem marcadas são executadas.

Clique no ícone do "diskete" para Salvar o Perfil, a cada Tarefa criada, modificada, marcada, ou desmarcada.

Para rodar o Perfil de imediato, clique no ícone Executar.

A tela abaixo resume os passos principais da criação de uma nova Tarefa:

Criação de uma tarefa no LuckyBackup
Criação de uma tarefa no LuckyBackup

Nomear a Tarefa ("Digital_Sony"), escolher o Tipo, a pasta de Origem e a pasta de Destino.

Por padrão, o Tipo é "Backup da Origem dentro do Destino", ou seja: um backup de mão única.

A outra opção de Tipo, que foi a selecionada neste caso, é "Sincronizar Origem e Destino". Neste caso, você pode fazer alterações na pasta (ou HD) de Destino, e elas também serão replicadas na pasta de Origem. Valendo, sempre, o mais recente.

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário