quarta-feira, 24 de junho de 2015

Meu Wi-Fi parou de funcionar. E agora?

Após 2 dias sem conexão, o celular voltou a navegar.
E a solução era muito simples

Navegantes de celular já são 1 em cada 4 visitantes dos meus sites (25,24%), segundo o Analytics.

Usuários de computador de mesa (desktop) visitam, em média, 4,64 páginas. Usuários de tablet (ainda limitados a 3,78% dos visitantes) visitam 3,55 páginas, em média. Já os usuários de celulares percorrem apenas 2,63 páginas por visita, em média.

Pode ser devido a diferentes hábitos, faixas etárias, ou apenas porque navegam na rua, ou em movimento, ou em circunstâncias que não favorecem a navegação.

Ou, porque perdem mais tempo dando zoom in / zoom out, para ler os textos, ver as fotos, e tentar acertar em links microscópicos — afinal, o tempo de permanência é bem parecido: — 2min49, 2min22, 2min05, respectivamente.

Portanto, chegou a hora de adaptá-los a essa realidade, que daqui para frente só tende a crescer.

Trata-se de adotar tecnologias “responsivas”, ou seja, que consultam o dispositivo utilizado pelo navegante, e “respondem” exibindo o site da maneira mais adequada a cada caso.

Recomenda-se pensar, primeiro, no celular, ao formatar o lay-out do site, e só depois tratar da adaptação para telas maiores (“Mobile First”) — e nunca, o contrário.

Decidi começar a adaptação pelos blogs feitos no Blogger / Blogspot, pelo simples motivo de que alguns deles já se apresentam “naturalmente” adaptados para navegação em dispositivos móveis.

Afinal, no Blogger / Blogspot a “tecnologia” vai sendo atualizada constantemente, pelo próprio Google, bem como pelos voluntários que desenvolvem e disponibilizam “modelos” (ou “Templates”).

Se o “Template” que você adotou for antigo, e não resultar em uma boa apresentação no celular, apenas troque-o por outro “Template”, mais adequado.

Para não desmantelar tudo, enquanto procura, crie um outro blog no Blogger / Blogspot, e faça nele seus testes e experiências.

Uma forma de “povoar” rapidamente seu novo blog “experimental” é baixar um backup do blog “verdadeiro”, em seguida fazer upload desse backup para o blog de testes.

Meu Wi-Fi parou de funcionar!


Passei o dia 22 Jun. navegando no Byteria e no Mboabas, pelo celular, para observar e corrigir (no computador!) as postagens cuja exibição apresentava problemas — algumas fotos que se recusavam a caber na largura da telinha miúda, e outras que havia colocado “à direita” ou “à esquerda” do texto (bastou centralizá-las). Só tabelas, que foram dimensionadas para 600 pixels de largura, exigem algum ajuste mais trabalhoso.

À noite, saí para tentar ajudar uma amiga que estava enfrentando um problema com a NET Virtua, a uns 200 metros da minha casa, ou pouco mais. Tentei usar o celular para acessar a internet, lá, mas só consegui uma tela em branco, com a informação de que o site acessado (Byteria) deveria estar “enfrentando problemas” e não respondia.

Seria mais correto o MS-IE do celular (Nokia Lumia, sistema operacional Windows) informar que faltava conexão Wi-Fi — já que desabilitei o uso da conexão de dados da(s) operadora(s), para não me descontarem pagamento diário, mesmo com o celular sempre ao lado do Modem Wi-Fi.

O Blogger / Blogspot “sair do ar”, é coisa que até hoje nunca vi, “em todos esses anos nessa indústria vital”.

Problema, mesmo, é que — de volta para casa — o MS-IE do celular continuou apresentando tela em branco, e acusando todos os sites do mundo de estarem “enfrentando problemas”.

Nessa hora, todas as hipóteses mais tenebrosas passam pela cabeça. Desconfigurei alguma coisa? (Claro que não!). Fui invadido? Fui capturado? Clonado? Contaminado por vírus? A NET Virtua alterou meu IP? O Modem ficou bichado e preciso pedir outro?

Passei o dia 23 examinando as possibilidades, e checando as hipóteses que pareciam fazer algum sentido, mesmo que longínquo ou improvável. Nada resolvido.

A essa altura do campeonato, o melhor é tirar o assunto da cabeça, cuidar de outras coisas. Fiz isso.

Só então me ocorreu a ideia óbvia: — Pesquisar no Google “Meu Wifi parou de funcionar” — e pedir apenas resultados dos últimos 30 dias, para não perder tempo com problemas e soluções de outras épocas.

O primeiro resultado que parecia promissor e cliquei, do Olhar Digital, matou a charada.

Descreve uma lista bastante completa das possíveis causas do problema — mas tem o bom-senso de, logo de início, sugerir a solução mais simples e mais provável:

Desligue o Modem — e/ou o Roteador, se não for o próprio Modem — e torne a ligá-lo após 1 minuto.

O chamado “reset”, que nunca fez mal tentar, antes de mais nada.

Já tinha desligado e tornado a ligar o celular (sem resultado), mas aproveitei para desligar outra vez, em solidariedade ao Modem, e liguei novamente só após o Modem voltar a apresentar todas as luzes normalizadas.

Não sei se esse último reset do celular ajudou em alguma coisa. Provavelmente, não. Mas não me custou nada, nem poderia prejudicar.

Por via das dúvidas, também já tinha limpado o “histórico de navegação” do MS-IE Mobile (exceto senhas).

Mesmo assim, ficou o último endereço visitado (vfco.com.br), do qual ainda não tinha saído.

Tela branca, novamente!, aviso de que este site pode estar “enfrentando problemas” etc.

Recarregar — aquela seta em caracol à direita do endereço do site, embaixo, — e nada.

Então, apenas apaguei o endereço do site (vfco.com.br) na janelinha, embaixo, tornei a digitar o mesmo endereço (vfco.com.br)… e… carregou a página, normalmente!

(Já tinha feito isso, antes do “reset” do Modem Wi-Fi, sem resultado).

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.


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