Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conexão 3G no Debian

Depois de 20 horas sem conexão ADSL, e com a conexão 3G limitada ao Windows (única opção que veio de fábrica no modem USB da Onda), como instalar 3G também no Linux?

Uma busca rápida, a partir do Windows, indicou apenas 2 páginas com as palavras chave exatas "3G Onda MSA405HS Linux", ambas com mais de 1 ano de idade e contendo instruções cabeludíssimas, incluindo farta edição manual de mil e um obscuros arquivos de configuração. Só falta mandar alterar e recompilar o kernel.

Quanto ao download de algum software, a situação era ainda mais desanimadora. Existem inúmeras "distribuições" diferentes do Linux, muitas delas com duas novas versões por ano. Um link em um artigo publicado em 2009, ou em seu comentário mais recente, de 2011, dificilmente vai me trazer o software correto para um Linux específico, mais novo, e atualizado quase que diariamente, até ontem.

Por isso, nem pensei em baixar nenhum daqueles softwares no Windows, depois salvar num Pendrive, para "ver se dá certo" no Linux. Não é assim que funciona.

O caminho mais certeiro é o próprio Linux baixar o "pacote", entre os 25 mil "pacotes" gratuitos existentes nos "repositórios" públicos referentes à sua versão -- incluindo as eventuais "dependências", ou seja, outros "pacotes" necessários ao seu funcionamento. Mas, sem conexão ADSL...

Em suma, o próprio beco sem saída.

Sem muita esperança, passei para o Ubuntu ou Kubuntu, uma instalação em que já mexi tanto, "meio" no escuro (incluindo algumas bobagens monumentais), que nem sei mais o que é, ao certo. Era Gnome (Ubuntu), em cima dele baixei o KDE (Kubuntu), e imaginei ter baixado também o X (não me pergunte o que é). Já não é Unity (ou ainda é?), nem Plasma (ou ainda é?). Em suma: deixei de ter plena confiança em sua "consistência".

Encontrei lá uma "Conexão TIM 1", que nunca funcionou, e que a essa altura nem lembro mais como foi criada. Deixa pra lá.

Passei então ao Debian 6.0.4, mais recente, que instalei há três semanas, e que desde então tive todo cuidado em não mexer demais, para mantê-lo tão "original" quanto possível.

Segui este caminho, a partir do menu na barra inferior:

Sistema => Preferências => Conexões de rede => Banda larga móvel => Adicionar

Abriu-se então a caixa de diálogo "Configurar uma conexão de..."

... já com a opção (detectada) "Onda CDMA Technologies MSM" !

(tudo em português do Brasil).

Cliquei em "Avançar", foi para uma lista de países -- com o Brasil já selecionado.

Novamente "Avançar", apareceu uma lista de provedores brasileiros de banda larga móvel (Brasil Telecom, Claro, CTBC, Oi, TIM, Velox, Vivo), e um campo para incluir outro provedor diferente, se fosse o caso. Não era. Selecionei TIM, mandei "Avançar".

Mandou: "Escolha seu plano". Única opção prevista: "Padrão" (qualquer outro plano, teria de adicionar manualmente).

Mais um "Avançar", e a caixa de diálogo apresenta o resumo: Onda, TIM, Brasil, Padrão.

Daí, as três opções finais: Cancelar, Voltar, Aplicar.

Apliquei.

E cá estou eu no Debian, conectado em 3G, concluindo esse post.

PS.: Não funcionou de imediato.

Seguindo o mesmo caminho (acima), cheguei à opção "Editar" a conexão "TIM Padrão 1", e marquei duas opções. Não sei se influíram em alguma coisa, embora sejam lógicas:
  • Conectar automaticamente
  • Disponível para todos os usuários
Continuou não funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário