Translate

domingo, 19 de abril de 2015

Como se livrar do SPAM da Claro que te interrompe de 30 em 30 segundos

SPAM da Claro interrompe o uso do celular de 30 em 30 segundos

Bastou comprar um chip pré-pago da Claro, — e o celular deixou de me pertencer.

Impossível fazer qualquer coisa — tirar uma foto, digitar um número, uma mensagem, ou apenas ver a hora — sem ser interrompido por uma “mensagem” ou “notificação”, que “esconde” a tela onde eu estava, para oferecer alguma coisa “no grito”.

Não dá nenhuma opção, além de “OK”, — coisa que não recomendo. — Aperte “OK”, e sabe lá com o quê você estará concordando.

Para eliminar aquela mensagem que escondeu a tela onde você estava, a única ação possível é procurar o “X” lá embaixo, — falo do Nokia Lumia, — e rezar para que volte aonde você estava, para poder continuar.

Tente cancelar SPAM e receba uma mensagem
ambígua, que pode significar qualquer coisa

Se estava digitando uma mensagem, — e ela voltar na tela, — ainda terá de chamar outra vez o teclado, e tentar se concentrar de novo no que ia dizer.

Outras vezes, não tive tanta sorte. — Ao atender uma ligação da Claro, por exemplo, a tal mensagem de SPAM expulsou o menu com a opção de viva-voz, antes que tivesse tempo de ativá-la. — Procura o “X”, deleta o SPAM… e o menu com a opção de viva-voz não voltou.

Tente “falar” com o atendimento da Claro, e você não consegue. — O “robô” atendente fala meia-hora para dizer que você deve apertar tal número se quiser isso, outro número se quiser aquilo… e, quando você vai escolher, seu teclado desaparece, expulso por mais uma mensagem de SPAM. — Quando você consegue voltar ao teclado, o “robô” já está dizendo que, lamenta muito, mas você não agiu corretamente e ele “terá que” desligar.

O único modo de não ser interrompido, de 30 em 30 segundos, é não tentar fazer nada no seu celular. — Não tentar usá-lo para nada, — nem mesmo para ver as horas. — Esqueça que tem um celular. — (Pensa que tem).

Passo 1 - Configurações

Já tinha mandado a mensagem “SAIR” para o número 888, e recebi da Claro a resposta “Solicitação cancelada”, — feita sob medida para ser ambígua, vaga, sem nenhum significado. — Afinal, quero que a Claro cancele o SPAM, — e não, que cancele minha “solicitação”.

Em tempo: — Este canal para acabar com o recebimento de SPAM é uma exigência da Anatel (ou da Lei?), e já é uma tremenda aliviada para as operadoras, pois o correto é NÃO mandarem SPAM, a menos que você peça para receber. — Mas, invertendo as regras, agora é você quem tem de pedir para não ser importunado. — Envie a mensagem “SAIR” para 888 (Claro), 55555 (Oi), 4112 (Tim) ou 457 (Vivo). — Na verdade, tenho chip pré-pago de outra operadora, há uns 6 anos, e ela nunca me mandou SPAM. — Foi só comprar um chip pré-pago da Claro, para perder o direito de usar o celular sem ser interrompido de 30 em 30 segundos.

O jeito foi recorrer à Anatel, onde abri uma reclamação… que já vai completar 1 mês, sem nenhuma solução. — Descrevo o problema, anexo imagens das mensagens de SPAM, e a Claro responde qualquer bobagem sem nenhuma relação com o problema, marca como “Improcedente”, ou como “Resolvido” — e sou obrigado a “Reabrir” a reclamação, anexar mais imagens de SPAM que continuam interrompendo meu uso do celular, e afirmar que, não, não está nada resolvido. — Ao que parece, a Anatel não está nem aí. — Mais tarde, divulgará umas estatísticas, a mídia publicará um “ranking” com abobrinhas que não ofendam as operadoras (anunciantes da mídia), as pessoas compartilharão nas redes sociais (com abundantes xingamentos), e ficará por isso mesmo.

Passo 2: Rede celular

A “pegadinha” é que não se trata de “mensagens”, — pelo menos no sentido (oficial???) da língua “celulês”, — mas de um “Aplicativo”.

Esse “Aplicativo” já vem instalado no chip, — devem existir letrinhas miúdas dizendo que ao comprar você concorda etc., — programado para te interromper de 30 em 30 segundos, e é claro que seu objetivo é contornar aquela exigência (da Anatel? da Lei?). — Criaram um novo modo de te encher de SPAM, com o álibi de não se tratar de “mensagens”. — Embora não sejam outra coisa. — São “mensagens”, claro! — Até os baldes, as vassouras e os cabos dos elevadores da Anatel sabem disso.

São SPAM — mensagens publicitárias indesejadas.

Se você pagar advogado, entrar na Justiça, pagar custas etc., é muito possível alegarem que você “não explicou direito”. Por isso, fiz questão de anexar miles de imagens das tais “mensagens”, — em todas elas, aparecendo, bem claro, a indicação “Aplicativo do SIM Claro BR”.

Passo 3: Configurações do SIM2

Mesmo assim, as “respostas” da Claro continuaram fazendo de conta que não sabem do que se trata, e que a Claro “tem” direito a um prazo de 30 dias para desativar todas as mensagens de SPAM. Ou seja, dizem na tua cara, — nas barbas da Anatel — que vão te entupir de SPAM por mais 30 dias. Mas, dentro de 30 dias, não sei se ainda poderei reabrir a “reclamação” na Anatel, — por isso, a cada vez que marcam como “resolvido”, torno a “reabrir”, e mostrar que não está “resolvido” coisa nenhuma. E assim vamos brincando de produzir documentação, que a Claro não tem como apagar.

Onde está a pegadinha


Depois de perguntar a miles de pessoas, procurar na internet etc. (sem êxito), resolvi investigar esse tal de “Aplicativo do SIM Claro BR” — coisa boba, se fosse no computador, mas em celular ainda era absoluto mistério para mim.

Chegando às “Configurações” (ver “Passo 2”), por exemplo, logo à direita estão os “Aplicativos”, —  porém só os do “Sistema” (Windows), e não os do chip Claro.

Passo 4: Aplicativos do SIM

Procurando mais algum tempo, acabei localizando, em outro ponto dos menus e submenus.

Trata-se de um “Canal Idéias” — assim mesmo, com acentuação do tempo do telefone amarrado na parede, — que pode ser facilmente desativado.

Difícil, é a Claro te esclarecer isso. Até o nome — “Canal Idéias” — é uma camuflagem para esconder do usuário a solução.

(Talvez possa ser desinstalado, também, mas suspeito que a Claro não daria essa liberdade, se puder evitar. Por enquanto, apenas desativei).

Caminho das pedras


No Nokia Lumia, o caminho é este, — no caso do chip Claro ser o SIM2:
Configurações >> Rede celular + SIM >> Configurações do SIM2 >> Aplicativos do SIM >> Canal Idéias >> Desativação
Imagino que no Android, no iOS e no BlackBerry seja parecido, mudando algum nome, ou seguindo algum caminho parecido. Veja a “lógica”, e procure as similaridades no seu sistema:

Passo 5: Canal Idéias

O primeiro passo é encontrar as “Configurações”, que é ser a coisa mais fácil de encontrar, no menu de qualquer sistema operacional.

1 - Menu: - No Nokia Lumia (Windows), basta arrastar para a esquerda o painel inicial (cheio de figurinhas), para ver o Menu completo.

As “Configurações” estão perto do início do Menu, na letra “C”.

2 - Dentro das Configurações, localize “Rede celular + SIM”, que controla, tanto o uso da “rede de dados”, — ou seja, a conexão à internet (3g, 4g, Wifi), — como também as configurações dos chips SIM1 e SIM2.

3 - No meu caso, “Configurações do SIM2”.

4 - Chegando às configurações do “SIM2” (Claro BR), encontro, lá embaixo, “Aplicativos do SIM”.

Passo 6: Desativar

5 - Encontrei lá 12 aplicativos. O “Canal Idéias”, — bem escondido no penúltimo lugar, — pareceu o melhor candidato para ser a origem do SPAM da Claro que interrompe o usuário de 30 em 30 segundos.

Não deu outra.

6 - Desativei o “Canal Idéias”, e desde esse dia nunca mais fui interrompido, ao utilizar o celular para qualquer coisa, ou simplesmente explorar seus mistérios e labirintos.

Confesso que, até esse dia, nem dava mais vontade de mexer no celular para coisa alguma.

Depois de 2 meses, finalmente posso dizer que tenho um celular.

A volta do SPAM da Claro — 6 Junho 2016


Desde a publicação desse relato, — já faz 1 ano, — às vezes esse Spam voltava a aparecer, sem tanta “força”. — Eu evitava mexer nessa configuração, pois ela era tipo “Liga / Desliga”, — se mexesse de novo, voltava ao “Ativado”. — Por isso, eu só apagava o Spam pelo “x” embaixo, acabava o que estava fazendo, voltava à tela inicial e bloqueava a tela. Em geral, isso era o bastante para esse Spam sumir de novo, por mais um bom tempo.

Porém, — desde 1º Junho 2016, — começou tudo de novo!

Resolvi procurar, — mais uma vez, — se por acaso existia um segundo “aplicativo” a ser desativado.

Porém… logo que cheguei na penúltima etapa, — ver a lista dos “Aplicativos” do SIM2 (Claro), — o caminho ficou praticamente impossibilitado, por um encadeamento de Spam, um atrás do outro, sem nenhum intervalo! — É para impedir que você chegue à lista de “Aplicativos”!

Deletei (“x”) nada menos que 59 Spam, até que “desisti”, — tudo indica que aquilo não tem fim. — É feito mesmo para bloquear o seu caminho rumo à desativação do Spam.

Porém, — ao invés de clicar no ícone central (Menu), para voltar à Tela inicial, — cliquei na seta para esquerda (←), que volta apenas 1 passo atrás. — E foi isso que permitiu, enfim, chegar à lista de “Aplicativos” da Claro.

Como não encontrei nenhum outro “Aplicativo” que pudesse ser a causa desse novo ataque Spam em massa, o jeito foi examinar novamente o Canal Ideias.

Descobri que ele foi alterado, — agora, as opções de desativação são um pouco diferentes do que eram, um ano atrás, — e tive que Desativar novamente.

Mesmo assim, continuou, — só um pouco menos, — mas continuou.

No dia 5 Junho 2016, fui lá examinar novamente o Canal Ideias, e desativei também os Alertas. — E agora, já fazem 24 horas que me livrei novamente do SPAM da Claro.

Toc toc toc !

4 Ago. 2016


A última solução, — desativar o Canal Ideias, — e também destivar os Alertas (som etc.) do Canal Ideias, — continua dando certo.

Consigo usar o celular para fazer Fotos, ver Emails etc. — sem ser interrompido (de 30 em 30 segundos) por essas Mensagens de SPAM.

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.


170 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado tava ficando doido já com esse maldito spam da claro

      Excluir
    2. vlw mano , deu certo aqui também obg ...

      Excluir
    3. Meu velho, muito obrigado mesmo, não aguentava mas essa droga, já tinha ligado pra claro, pra anatel, já tava pensando até em ligar pra Dilma pra ver se resolvia...

      Excluir
    4. Boa tarde, na verdade eles conseguem bloquear isso pela central de atendimento. Tive um protocolo e até mesmo a pessoa que me atendeu depois de se fazer um mês da reclamação ficou indignada e que isso poderia ser resolvido no mesmo momento!!!!!

      Excluir
    5. Valeu... mais valeu mesmo essa porr... tava enchendo o saco eu estava quase tacando o celular na parede. kkkk obrigauuuuu

      Excluir
    6. No meu Lumia 630 não deu certo, pois quando chego no canal de ideias e aciono desativar, a mensagem que recebo é de "Serviço Restrito" ... não sendo possível desativar .... é uma droga!

      Excluir
    7. Valeu Cara..... isso estava me deixando louco

      Excluir
    8. Poxa cara, pra mim nao resolveu, o canal idéias está desativado e mesmo assim nao para de receber mensagens

      Excluir
    9. Falta tentar essa dica do colega (ainda não testei):

      "então fui no na pasta e excluir esse aplicativo: /system/app/Stk.apk (aplicativo chip 01) ou /system/app/Stk2.apk (aplicativo chip 02). Você pode mover para outra pasta e se um dia precisar usar o MENU CLARO é so colocar na pasta e reinstalar o apk. Agora não aparece mais essas propagandas simplesmente porque eu excluir o aplicativo que executava as propagandas".

      Excluir
    10. Oi amigo...Realmente tudo q vc escreveu, eu fiz e deu certo, porém tudo voltou , fiquei livre 3 meses. Acontece q fui fazer o q vc indicou no ultimo dia de junho , fui desativar os alertas...e apareceu uma única opção "desativar o som dos alertas". Obviamente isso não vai adiantar, já não sei mais o q fazer. é um absurdo o q fazem conosco. Essa dica do colega que vc ainda não tentou,acho q vou fazer, acho q vou arriscar. O que me diz?

      Excluir
    11. Pois é issso mesmo: aqui também acabou voltando tudo, depois de um tempão. Aí, desativei os Alertas, som, tudo, e fiquei livre do SPAM outra vez. A dica do colega, ainda não consegui descobrir como faz, por isso ainda não testei.

      Excluir
    12. Não é fácil ser cliente da CLARO!Que droga mano! Vou é jogar esse chip no lixo!

      Excluir
    13. Não é fácil ser cliente da CLARO!Que droga mano! Vou é jogar esse chip no lixo!

      Excluir
    14. Finalmente alguém ajudou \o/ \o/. Já estava pensando em comprar outro chip de outra operadora. Valeu MESMO pela ajuda.

      Excluir
  2. Obrigada já não aguentava mais essa porcaria toda hora. Tenho o Lumia 630

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa informação, penei por muito tempo com esse incômodo, parabéns. Lumia 920.

    ResponderExcluir
  4. Feitoo... no android é mais fácil... só abrir o menu do android e procurar o "Menu Claro", "Claro Ideias" é a última opção, só clicar em ativação e na próxima etapa "Desativar". Bom, a recém fiz isso usando de base seu tutorial, vamos ver se vai dar certo.
    Minha raiva é que no android vem um "Aceitar e Cancelar", e esses dias sem querer cliquei em aceitar ou ficou no bolso e clicou em aceitar sozinho e começou a chover sms inútil e -4 reais de crédito, pois esse spam ignora até o bloqueio do celular, então se vc não clica em nada, ele fica lá detonando a bateria com a tela ligada enquanto que você nem faz ideia... acho que é por isso que se chama "claro ideia" kkk

    ResponderExcluir
  5. Passei pelo mesmo problema, indo inclusive na loja da claro o que me responderam que so no atendimento eletronico, o que fiz e não adiantou nada obvio. Ai agora estava a frente do pc com o cell e ele fez a gracinha de mostrar este spam infernal, e consegui graças a vc. Muito obrigada, ja estava pronta pra trocar de cell...lumia 640XL

    ResponderExcluir
  6. Caraca, salvou meu celular. Não aguento mais receber spam da claro.

    ResponderExcluir
  7. Já não aguentava mais esse problema, estava prestes a cancelar a minha linha da Claro por causa disso, mas graças ao seu tutorial eu consegui resolver o meu problema. Muito obrigado 😊 (Microsoft Lumia 535)

    ResponderExcluir
  8. AEEEE, obrigada, gravei um áudio de dois minutos e quando ia mandar apareceu isso --' mas seu post ajudou :)

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nao solucionou a BOSTA do SPAM da Claro no meu celular, mesmo depois de ter desativado o Claro Ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta aqui
      http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp8/settings-and-personalization/change-notification-settings

      Excluir
    2. No meu tb não resolveu. Vem duas mensagens Menu Claro de uma vez.

      Excluir
  10. putz, nem acredito que consegui desativar essa porcaria !!! , valeu amigo

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela matéria, não tive este problema ainda, mas seu conhecimento expandido ajudara muitos usuários. Um Abraço.
    Cleber Toporovicz

    ResponderExcluir
  12. O que essa empresa esta fazendo ultrapassa todos os limites do aceitável, do legal, do imoral! Os desavizados assinam um serviço que não querem sem saber que estao assinando, pois o OK significa assinar o serviço e o X fica na parte de baixo da tela! A Anatel precisa tomar alguma providencia e aplicar uma pensa pesadíssima, nessa empresa, para ver se aprende alguma coisa sobre legalidade e moralidade

    ResponderExcluir
  13. Eu denunciei na ANATEL 7 vezes, e não serviu de nada. A ANATEL faz parte do esquemão da corrupção que foi e é a privatização da telefonia. Eu resolvi o problema apagando o app de sistema /system/app/Str.apk, e no app de mensagens desabilitando cell broadcasts.

    ResponderExcluir
  14. Cara! Muito bom você compartilhar sua experiência e a solução desse incômodo com a galera! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Cara! Muito bom você compartilhar sua experiência e a solução desse incômodo com a galera! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu tento isso no meu cel e quando clico em desativar aparece "serviço restrito". Que merda é essa? Não tem como desativar aqui! :O

    ResponderExcluir
  17. Valeu, ja tava revoltado com essas mensagens. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado meu nobre. ajudou muitos. E eu também.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado, estava ofuscando o brilho do meu Lumia 640 LX

    ResponderExcluir
  20. ACHEI QUE AS INSTRUÇÕES PODERIAM SER MAIS OBJETIVAS, PORÉM VOCE ME AJUDOU A SE LIVRAR DESSE ENCOSTO SATÂNICO, POR ISSO TE DEVO TODAS AS MINHAS INTERNETS

    OBRIGADO EM DEMASIA

    ResponderExcluir
  21. Valeu amigo, eu já tava pra ficar louco com isso! Ajudou muito!

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente no meu não apareceu essa opção de canal ideias

    ResponderExcluir
  23. Ainda utilizo um Nokia 701 (com sistema symbian, da epoca da VERDADEIRA NOKIA). Graças a este artigo descobri como me livrar dessas mensagens.
    No symbian, basta ir ate a aplicação "Menu Claro" e selecionar "Claro Ideias". Logo em seguida escolher ATIVACAO e desativar o recurso.
    Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  24. Já estava ficando louco com essa mensagem da Claro no meu Lumia.
    Parabéns pela descoberta!
    Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  25. Cara, muito obrigada, eu acabei de seguir os passos e estou rezando para funcionar, quero meu celular de volta! Desde que comprei o Lumia vivo nesse inferno.

    ResponderExcluir
  26. No windows 8.1 só via essa porcaria la de vez em quando, mas com o W10 tava foda, cada 5 min aparecia essa merda, eu até ja tinha olhado por esses menus da claro, mas não tinha visto esses submenus ali, muito obrigado pela ajuda, aparentemente resolveu.

    ResponderExcluir
  27. No meu não consigo desativar, quando clico em desativar aparece serviço restrito :(

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigado pela informação! Acabei de desativar essa "benção", vamos ver se agora vai acabar esses spams ridículos, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Melhor informação que podia achar! não aguentava mais isso

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, demorei a encontrar no meu motorola. Agora é só sossego.

    ResponderExcluir
  31. Ainda não sei se realmente resolveu, mas desde já obrigado, kra vc ajudou muita gente!!

    ResponderExcluir
  32. Ainda não consegui parar com essa bosta!
    Clico pra ativar o "Claro Ideias" dá uma falha na ativação e diz pra eu tentar novamente mais tarde.
    Alguém ai consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pessoal que spam chato: Lumia 930!

    ResponderExcluir
  34. Vlw, acho que resolveu esse spam chato

    ResponderExcluir
  35. Há algum tempo estava tentando cancelar também. Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Se você não posta esse tutorial, nunca conseguiria achar a solução do problema. Estava quase para triturar e depois queimar meu chip da claro.

    ResponderExcluir
  37. Vou testar, espero que funcione, pois não aguento mais essas mensagens bostas da claro.

    ResponderExcluir
  38. Mas que xxxxxx depois de mais ou menos um mês que desativei isto hj volto tudo dinovoooo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem liga mas na central de atendimento.. O povo lah eh mas burro que eu kkkk

      Excluir
    2. O meu as vezes tambem volta, nao sei como nem por que. E se eu ficar `brigando` com ele, nao para. Deixo quieto, e o spam desaparece de novo, e ate esqueco. Esta semana, mexi no celular 3 dias seguidos, de manha ate de noite, sem parar, e nao apareceu nenhum spam. Misterio. Deve existir mais algum `aplicativo`, que ainda nao desativei.

      Excluir
  39. Parabéns pelo site e pelo tutorial, é formidável!

    ResponderExcluir
  40. Fiz isso, resolveu por algumas horas, mas depois as mensagens voltaram! T.T

    ResponderExcluir
  41. Nao aguento mais com essa perturbação. Acabei de seguir suas instruções na expectativa que der certo pra mim tambem. Vlw pelas dicas!

    ResponderExcluir
  42. No meu quando fui desativar o canal de ideias apareceu "serviço restrito"
    Isso desativou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não vi isso. Você aplicou senha no celular? Talvez seja isso: só usando a senha aplicada nele antes.

      Excluir
    2. no meu cel tbm aparece isso. vc conseguiu desativar?

      Excluir
  43. Muito obrigada!!! Tava ficando maluca :-(

    ResponderExcluir
  44. é chato demais esta merd... espero que desative o menu claro. Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada, já não sabia mais a quem recorrer, foi super fácil, parabéns pelo tutorial

    ResponderExcluir
  46. por favor me ajuda
    eu tenho um motorola. quando eu clico no CANAL IDEIAS aparece o pop up na hora e dai eu não consigo abrir.toda vez q clico aparece.

    ResponderExcluir
  47. Cara, parabéns! Vc merece mais que palmas. Merece o Tocantins inteiro por essa informação.

    ResponderExcluir
  48. Obrigado, já estava desistindo do chip da claro

    ResponderExcluir
  49. Eu estava chorando aqui, querendo morrer, quando encontrei esta solução. Estava até com medo de clicar em ATIVAÇÃO para ver as opções... Vai que isto ativaria os spams para sempre!!! Cliquei. Apareceu a opção DESATIVAR. S2 Agora só me resta aguardar... Só vou acreditar, depois de algumas horas que não receber mais este inferno, esta desgraça, esta porra, este caralho, esta merda de spam... Obrigada, do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  50. amigo, você é o tipo de pessoa que faz falta no mundo, que O SENHOR te abençoe e recompense com muita paz.

    ResponderExcluir
  51. Muito obrigado pelo tutorial detalhado e por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  52. Vlw cara, ajudou aqui, celular é do meu pai dae como ele não sabe mezer direito ele vivia apertando em ok e gastava tudo os créditos, mas enfim, obrg pela dica.

    ResponderExcluir
  53. Mano, tu merece o meu respeito, tu é foda mano, consegui tirar esse negócio, melhor tutorial do mundo!!! Vou ver se funciona em outros celulares aqui em casa, por que ta muito chato essas mensagens da Claro! Ótimo tutorial :D

    ResponderExcluir
  54. Meu deus, eu ja tinha decidido jogar esse chip fora hoje mesmo... não encontrava o maldito menu nunca. Acabei ganhando o chip ao comprar um aparelho para minha irmã há uma semana e resolvi colocar no SIM 2 do meu Lumia 730... foram apenas 5 dias de uso, mas já estava sem paciência para tantos pop ups... Nunca tive esse problema com a TIM.

    Enfim, muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  55. Eu tava quase desistindo deste celular porque era algo que realmente me estressava. Já aconteceu de eu clicar em OK sem querer e a merda ficar descontando meus créditos que, é óbvio, nunca mais recuperei.

    ResponderExcluir
  56. No meu não aparece DESATIVAR quando entro em CLARO IDEIAS. Aparece só ATIVAÇÃO e mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, clica em ATIVAÇÃO, após clicar, irá aparecer uma opção de Ativar ou Desativar. O meu estava assim também.

      Excluir
    2. É isso aí. Só aparece "Ativação". Tem que entrar nela, para escolher "Desativar".

      Excluir
  57. Obrigado pelo tutorial, consegui desativar!!

    ResponderExcluir
  58. Muito obrigado pela postagem! Infelizmente não sei porquê, mas ainda aparecem alguns spam mesmo depois de eu desativar o CANAL IDEIAS. Tenho LUMIA 630. A Claro é uma vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu, também, de vez em quando ainda aparece esse SPAM. Mas, só raramente. E umas duas vezes apareceu com força total, mas não fiz nada, só apaguei e "fechei" a tela, e isso deu certo nas duas vezes.

      Excluir
  59. Isso é um desrespeito com o consumidor, perdi uma noite de sono com esse maledeto, de minuto em minuto aporreando o meu juízo.

    ResponderExcluir
  60. Obrigado, valeu a dica. sou muito grato, ja estava para cancelar o chip da claro

    ResponderExcluir
  61. Agradeço a ajuda, Claro já estava insuportável.

    ResponderExcluir
  62. Cara, me ajudou muito, obrigado pelo post!!

    ResponderExcluir
  63. Acabei de fazer, espero que dê certo! Sou TIM, mas infelizmente tenho que manter um chip da Claro pra conseguir comprar apps na Windows Store, Já Passou da hora das demais operadoras permitirem a compra tb mas enfim... Se pararem de aparecer as malditas mensagens que me interrompem o tempo todo já fico satisfeito por agora! Obrigado ao autor por levantar essa questão tão PERTURBADORA!

    ResponderExcluir
  64. Fiz isso, e durou três dias sem essas mensagens do demônio... AGORA OS OUTROS APLICATIVOS ESTÃO MANDANDO ESSAS POP UPS E NAO DA PRA DESATIVAR!!!! QUE ÓDIO DA CLARO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de fazer o que Mboaba nos indicou, eu fiz algo a mais... Como utilizo o smartphone Nokia Lumia com Windows Phone, eu fiz o seguinte: Configurações > Sistema > notificações + ações > Aplicativos SIM > Aparece Ativado, deslizei a chave para a esquerda, e foi Desativado. Assim como fiz com outros aplicativos que, não quero receber notificações, sons, vibrações. Espero que, funcione... Boa Sorte!:)

      Excluir
    2. Aqui também está Desativado, em Configurações > Notificações + ações > Aplicativos do SIM.

      Excluir
  65. então fui no na pasta e excluir esse aplicativo: /system/app/Stk.apk (aplicativo chip 01) ou /system/app/Stk2.apk (aplicativo chip 02). Você pode mover para outra pasta e se um dia precisar usar o MENU CLARO é so colocar na pasta e reinstalar o apk. Agora não aparece mais essas propagandas simplesmente porque eu excluir o aplicativo que executava as propagandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica! Vou experimentar.

      Excluir
    2. Como faz pra chegar nessa pasta usando windows phone que a claro já disse que bloqueou o outro meio tbm não consigo ativar pra desativar diz que não tenho permissão

      Excluir
  66. Boa tarde e muito obrigado pela dica, segui i passo a passo e pra mim, deu serviço restrito!!! Desativou??? Mesmo assim, obrigado pela dica é espero que dê resultado. Tá de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não deu "serviço restrito". Será que você colocou senha, ou seu plano é diferente?

      Excluir
  67. Meu Deus, muito obrigado. Estava desde Fevereiro tentando desativar isso com chamados na Claro e Anatel. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  68. Sabe como fazer o mesmo procedimento sendo chip Oi? Tenho o mesmo problema ha anos. Alguém sabe onde encontro essa "desativação" no caso do chip Oi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja quais Aplicativos existem no chip. Se o sistema for o mesmo, então deverá encontrar um aplicativo entre eles.

      Excluir
  69. Depois de percorrer todos os caminhos ditos acima, resolvi pesquisar na web e, graças a Deus encontrei sua postagem hoje. Fiz no meu lumia XL e funcionouuuuuu!!! Já faz 5 horas que acabaram as pertubações. Amigo, valeu e muito sua dica. Precisamos de mais pessoas , assim como vc. Muita luz e paz!!!

    ResponderExcluir
  70. Muito obrigado me ajudou bastante ja estava pensando trocar operadora.Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  71. Tem que possuir acesso "ROOT" 👈 se não tiver acho que não vai funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz todo sentido. No meu caso, não foi preciso. Mas quando dá "serviço restrito", com certeza!

      Excluir
  72. Parabéns pela persistência e muito obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  73. Hoje já é o 5º dia sem nenhum SPAM, depois dele ter voltado na virada de Maio para Junho... Parece que desativar (também) os "Alertas" desse "Canal Idéias", era o que faltava. -- De qualquer modo, antes disso, tive de Desativar DE NOVO o Canal Idéias, já que agora mudou o modo de Desativar.

    ResponderExcluir
  74. MAis um sincero e sonoro agradecimento! Que Deus te ilumine a alma e perdoe todos os teus pecados e das tuas futuras gerações.... OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  75. Como faz pra chegar nessa pasta system pra excluir usando windows phone, que a claro já disse que bloqueou o outro meio tbm não consigo ativar pra desativar diz que não tenho permissão ta o tempo todo!

    ResponderExcluir
  76. Acesso "ROOT" daí você tem permissão total sobre seu smartphone 📱 qualquer dúvida busca no YOUTUBE.

    ResponderExcluir
  77. Velho não aguento mais essa porcaria de "Aplicativos do SIM". Já desativou Canal Ideias e tudo que dava pr desativar naquela bosta e mesmo assim as msg continuam. Vamos pegar todos que reclamaram no seu blog e mover uma ação conjunta contra a claro!

    ResponderExcluir
  78. Consegui ver a postagem ontem à noite. Ativei o canal idéias e desativei em seguida. Na manhã de hoje o spam retornou. Agora acessei, no canal idéias os alertas e desativei-o três vezes por precaução. Espero estar livre dessa porcaria. Se não resolver, farei portabilidade. É muito cansativo.

    ResponderExcluir
  79. Maldita claro!! Estou sofrendo com isso...

    ResponderExcluir
  80. Maldita claro!! Estou sofrendo com isso...

    ResponderExcluir
  81. No meu celular, ao clicar em DESATIVAR no Claro Ideias aparece o aviso "SERVIÇO RESTRITO". Agora to com medo de clicar em ATIVAR pra tentar DESATIVAR, vai q nao consigo mais desativar essa porcaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue desativar, sim... Mas o "Serviço Restrito", talvez tenha a ver com senha, não?

      Excluir
  82. Fiz isso no meu chip da Claro, instalado no SIM2 do meu Lumia 640, e parece que funcionou. De vez em quando ainda aparece uma ou outra mensagem esporádica, mas nada igual a como era antes, quando eram umas dez por minuto (!!!)

    ResponderExcluir
  83. MUITO OBRIGADA! Já estava reunindo prints para ir no Procon. Puta que pariu que negócio chato, me impedindo de usar o celular. Graças ao seu post finalmente tive uma folga, eram 3, 4, 5 mensagens POR MINUTO. Fiz os procedimentos e por enquanto estou livre. Graças a você.

    ResponderExcluir
  84. Todas as tentativas que experimentei não deram certo. Agora ando com o meu Claro no modo Avião para evitar este spam. Quando preciso o utilizo e não recebo chamadas. Agora só uso um chip da TIM que não tem esta porcaria de spam.

    ResponderExcluir
  85. Muito obrigada já tava ficando enjoada desse spam!! Desativei, vamos ver o que dá!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  86. Não aguento mais essa porcaria aaaaaaaaaaa! Desativei o canal ideias e a perseguição continua! Todo dia sem querer acaba descontando 4,99 de uma porcaria qualquer que ativei na pressa de continuar usando meu celular! Que merd@@@@@@

    ResponderExcluir
  87. Não aguento mais essa porcaria aaaaaaaaaaa! Desativei o canal ideias e a perseguição continua! Todo dia sem querer acaba descontando 4,99 de uma porcaria qualquer que ativei na pressa de continuar usando meu celular! Que merd@@@@@@

    ResponderExcluir
  88. VAMOS VER SE RESOLVERÁ, POSTAREI NOVAMENTE EM 30 DIAS

    ResponderExcluir
  89. E não é que o spam voltou outra vez?
    Resultado: troquei o chip.

    ResponderExcluir
  90. Aqui, dentro do canal idéias, só tem "Ativação". Se clicar nele só aparece uma mensagem perguntado se deseja ativar mensagens de ativação. Não tem nada para desativar. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz... os caras inventam todo tipo de ardil para criar obstáculo ao direito do consumidor. Vamos ver se alguém encontra solução para mais isso. Se vc encontrar, conta pra gente, ok.

      Excluir
  91. Claro. Para cancelar o recebimento de mensagens e serviços, o cliente deve enviar a palavra “sair” para 888, ou solicitar o bloqueio pelo canal 1052.

    TIM. Sobre torpedo/SMS promocional, o cliente pré-pago é perguntado se quer recebê-los ao realizar a primeira ligação. Também é possível solicitar bloqueio enviando SMS com a palavra “sair” para o 4112 ou ligando para *144.

    Oi. Basta enviar SMS com a palavra “sair” para o número 55555 ou desativar o serviço pelo portal de relacionamento Minha Oi.

    Vivo. O cancelamento de SMS pode ser feito pelo portal www.vivo.com.br, pelo *8486, nas lojas e até por SMS.

    - See more at: http://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/saiba-como-cancelar-o-recebimento-de-mensagens-da-sua-operad_336/#sthash.2Qdxz477.dpuf

    ResponderExcluir
  92. Caros bom dia, tbm tive o mesmo problema, mas ao invés de enviar "sair" no 888 mandei "cancelar" recebi uma mensagem para confirmar cancelamento e consegui bloquear o spam uhuuuu

    ResponderExcluir
  93. Muito obrigado por compartilhar conosco, me poupou de um grande problema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  94. Fiz tudo que você nos informou mas, após algum tempo,voltou as notificações... Mas de qualquer forma, Muito Obrigada pela sua ajuda! Agora, eu fiz de uma outra forma... Além de fazer o que você indicou, eu fiz algo a mais... Como utilizo o smartphone Nokia Lumia com Windows Phone, eu fiz o seguinte: Configurações > Sistema > notificações + ações > Aplicativos SIM > Aparece Ativado, deslizei a chave para a esquerda, e foi Desativado. Assim como fiz com outros aplicativos que, não quero receber notificações, sons, vibrações. Espero que, funcione... Boa Sorte!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também está Desativado, em Configurações > Configurações > Notificações + ações > Aplicativos do SIM.

      Excluir
  95. Mesmo depois de anos do post original continua ajudando. So tenho a agradecer

    ResponderExcluir
  96. Obrigado chefe! Vou observar se essa maldição das trevas para.

    ResponderExcluir
  97. Boa a dica. Vou desativar. Se não der certo, eu tiro esse chip.

    ResponderExcluir
  98. Acabei de desativar. Estava achando que meu celular estava com problemas, pois toda hora acendia o visor, a bateria estava indo pro beleléu...rsrs... tomara que dê certo.

    ResponderExcluir
  99. Obrigado. Já não sabia mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  100. Amigo, você foi grande neste post. Obrigado, fiquei livre desse SPAN!

    ResponderExcluir
  101. Gostaria de agradecer ao autor por essa dica. Nunca havia conseguido tirar esse spam irritante. Muitíssimo obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  102. Mesma coisa comigo, se eu soubesse dessa patifaria, teria escolhido outra operadora, mas, todas são umas patifes, né? Eu não sou obrigado a olhar pro meu celular toda vez que ele faz um barulho, isso é muito irritante, devido a insistência. E a Anatel está do lado, mas não do nosso. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  103. Grande dica ,este troço enche mesmo o saco ,e estes caras são bem safados,esta Anatel não funciona.Até a posição do OK na tela é marota pro cara apertar sem querer..e você me poupou a trabalheira e irritação de falar com estes caras...mexicanos são assim mesmo...

    ResponderExcluir
  104. Hello hello.
    Eu já tinha efetuado todas essas opções acima no meu motorola. Nada resolveu. Exclui o tal aplicativo, desativeis TODOS esses canais que citastes. Nada resolveu.
    Fiz várias solicitações por msg, ligação, atendimento online e NADA resolveu.
    Fui ao PROCON. E nada!!
    Entrei com uma ação contra a Claro. Lógico que eles recorreram.
    Aleguei justamente tudo o que passastes também. Impossibilidade de usar o celular. E eu uso muito a trabalho. Aleguei na ação, que tenho medo de um dia precisar usar o celular em uma emergência e ficar impedida.
    Enfim, como eles recorreram, precisei de advogada para fazer a réplica da defesa deles. Era vergonhosa a defesa, não tinha nada e ver com a denúncia que eu havia feito. Era uma defesa pronta. E ainda alegava que eu não tinha procurado formas de tirar as mensagens. São muito mau caráter.
    O juiz julgou procedente em partes o meu pedido. Mas agora eles têm direito a mais uma defesa. estou aguardando a decisão final do juiz.
    Vamos ver se assim a Claro aprende a respeitar a galera.

    ResponderExcluir
  105. MAAAAAAAAANOOOOOOOOO QUE ODIO DESSE NEGOCIO VEEEEEEY !! JA FIZ TUDO QUE É POSSÍVEL E ATÉ O IMPOSSÍVEL E ESSA BOSTA NÃO PARA !

    ResponderExcluir
  106. Já segui todos os passos citados, mas nada adianta, não consigo me livrar desse maldito spam.

    - Já entrei em contato com a operadora por diversas vezes pedindo para desativar, simplesmente falam que não tem como.
    - Já fiz pelo menos 4 reclamações na Anatel.
    - Já tentei enviar SAIR para 888.
    - Se eu desligar e ligar novamente o aparelho, fica um tempo sem aparecer, mas em questão de minutos volta a aparecer novamente.
    - Já fui no Menu Claro > Claro Ideias > Desativar e desativar alertas.
    - Já tentei ir na lista de aplicativos e desativar todas notificações do aplicativo Menu Claro.
    - Já tentei forçar a parada do aplicativo Menu Claro na lista de aplicativos, mas ele para por um tempo e depois o aplicativo é reiniciado automaticamente e as malditas pop-ups voltam a aparecer.

    Sinceramente, estou vendo que a única solução será trocar de operadora.

    ResponderExcluir
  107. Meu, salvou meu cel de ser arremessado na parede!valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  108. Aqui também resolveu o meu celular é o Nokia 630. Obrigado pela preciosa dica!

    ResponderExcluir
  109. Muito obrigado por achar um meio de resolver isso. Eu já estava ficando louco kkkk

    ResponderExcluir
  110. Muito bom! Cara, você não sabe como eu odiava essa tática de spammers da Claro. Valeu!

    ResponderExcluir
  111. Sou muito grato por sua postagem, ajudou muito estava quase cancelando o número, e já compartilhei nas redes ;D

    ResponderExcluir
  112. Segunda vez que entro nesse blog por causa desse problema, ele havia sido selecionado, voltou 1 ano depois e aqui estou eu novamente, desativei as opções do canal ideias e espero que funcione pelo menos por mais um ano. Agradeço muito por você ter compartilhado a solução que encontrou, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei ao blog pela 2a vez para informar que o spam voltou após a atualização do Android. Com a atualização alguns aplicativos voltaram a ser desbloqueados, entre eles o Claro Ideias. Basta seguir o mesmo caminho e bloquear novamente.

      Excluir
    2. Valeu, Hugo, obrigado pela dica: atualização do Android pode causar desconfiguração e desbloqueio de aplicativos.

      Esta semana me aconteceu a mesma coisa, porém numa atualização do computador.

      Excluir
  113. muito obrigada pela informação!!!

    ResponderExcluir