Efeitos visuais ao fechar uma janela no Knoppix 7.2.0, de 2013 |
Instalar o Knoppix 7.2.0 em um Pendrive de 8 GB é simples, fácil, rápido, — menos de 14 minutos, — e atende 2 objetivos, antes de tudo:
- Carregar e rodar o Knoppix com mais rapidez e comodidade, do que a partir do CD / DVD; e
- “Persistência” — Manter documentos, configurações, pacotes instalados etc., de uma sessão “Live” para outra, dispensando repetir tudo, a cada vez.
Isso, porque o Knoppix foi concebido para ser um “Live CD / DVD”, — com todos os pacotes previamente instalados, e detecção automática do hardware, — para ser levado a toda parte, e rodar em qualquer computador de que você possa dispor, em qualquer lugar, a qualquer momento.
O Knoppix é como um “castelo de cartas” (corrigindo: 2013) |
É possível instalar o Knoppix em HDD / SSD, porém isso é bastante desencorajado, — tanto por avisos e advertências, como pela falta de quaisquer facilidades neste sentido.
O Knoppix não oferece atualizações de segurança, nem suporta upgrade. — Daí, talvez, a exigência da gravação em CD / DVD, mesmo quando o objetivo final seja “instalar” em um Pendrive, para dispor da “Persistência”. — O CD / DVD deve ser guardado como “porto seguro”, ao qual se possa voltar (e recomeçar), caso alguma coisa não dê certo lá na frente.
Trata-se de um “castelo de cartas”, cuidadosamente equilibradas, — um “mix”, construído (e testado) com pacotes de diferentes versões do Debian, — e que funciona harmonicamente… enquanto o usuário não o tratar de “quebrar”.
Portanto, vale como um excelente sistema, — que pode ser configurado e personalizado, — para se levar no bolso (ao invés de um laptop), tanto para recuperação de computadores, quanto para exposições, conferências, ou qualquer trabalho em viagens.
O que você faz, — em casa, no trabalho, ou em outra cidade, — fica salvo, e o acompanha, aonde quer que você vá.
Download e gravação
Já deve ter alguns meses, que a ISO do Knoppix 7.2.0 foi baixada e gravada em CD, — infelizmente, seus recursos (PCManFM 1.1.0) não animam a pesquisar a data exata, entre dezenas de milhares de arquivos no HDD. ••• Ver “Postscriptum”.
Baseia-se no Debian 7.1, vem com Kernel 3.9.6 (i686), roda apenas em 32-bit, e traz como único ambiente gráfico o LXDE, — ao contrário das versões mais novas, que incluem KDE (entre outros), opção 64-bit, e um número muito maior de pacotes.
Essa versão 7.2.0 do Knoppix data de meados de 2013, e não foi “escolhida”, — apenas, era a única opção prática, no momento, porque foi a última lançada em “tamanho CD”.
Depois dela, todas as novas versões foram lançadas exclusivamente em “tamanho DVD”, — na verdade, 4+ GiB, — e não fazia sentido investir em hardware, cuja necessidade ainda não existe (e talvez nem chegue a existir, antes de se tornar obsoleto), para usar 1 ou 2 vezes nos próximos meses ou anos.
E acontece que
________________
(*) Existe! — Faltava testar o UNetBootin. ••• Ver “Postscriptum”.
Única exceção, é uma “receita” que propõe transformar a ISO em “isohybrid”, para contornar essa contingência, — mas o syslinux adverte que isto precisa ser feito em um sistema, rodando a mesma versão de kernel da ISO que se pretende alterar, — requisito não citado pelo autor.
Afora isso, sempre resta a opção de comprar o Knoppix mais recente (7.7.1, de Out. 2016), já em midia “bootável”, ou seja, em DVD, — que também exigiria investir em hardware, mesmo que “só leitura”, — ou em Pendrive.
Em Pendrive (USB Flash Drive), são oferecidas as opções de 8 GB (sem “Persistência”), 32 e 64 GB (com “Persistência”), — mas, não de 16 GB. ••• Ver “Postscriptum”.
De qualquer modo, não foi encontrado revendedor no Brasil, — seria necessário encomendar no exterior, pagar em dólar, aguardar um tempo difícil de prever, enfrentar eventuais taxas e burocracias na chegada etc.
Esse conjunto de obstáculos não era suficiente para vencer o interesse em conhecer o Knoppix, rodar, experimentar, e ter sempre à mão, — mas tornava altamente recomendável ir devagar, fazer uma experiência com a ISO 7.2.0, para começar a aprender mais sobre ele, explorar seus recursos, funcionamento, — e continuar examinando as possibilidades de gerar um Pendrive diretamente da ISO mais nova, sem comprar hardware, nem queimar DVD de 4+ GB.
Esgotadas as leituras, foram carregadas várias sessões, — e feitas várias experiências, de 3 a 6 Nov. 2016. — Por fim, no dia 6, foi feita a instalação no Pendrive.
Boot e instalação no Pendrive
Sem dar nenhum comando, após alguns segundos é carregada a sessão padrão do Knoppix |
A tela inicial de boot do Knoppix faz uma pausa curta, à espera de algum comando, — “cheat codes”, especificando de que modo carregar, — e basta digitar 1 letra qualquer, para cessar a contagem regressiva, no aguardo das opções:
knoppix 2 Runlevel 2, Textmode only
knoppix utc Use Universal Time knoppix tz=Europe/Berlin Use this timezone for TZ
knoppix no{apic,lapic,acpi,apm} Skip parts of HW-detection knoppix no{hwsetup,udev,dhcp,fstab} Skip parts of HW-detection
knoppix screen=1280x1024 Use specified Screen resolution for X
knoppix toram Copy to RAM and run from there knoppix tohd=/dev/sda1 Copy to Harddisk and run from there knoppix fromhd=/dev/sda1 Boot from previously copied CD-Image knoppix bootfrom=/dev/sda1/KNX.iso Access image, boot from ISO-Image
A lista de opções é enorme, — teclando F2 e F3, é possível ver as mais comuns, — e podem ser combinadas várias delas, predefinindo várias configurações, antes de carregar a sessão Live CD / DVD / USB.
Várias dessas opções já tinham sido experimentadas, nos dias anteriores, — mas, dessa vez, apenas foi dado tempo, no aguardo do carregamento automático.
O único arrependimento, até agora, foi por não ter usado:
knoppix tz=America/Sao_Paulo
o que teria evitado muito trabalho para alinhar cronologicamente as capturas de tela com as fotos de celular, — pois até o momento não foi encontrado nenhuma interface gráfica para configurar isso dentro do Knoppix 7.2.0 (LXDE).
- Mais tarde, foi feito o teste de iniciar com o comando “knoppix tz=America/Sao_Paulo”, e finalmente as últimas capturas de tela puderam ser feitas com horário real. ••• Ver “Postscriptum”.
Início da instalação do Knoppix no Pendrive, sem configurar nada |
13:31 - Sem nenhuma outra configuração, — sem abertura de aplicativos, sem instalar nada, sem wallpaper, e até mesmo sem capturas de tela, — foi iniciada a instalação do Knoppix 7.2.0 no Pendrive 8GB.
Para isso, foi seguido o caminho “Menu → Knoppix → Install to flash disk”.
Escolha do dispositivo para instalar o Knoppix |
Primeira escolha, — o dispositivo onde o Knoppix será instalado, — um Pendrive de 8 GB.
Método de instalação: com partição adicional para guardar configurações, aplicativos e documentos |
Tipo de instalação do Knoppix, — com Overlay partition (e não um simples Arquivo de Overlay, opcional, limitado a 4 GB), — espaço para “persistência” (novos pacotes, configurações e documentos).
Particionar e formatar o Pendrive |
O Pendrive será reparticionado e formatado, — depois de dizer Yes, ainda aparece mais um aviso: — Tem certeza?
Tamanho da partição de Overlay |
A partição de Overlay deve ter pelo menos 400 MB, — mas essa instalação talvez seja mantida por muito tempo, — por isso, foi aproveitado todo o espaço restante do Pendrive.
Opção de encriptar a partição: impossível recuperar os dados, se perder a senha |
Depois de instalar o Knoppix na primeira partição do Pendrive, é perguntado se deseja encriptar a partição Overlay, — que será criada em seguida.
É uma boa precaução, na eventualidade de extravio do Pendrive com dados importantes, — mas pode deixá-los irrecuperáveis, caso perca a senha.
Concluída a instalação do Knoppix 7.2.0 no Pendrive, às 13:45 |
13:45 - Concluída a instalação do Knoppix 7.2.0 no Pendrive: 14 minutos.
A conferir
Teclado virtual em Português + teclas mortas, para agilizar |
É possível que os atrativos do Knoppix sejam, hoje, menores do que já foram em outras épocas, — quando havia menos facilidades de armazenamento em nuvem, e mesmo “Live CD” ainda era novidade, em termos “práticos”.
Para o usuário brasileiro, em especial se precisa lidar com redação de textos, pode ser chato trabalhar em um sistema que simplesmente não oferece layout de teclado PT-BR, — pelo menos, até encontrar algum caminho para suprir a lacuna. — Provisoriamente, pode-se usar o Virtual Keyboard “xvkbd” para localizar caracteres que não estão onde se espera que estejam, e as “Dead Keys” para ajudar na acentuação.
Como ferramenta de manutenção / recuperação, parece provável que supere — a conferir, — alternativas como GParted Live CD, System Rescue CD, Boot Repair Disk etc., em especial nas versões DVD, com uma quantidade fantástica de pacotes instalados.
O GParted Live CD, por exemplo, deixou muito a desejar, pela falta (quase) absoluta de outros recursos, além do particionador.
Vale notar que o Runtime Live CD baseia-se no Knoppix.
Tudo isso, e muito mais, ainda está por conferir, — o que pode levar meses ou anos, na falta de conhecimentos nessa área, — e na falta de testar uma versão mais recente.
Repositórios
O exame do arquivo “/etc/apt/sources.list” dá uma boa ideia do verdadeiro coquetel de fontes de software utilizado na construção do Knoppix 7.2.0, — inclusive misturando “versões” (squeeze, wheezy, sid) com “distribuições” (stable, testing, unstable):
# Debian/Squeeze is the stable base for this installation deb http://ftp.de.debian.org/debian stable main contrib non-free deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free # testing/unstable/experimental contain newer versions, but # packages from there are not being installed by default, unless # they came from there in the first place. deb http://ftp.de.debian.org/debian testing main contrib non-free deb http://security.debian.org testing/updates main contrib non-free deb http://ftp.de.debian.org/debian unstable main contrib non-free deb http://ftp.de.debian.org/debian experimental main contrib non-free # Debian/volatile contains quickly changing data like spam- and virusfilter databases # Does not exist anymore # deb http://volatile.debian.org/debian-volatile stable/volatile main contrib non-free deb http://ftp.de.debian.org/debian stable-updates main contrib non-free # Knoppix repository deb http://debian-knoppix.alioth.debian.org ./ # x2go # deb http://x2go.obviously-nice.de/deb/ lenny main deb http://packages.x2go.org/debian squeeze main deb http://packages.x2go.org/debian wheezy main deb http://packages.x2go.org/debian sid main # Debian Multimedia, contains non-free software like acrobat reader # deb http://www.deb-multimedia.org squeeze main non-free
Passados 3 anos de seu lançamento, um “sudo apt-get update” fez com que o Synaptic liste 1.140 pacotes “atualizáveis”, — em um total de 1.371 instalados.
Mandar “atualizar” seria o caminho certo para o desastre.
Instalar o navegador Chromium (depois desse “sudo apt-get update”), implicaria em instalar nada menos que 230 pacotes, atualizar 187, e remover 63, — o ideal era ter verificado antes de atualizar as informações dos repositórios. — Um bom motivo para reinstalar do zero, caso não descubra como “desatualizar” as informações dos repositórios, se é que tal coisa seja possível.
••• Mais tarde (já no Knoppix 7.7.1 KDE) foi constatado que a simples instalação de “componentes” predefinidos (Flashplugin e ttf-mscorefonts) já atualiza as informações dos repositórios.
Wallpaper
Foto de Tiago Caramuru em Pirenópolis (GO), utilizada aqui como wallpaper |
Foto: Pirenópolis (GO), by Tiago Caramuru, em Mar. 2015.
A imagem foi levemente rotacionada no Gimp 2.8.4, para equilibrar a vertical entre as paredes à direita e à esquerda, em primeiro plano. — Também foi aplicado equilíbrio automático de branco em “Colors > Auto > White balance”, para reduzir o infravermelho / ultravioleta; — e um pequeno ajuste manual de Níveis, em “Colors > Levels”.
••• Postscriptum: - Avaliação
8 Nov. 2016 - Certa “pobreza de recursos”, — em grande parte, “ignorância minha” sobre o Knoppix, LXDE, PCManFM 1.1.0 etc., — fez com que a produção do relato acima (1.600 palavras, 10,6 KiB) fosse bastante demorada: — cerca de 14 horas (com intervalos).
Das 12 imagens iniciais, as 2 primeiras fotos foram editadas, — e todas foram baixadas do celular, — fora do Knoppix, entre uma e outra sessão “Live CD / USB”.
Fotos e capturas de tela também foram renomeadas, — pelo pyRenamer, — fora do Knoppix, no intervalo entre as sessões, para formar uma sequência cronológica única, com ajuda de anotações no caderno e alguns arquivos TXT.
Porém, a redação do relato foi feita quase toda no Knoppix 7.2.0 em “Live USB”, — procurando cedilhas e acentuação (teclas mortas) no Teclado virtual.
Ficou patente a dificuldade de fazer buscas entre milhares de fotos e capturas dos últimos meses, — download da ISO, gravação do CD, testes anteriores, anotações em TXT.
A falta do Chromium, que sincroniza os Bookmarks entre os vários sistemas instalados, foi outro fator de demora e de falta de exatidão, — por isso, várias correções ao texto também foram feitas fora do Knoppix 7.2.0, nos intervalos entre as sessões “Live USB”.
De um ponto de vista estritamente pessoal, — hábitos de trabalho e falta de conhecimentos, — o Knoppix 7.2.0 seria uma ótima ferramenta para tarefas de manutenção e “resgate” em emergências. — Mas para trabalhar, fugiria dele, — ou do trabalho. — Simples assim.
Desse “Postscriptum” em diante, quase todo o texto e edição de imagens passaram a ser feitos no Knoppix 7.7.1 KDE (dia 8), — com outro nível de “produtividade”, muito próximo do “desempenho” normal nos demais Linux instalados.
Mas isso, já é uma outra estória.
••• Registros cronológicos
3 Fev. 2016 - Tentativa infrutífera de carregar o Knoppix 7.2.0 (CD). — Houve várias outras, ao longo dos anos, inclusive no computador anterior. Registros difíceis de rastrear.
2 ~ 9 Ago. - Download (1 ou 2) da ISO Knoppix 7.2.0; gravação de 1 ou 2 CDs; 1 tentativa de gerar Pendrive “bootável”; pesquisa sobre como gerar mídia USB a partir da ISO para CD (inclusive a “receita” sem a etapa intermediária). — Gravadora / leitora de CD / DVD aparentemente com defeito.
2 Set. - Substituída a Gravadora de CD / DVD, e é provável que o CD utilizado agora tenha sido gravado depois disso.
2 ~ 6 Nov. - Retomadas as experiências com o Knoppix 7.2.0 gravado em CD. — Chegaram a ser feitas 2 instalações em partições do Drive SSD externo (Linux6, Linux7), além de 1 instalação em Pendrive 2GB.
6 Nov., 13:05 - Instalação no Pendrive 8GB, — provavelmente pelo comando de iniciação “knoppix tohd=/dev/sdc” (ou “sdc1”, ou “sdd”, ou “sdd1”), já experimentado antes para instalar no Drive SSD externo.
13:32 - Instalação no Pendrive 8GB pelo “Menu → Knoppix → Install to flash disk”.
7 Nov. - Dia de trabalho no Knoppix 7.2.0 instalado no Pendrive 8GB, das 9:00 (pelo menos) até depois da meia-noite. Não há capturas de tela (devem ter ido para o espaço), nem anotações em caderno (só 4 registros sobre outros assuntos), até 17:20. Os registros existentes resumem-se ao próprio relato (acima) e fotos de celular, além de 3 capturas de tela editadas e exportadas (teclado virtual), uma substituindo a outra. — Os originais das capturas de tela desse dia ficaram armazenadas na “Persistência”, que evaporou ao formatar o Pendrive 8GB, horas depois, para testar a possibilidade de gerar a mídia USB diretamente da ISO Knoppix 7.7.1 pelo UNetBootin.
17:20 - Testado carregamento pelo comando “knoppix tz=America/Sao_Paulo” em novo boot (ok).
22:42 - Inserido o “Cheat code” do fuso horário em “/boot/syslinux/syslinux.cfg”. — Essa edição teve de ser feita no Debian, por dificuldade de encontrar o arquivo pelo gerenciador de arquivos PCManFM 1.1.0, dentro da sessão “Live USB” do próprio Knoppix.
0:06, dia 8 - Feito novo boot, verificou-se que essa primeira tentativa de configuração não produziu resultado. — Shutdown. — Encerrada a última sessão do Knoppix 7.2.0 instalado no Pendrive de 8 GB.
_______
Relato publicado às 9:50 do dia 7 Nov. 2016, e desenvolvido até 0:06 do dia 8, no Knoppix 7.2.0 rodando a partir da instalação no Pendrive de 8 GB.
••• Retomado no Knoppix 7.7.1 KDE, a partir do dia 8.
— … ≠ • ≠ … —
Knoppix
- Enfim, Knoppix 7.7.1 em Live USB (Pendrive) com "persistência"
- Instalando Knoppix 7.7.1 em Pendrive de 32GB com “persistência”
- Instalando Knoppix 7.2.0 em um Pendrive de 8 GB
Ferramentas &tc.
- Migrando sistemas Linux para disco rígido de 1 Terabyte
- Ensaio de avaliação com luckyBackup e Unison
- Particionamento de Drive SSD para vários Linux
- Tesde de memória com o Memtest86
- De volta ao Gnome-screenshot
- Konqueror como gerenciador de arquivos
- Substituição da fonte de energia do computador
- Facebook sobrecarrega visitar e compartilhar “Páginas”
- Corrigindo pontos de montagem no Linux Mint 18 KDE
- Política de Kernel do Linux Mint vs. Kubuntu, KDE Neon & Debian
- KDE “light” eliminando o PIM
- Conky - configuração em andamento
- Google Earth sem placa 3D no Xenial
- Linux ficou sem Administrador. Que fazer?
- Particionamento de disco para vários Linux
- Padronizando PrintScreen no Linux (com Shutter) e no Windows
- Montagem automática de partições adicionais (Cinnamon e Gnome)
- Boot com “Live USB” (Pendrive) do Linux Mint Cinnamon
- Repositórios de software Linux e gerenciador de pacotes Synaptic
- Monitorando a temperatura da CPU no Linux e Windows
- Conversão em massa de TIFF em JPEG
- Meu Wi-Fi parou de funcionar. E agora?
- Cópia de artigos da mídia para citação
- Lua, Júpiter e Vênus em ISO 1600
- Como se livrar do SPAM da Claro que te interrompe de 30 em 30 segundos
- Quantas pessoas cabem na Avenida Paulista?
- A batalha da Comunicação no Facebook
- O Aeroporto de Cláudio documentado no Google Earth
- O apagão do Facebook não será noticiado
- Blog, microblog e redes sociais
- Adeus ao Orkut
- Bookmark para encontrar um post “favorito” no Facebook
- Sincronização do Google Chrome
- Fotos em alta resolução no Facebook
- Sincronizando pastas de documentos entre Linux e Windows
- Dual-boot, Linux, Windows e Grub-customizer
- Listas, Grupos, Fóruns, Comunidades
- Mandar fotos por email para Grupos do Facebook
- Limitando emails de notificação do Facebook
- Conexão 3G pelo “chaveirinho” da TIM
Se supone que si lo queres meter en un pendrive es porque NO PODES ARRANCAR DESDE CD, que estupidez!
ResponderExcluir¿No leyó una sola línea?
Excluir