Modo de exibição “Tamanho de arquivo”, no Konqueror |
Embora se aloje em “Menu → Internet”, — pois também é um navegador web, ainda que meio abandonado, — o Konqueror apresenta recursos que, até hoje, deixam para trás gerenciadores de arquivos como Dolphin ou Nemo, em várias tarefas:
- Pesquisa avançada (*)
- Conversão rápida de imagens
- Montagem de imagens ISO
- Modo de exibição “Tamanho de arquivo”
- etc.
Depois de conhecer esses ótimos recursos, — nos idos de 2006~2008, quando mal sabia como fazer clique no Linux, — eles acabaram se perdendo nas brumas do tempo, deixando apenas a lembrança de que “isso já foi possível”.
Está na hora de recuperá-los, — e deixar bem anotado onde se encontram, como obtê-los de novo, e colocá-los em funcionamento.
Pesquisa de arquivos
Pesquisa avançada do Konqueror, — por nome / extensão, conteúdo, período de tempo etc. |
Uma das coisas mais frustrantes, — para quem fazia uso intensivo da Busca do “Explorer”, em antigas versões do Windows, — é a pobreza do Dolphin, do Nemo e vários outros, nessa área.
Talvez por isso, — na esperança de acabar descobrindo ouro, — “indexadores” como Nepomuk, Akonadi, Baloo etc. foram deixados tantos anos a “consumir” CPU e Memória RAM.
Quem sabe, não estava “tudo ali”, e bastasse aprender?
Busca avançada por “spectacle” em arquivos TXT, em um período de tempo especificado |
Porém, o “caminho das pedras” nunca apareceu, — e eliminar esses “indexadores” não afetou em nada as buscas, — seja no Dolphin, no Krusader, ou no Konqueror.
O Dolphin continuou prático, para Busca simples, — entre muitas outras tarefas diárias, — enquanto o Konqueror (e o Krusader) continuam ótimos para Busca avançada.
E nenhum dos dois perdeu nada, com a eliminação do Akonadi, Baloo etc.
No exemplo acima, uma Busca avançada por “spectacle” dentro de arquivos TXT, salvados entre 26 Jul. e 26 Set. 2016, — atividade banal, no antigo Windows XP, — com direito a definir a faixa de tamanho dos arquivos, o grupo ou o usuário a que pertencem etc.
(*) Correção - Na verdade, trata-se do Kfind, que em várias distros pode ser encontrado no Menu K, — ou na opção “Mais” da busca do Dolphin, — portanto independente do Konqueror. Ignoro se sempre foi assim (e nunca percebi) ou se é evolução recente [16 Out. 2017].
Conversão de imagens
Conversão rápida de arquivos de imagem, pelo menu de contexto, no Konqueror |
O comando “mogrify” do ImageMagick faz um belo trabalho de conversão de arquivos de imagem, — em especial, quantidades massivas, reunidas em poucas pastas, — mas para pequenos grupos de imagens espalhados por toda parte, o “menu de contexto” é muito mais ágil e prático.
Arquivos originais (PNG) e convertidos (JPG), — sem perda da seleção |
A seleção se mantém, — os arquivos ficam entremeados, facilitando verificar se não faltou nenhum, — e com um simples DEL você manda os originais para a Lixeira.
Konqueror parece limitado à conversão de 200 arquivos de imagem de cada vez |
Atenção: — A experiência demonstrou a eficácia desse recurso até o número exato de 200 arquivos de cada vez. — Do 201º em diante, nada acontece.
Daí, a importância de rolar a tela do Konqueror, e conferir se, de fato, não faltou converter algum arquivo, — antes de deletar todos os originais previamente selecionados.
Montagem de imagem ISO
Montar imagem ISO e abir no Konqueror ou no Dolphin |
A montagem rápida de uma imagem ISO, — a ser aberta no Konqueror ou no Dolphin, — é um recurso muito prático, no dia-a-dia.
Examinando a imagem ISO do Live Kurumin 7.0r3 no Konqueror |
Esse recurso tem feito muita falta, — para examinar distribuições “Live CD / DVD”, antes de gravá-las, ou depois que já foram substituídas no Pendrive.
O Painel Informações (F11), no Dolphin, agiliza o exame dos arquivos |
Montar no Konqueror e abrir a imagem ISO no Dolphin pode oferecer algumas vantagens, — como a visualização rápida de imagens e conteúdos, no Painel Informações (F11), à direita, — para agilizar o exame.
Adicionar e priorizar os aplicativos a serem usados para abrir diferentes tipos de arquivo, pasta etc. |
A escolha pode ser feita nas “Associações de arquivos” do Konqueror, — colocando no topo o aplicativo de sua preferência, para abertura de “Pasta”, “Ponto de montagem” etc.
Tamanho de arquivo
Escolha da “profundidade” — pastas e subpastas — para detalhar ou simplificar o exame do espaço que ocupam |
Esse recurso agiliza a administração do uso de espaço em disco, uma vez que a análise avança “em profundidade”, — pastas, subpastas, sub-subpastas etc., e arquivos dentro delas, — e oferece o quadro completo, que pode ser examinado em um golpe de vista.
No Krusader, a avaliação de uso do disco precisa ser feita por etapas, a cada nível de subdiretórios |
Isso é muito diferente de clicar com o botão direito em inúmeras pastas, uma de cada vez, para ver seu tamanho em “Propriedades”, — em seguida, avançar dentro das pastas maiores, para identificar quais subpastas respondem por quantos gigabytes etc. — Depois de 5 minutos, você já não lembra o que viu antes (a menos que tenha anotado à mão, num papel), e acaba tendo de voltar várias vezes.
“Ver” o quadro completo, — de uma vez, — fez uma falta enorme, ao examinar a partição “C:\” do antigo Windows, para decidir se seria mantido, — com um “enxugamento” radical, deixando apenas o AutoCAD, — ou eliminado de vez.
Exame do espaço ocupado em disco, no Konqueror, — com “profundidade” reduzida para simplificar |
E o pior é que, — tal como os demais recursos (acima), — sua existência estava muito bem gravada na memória.
Faltava apenas deixar de lado a esperança de conseguir tudo isso no Dolphin, — e achar tempo para reencontrar o caminho das pedras.
Debian
Abertura-padrão do Konqueror, ainda sem configurações personalizadas, no Debian testing “Stretch” |
No Debian testing “Stretch”, — “/home” zerada, sem “herança” alguma, — o Konqueror abriu “default”, — exceto pela intrigante falha dos ícones de Pasta pessoal, Rede, Lixeira etc., na tela inicial de apresentação.
Konqueror com todos os recursos esperados, no Debian |
Em compensação, já apresentou os recursos de Conversão de imagens, e Modo de exibição “Tamanho de arquivo”.
O Histórico do Synaptic indica que os seguintes pacotes já vieram com a instalação do Debian testing “Stretch”, e receberam 4 atualizações, em 23 Jun., 6 Jul., 15 Ago., e 3 Set.:
- konq-plugins
- konqueror
- konqueror-nsplugins
Ainda não foi obtido o recurso de Montagem de imagens ISO, — talvez por falta do pacote “kde-service-menu-fuseiso”, que não foi encontrado nos repositórios do Debian “Stretch”. — Até o momento, de nada adiantou instalar os pacotes “fuseiso”, “fuseiso9660” e “fuse-zip” (este último, para outros fins).
Kubuntu 16.04 LTS
O utilitário “k4dirstat” fornece ferramentas para o Modo de exibição de “Tamanho de arquivo” |
No Kubuntu e no KDE Neon, o Konqueror abriu com a configuração “padrão”, porém não apresentou nenhum desses três recursos.
Ciente da existência de inúmeros plugins, bibliotecas etc., — bastante procurados nos últimos anos, na tentativa de incrementar o Dolphin e o Nemo, — foram instalados alguns dos inúmeros pacotes que respondem à pesquisa por “Konqueror” no Synaptic do Kubuntu:
Mon Sep 26 21:30:26 2016
Instalados:
fuseiso (20070708-3.2)
gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
k4dirstat (3.1.2-1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)
kdiff3 (0.9.98-2)
kdiff3-doc (0.9.98-2)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libtidy-0.99-0 (20091223cvs-1.5)
Konq-plugins — coleção de ferramentas KDE para navegador web / gerenciador de arquivos (Konqueror, e outros) |
O “fuseiso” e o “konq-plugins” já eram conhecidos de outras tentativas, — enquanto a descoberta do “k4dirstat” deveu-se às descrições detalhadas no Synaptic do Kubuntu, — uma vez que sua Busca também depende desses textos para ser mais efetiva.
Com isso, o Konqueror passou a oferecer os 3 recursos procurados: — Conversão de imagens, Montagem de imagens ISO, e Exibição de “Tamanho de arquivo”, no Kubuntu.
Mais tarde, foram instalados no Kubuntu mais alguns pacotes, — inicialmente “descobertos” no Synaptic do KDE Neon, — e que, portanto, não eram necessários para os objetivos iniciais:
Tue Sep 27 07:22:15 2016
Instalados:
fuse-zip (0.4.0-2build1)
fuseiso9660 (0.3-1.1)
gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
komparator (4:1.0-2)
kompare (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart5-kompare (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkomparediff2-5 (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkompareinterface5 (4:15.12.3-0ubuntu1
Instalação do Konqueror no Kubuntu 16.04, em Abril 2016 |
Um exame dos registros mostra que o Konqueror não “veio incompleto” ao instalar o Kubuntu, — foi instalado depois, manualmente, por comando “apt-get install”, — ao constatar que o Discover não encontrava o Synaptic, nem o Psensor, nem o Gimp, nem coisa alguma.
Para não perder tempo, foram instalados pelo Terminal o Luckybackup, o Screenruler, Chromium-browser (que já tinha vindo de contrabando, da sessão Live USB), ttf-mscorefonts-installer, Psensor, Synaptic, Gimp, pyRenamer, Xsane, Konqueror, Krusader e Nemo.
A instalação do Konqueror trouxe junto mais 6 arquivos, — dolphin4, kfind, konqueror-nsplugins, kpart-webkit, libkonq5abi1, libkonqsidebarplugin4a, — mas apenas sugeriu “konq-plugins” (o que acabou passando desapercebido).
Sugestões do “apt” ao instalar o Krusader, em Abril 2016 |
Revendo algumas das “sugestões” oferecidas pelo “apt-get install” para o Konqueror e o Krusader, foram instalados agora, por fim:
Tue Sep 27 14:07:53 2016
Instalados:
arj (3.10.22-14)
gnustep-base-common (1.24.7-1build2)
gnustep-base-runtime (1.24.7-1build2)
gnustep-common (2.6.6-3)
kde-thumbnailer-openoffice (1.0.0-0ubuntu5)
krename (4.0.9-3build3)
libgnustep-base1.24 (1.24.7-1build2)
libobjc4 (5.4.0-6ubuntu1~16.04.2)
libpodofo0.9.3 (0.9.3-4)
rar (2:5.3.b2-1)
unar (1.9.1-1)
unrar (1:5.3.2-1)
unrar-free (1:0.0.1+cvs20140707-1)
xxdiff (1:4.0+hg453+dfsg-2)
KDE Neon
Instalação do “konq-plugins” no KDE Neon, pelo Synaptic |
A mesma facilidade de pesquisa não foi encontrada no Synaptic do KDE Neon, — cujas descrições dos pacotes primam pela concisão, — muitas vezes, apenas uma frase (e abreviada).
Quanto menor a “descrição”, menor a efetividade da Busca do Synaptic.
Por isso, a primeira Busca por “Konqueror” apresentou apenas um punhado de pacotes, — e mais tarde, foi necessário usar a primeira lista do Kubuntu (acima) como “guia”, para localizar mais alguns pacotes:
Mon Sep 26 17:02:41 2016
Instalados:
gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libboost-program-options1.58.0 (1.58.0+dfsg-5ubuntu3.1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libtidy-0.99-0 (20091223cvs-1.5)
Essa primeira leva de pacotes (acima) já foi suficiente para dotar o Konqueror, no KDE Neon, com o recurso de Converter arquivos de imagem, — “Convert To (service menu): convert and [sic] image to another format”, — como indicado na descrição do “konq-plugins”.
Mais recursos para o Konqueror, que o Synaptic do KDE Neon não havia encontrado |
Depois de conseguir obter todos os recursos do Konqueror no Kubuntu, foram instalados mais os seguintes pacotes no KDE Neon, — e seu Konqueror também passou a exibir “Tamanho de arquivo”, e a realizar a Montagem de imagens ISO:
Mon Sep 26 22:18:35 2016
Instalados:
fuse-zip (0.4.0-2build1)
fuseiso (20070708-3.2)
fuseiso9660 (0.3-1.1)
gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
k4dirstat (3.1.2-1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)
kdiff3 (0.9.98-2)
kdiff3-doc (0.9.98-2)
komparator (4:1.0-2)
kompare (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)
kpart5-kompare (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)
libkomparediff2-5 (4:16.08.1-0neon+16.04+build9)
libkompareinterface5 (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)
O Konqueror também não “veio incompleto” ao instalar o KDE Neon, — ele foi instalado “manualmente”, mais tarde, através do Synaptic, — e após a instalação do Krusader, que já havia trazido o “libkonq-common”:
Wed Jun 1 09:59:40 2016
Instalados:
gparted (0.25.0-1)
konsole4-kpart (4:4.14.3-0ubuntu3)
krusader (1:2.4.0~beta3-2ubuntu1)
libatkmm-1.6-1v5 (2.24.2-1)
libcairomm-1.0-1v5 (1.12.0-1)
libglibmm-2.4-1v5 (2.46.3-1)
libgtkmm-2.4-1v5 (1:2.24.4-2)
libkonq-common (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkonq5-templates (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkonq5abi1 (4:15.12.3-0ubuntu1)
libpangomm-1.4-1v5 (2.38.1-1)
libparted-fs-resize0 (3.2-15)
libsigc++-2.0-0v5 (2.6.2-1)
Thu Jun 9 18:01:01 2016
Instalados:
dolphin4 (4:15.12.3-0ubuntu1)
kde-baseapps-bin (4:15.12.3-0ubuntu1)
kde-baseapps-data (4:15.12.3-0ubuntu1)
kfind (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-nsplugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart-webkit (1.3.4-2)
libkonqsidebarplugin4a (4:15.12.3-0ubuntu1)
Linux Mint 18 KDE
Konqueror sem outro “modo de exibição” de arquivos, — exceto “Tamanho de arquivo” |
Bastou abrir o Konqueror no Linux Mint 18 KDE, para ele já abrir no “Modo de exibição → Tamanho de arquivo”, — claramente uma “herança” de outras épocas, a decifrar.
Infelizmente, alguma coisa dessa “herança” não combinou bem com a nova instalação do Konqueror, — que simplesmente não oferecia nenhum outro “Modo de exibição”, — mesmo após desinstalar e reinstalar.
Após várias tentativas infrutíferas, o assunto foi diferido, para verificar e ajustar o Konqueror nos outros 3 Linux, no dia 26 Set.
Feito isso, — e publicado o relato referente aos outros 3 Linux, — o Konqueror do Linux Mint 18 KDE voltou à “mesa de operações” no dia 28 Set.
A primeira tentativa de “consertar” foi o velho botão “Padrões”, — que restaura as configurações originais, — em “Configurações → Configurar o Konqueror”, — porém não trouxe qualquer resultado prático.
Konqueror → Configurações → Carregar perfil de visão → Desenvolvimento do KDE |
A segunda tentativa foi em “Configurações → Carregar perfil de visão → Desenvolvimento do KDE”, — que substituiu aquela opção única de “Modo de exibição” por um Browser, já com várias abas abertas, em várias páginas web e/ou locais.
Foi uma ótima notícia, saber que mais alguma coisa funcionava no Konqueror do Mint, — com algumas falhas, na área de navegação web, — mas não era bem isso que procurava.
Embora fale em “perfil de visão”, isso nada tem a ver com “Modo de exibição” de arquivos, — trata-se de um recurso que simplesmente fecha tudo que esteja aberto, — inclusive abas do “Gerenciador de arquivos”, — para carregar um outro conjunto de coisas, — provavelmente “salvado” em algum momento, no passado, — ou talvez, “fornecido” com o próprio Konqueror, para edificação do usuário.
Ao “Carregar perfil de visão → Gerenciador de arquivos”, ele avisa que tudo isso será fechado, — e volta ao Modo de exibição “Tamanho de arquivo”, — única opção que havia, como “Gerenciador de arquivos”.
Synaptic exige “consertar pacotes quebrados” antes de remover Konqueror etc. |
Já tinha tentado desinstalar / reinstalar o Konqueror, depois desinstalar / reinstalar um ou outro pacote relacionado a ele.
Por fim, foi tentado “remover completamente” todo o conjunto, de uma vez só, — e o Synaptic surpreendeu com a exigência de, primeiramente, “consertar pacotes quebrados”.
Pacotes recomendados / sugeridos pelo Synaptic, para o Konqueror |
Não havia um único pacote nas seções “Quebrado” e “Recomendações faltando” do Synaptic, — mas, ao clicar com o botão direito do mouse em “Konqueror”, surgiram algumas “recomendações” e “sugestões” de pacotes a serem instalados, — e este foi o caminho para o “conserto”.
Konqueror com os “Modos de exibição” restabelecidos |
Instalados os pacotes “dolphin4” e “kpart-webkit”, — em especial o primeiro, já que o segundo parece ligado à navegação web, — o Konqueror finalmente apresentou os outros 3 “Modos de exibição” de arquivos, — Ícones, Detalhes, Compacto.
Conversão de arquivos de imagem em funcionamento no Konqueror do Linux Mint |
Também funcionava a conversão de arquivos de imagem, — talvez desde antes, quando o Modo de exibição “Tamanho de arquivo” dificultava testar?
Ctrl-F “local” para localizar bloco de texto no editor online do Blogspot |
A partir das 9:40, o Konqueror do Linux Mint 18 KDE começou a ser testado na dupla função de “navegador web” e de “gerenciador de arquivos”, — em várias abas.
A ideia era complementar este relato, com o “conserto” do Konqueror no Linux Mint 18 KDE.
O primeiro passo foi marcar com “@@@” o início e o fim do pequeno bloco de texto que já havia, sobre o Konqueror no Linux Mint, e levá-lo para o final da postagem, onde não interferiria com o já exposto antes sobre o Debian, Kubuntu e KDE Neon.
Em seguida, foi utilizado o modo “HTML” do editor do Blogspot, pois a experiência mostra que, no modo “Escrever”, — quando existe imagem dentro do bloco de texto, — esse deslocamento introduz erro na formatação na legenda.
Filtro de arquivos com a string “Konq” no nome, dentro da pasta PrintScreen |
Ficou constatado que, — na função de navegador web, — o CTRL-F assume a função “tradicional” de busca na página, — embora na função de “Gerenciador de arquivos” sirva para abrir o diálogo da Busca avançada.
Para uma seleção simples, — arquivos com a string “Konq” no nome, p.ex., — basta utilizar o “Filtro” [recurso também disponível no Dolphin → “CTRL-I”].
Às 11:26, foi fechado o Dolphin, — o Chromium ainda nem tinha sido aberto, — e a conclusão deste relato prosseguiu, usando apenas o Konqueror, para as duas funções.
Instalação do “kde-service-menu-fuseiso” no Linux Mint 18 KDE |
Faltava, ainda, o recurso de “Montar imagem ISO”, — ou, pelo menos, oferecê-lo no Menu de contexto, caso já existisse, escondido.
Vale notar que, — até aquele momento, — ainda não estava instalado o pacote “kde-service-menu-fuseiso”, — adicionado apenas no início da tarde, às 13:10.
Desmontando imagem ISO após conferir a cópia do “filesystem-manifest” do Linux Mint 18 KDE |
Feito isso, a Montagem de imagens ISO finalmente passou a funcionar também no Linux Mint 18 KDE.
Registro: - Histórico do Synaptic no Mint 17.3 + Mint 18
Buscas por “konq” e “fuse” no Histórico do Synaptic do Linux Mint 18 KDE, que por motivos diversos mantém o registos desde a instalação do Linux Mint 17.3 Cinnamon:
Tue Jan 19 02:05:13 2016 - Após a instalação do Linux Mint 17.3 Cinnamon
Instalados:
chromium-browser (47.0.2526.106-0ubuntu0.14.04.1.1107)
chromium-codecs-ffmpeg-extra (47.0.2526.106-0ubuntu0.14.04.1.1107)
docbook-xsl (1.78.1+dfsg-1)
filezilla (3.7.3-1ubuntu1)
filezilla-common (3.7.3-1ubuntu1)
imagemagick-common (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
inkscape (0.91.0+47~ubuntu14.04.1)
kate-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
katepart (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-baseapps-bin (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-baseapps-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-runtime (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-runtime-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs-bin (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs5-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs5-plugins (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdoctools (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
konqueror (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
krusader (1:2.4.0~beta3-2)
kstars (4:4.13.97-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa2)
kstars-data (4:4.13.97-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa2)
language-selector-common (0.129.3)
libattica0.4 (0.4.2-1)
libcdr-0.0-0 (0.0.15-1ubuntu1)
libcfitsio3 (3.340-2ubuntu2)
libdlrestrictions1 (0.15.12ubuntu1)
libgcrypt20 (1.6.1-2ubuntu1.14.04.1)
libgsl0ldbl (1.16+dfsg-1ubuntu1)
libkactivities6 (4:4.13.3-0ubuntu2~ubuntu14.04~ppa1)
libkatepartinterfaces4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkcmutils4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkde3support4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdeclarative5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdecore5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdesu5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdeui5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdewebkit5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdnssd4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkemoticons4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkfile4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkhtml5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkio5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkjsapi4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkjsembed4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkmediaplayer4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libknewstuff3-4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libknotifyconfig4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkntlm4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq-common (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq5-templates (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq5abi1 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonqsidebarplugin4a (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkparts4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkpty4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkrosscore4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libktexteditor4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkubuntu0 (14.04ubuntu4)
libkxmlrpcclient4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
liblcms1 (1.19.dfsg-1.2ubuntu5)
liblqr-1-0 (0.4.1-2ubuntu1)
libmagick++5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmagickcore5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmagickwand5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmuparser2 (2.2.3-3)
libntrack-qt4-1 (016-1.2ubuntu2)
libntrack0 (016-1.2ubuntu2)
libphonon4 (4:4.7.80-0ubuntu1~ubuntu14.04)
libplasma3 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libpodofo0.9.0 (0.9.0-1.2)
libpolkit-qt-1-1 (0.103.0-1ubuntu1)
libqapt2 (2.1.70-0ubuntu4.2)
libqapt2-runtime (2.1.70-0ubuntu4.2)
libqca2 (2.0.3-5)
libqt4-qt3support (4:4.8.5+git192-g085f851+dfsg-2ubuntu4.1)
librecad (2.0.2+nolibs-1)
librecad-data (2.0.2+nolibs-1)
libsolid4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libssh-4 (0.6.1-0ubuntu3.1)
libstreamanalyzer0 (0.7.8-1ubuntu2)
libstreams0 (0.7.8-1ubuntu2)
libthreadweaver4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libtinyxml2.6.2 (2.6.2-2)
libutempter0 (1.1.5-4build1)
libvisio-0.0-0 (0.0.31-1ubuntu2)
libwcs4 (4.20-2)
libwpd-0.9-9 (0.9.9-1)
libwpg-0.2-2 (0.2.2-1ubuntu1)
libwxbase2.8-0 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2)
libwxgtk2.8-0 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2)
libxml2-utils (2.9.1+dfsg1-3ubuntu4.6)
luckybackup (0.4.7-3)
luckybackup-data (0.4.7-3)
menu (2.1.46ubuntu1)
ntrack-module-libnl-0 (016-1.2ubuntu2)
oxygen-icon-theme (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
phonon (4:4.7.80-0ubuntu1~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer-common (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer1.0 (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
plasma-scriptengine-javascript (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
python-tk (2.7.5-1ubuntu1)
sane (1.0.14-9)
scribus (1.4.2.dfsg+r18267-1ubuntu2)
scribus-template (1.2.4.1-2)
stellarium (0.12.4-1)
stellarium-data (0.12.4-1)
xsane (0.998-5ubuntu1)
xsane-common (0.998-5ubuntu1)
Wed Jul 6 18:06:28 2016
Instalados:
konq-plugins (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
Sat Aug 20 11:55:09 2016 - Após a instalação do Linux Mint 18 KDE (Beta)
Instalados:
aspell-pt-br (20131030-9)
conky-all (1.10.1-3)
diffuse (0.4.8-2)
fancontrol (1:3.4.0-2)
filezilla (3.15.0.2-1ubuntu1)
filezilla-common (3.15.0.2-1ubuntu1)
gir1.2-goocanvas-2.0 (2.0.2-2)
gir1.2-gtkspell3-3.0 (3.0.7-2)
inkscape (0.91-7ubuntu2)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
kruler (4:15.12.3-0ubuntu1)
krusader (1:2.4.0~beta3-2ubuntu1)
kstars (4:15.12.3-0ubuntu2)
kstars-data (4:15.12.3-0ubuntu2)
libasn1-8-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libaudclient2 (3.5~rc2-1)
libcfitsio2 (3.370-5)
libdb5.3:i386 (5.3.28-11)
libfilezilla0 (0.4.0.1-1)
libgoocanvas-2.0-9 (2.0.2-2)
libgoocanvas-2.0-common (2.0.2-2)
libgsl2 (2.1+dfsg-2)
libgssapi3-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libgtkspell0 (2.0.16-1.1ubuntu1)
libgtkspell3-3-0 (3.0.7-2)
libhcrypto4-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libheimbase1-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libheimntlm0-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libhx509-5-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libid3tag0 (0.15.1b-11)
libimlib2 (1.4.7-1build1)
libindi-data (1.1.0-1ubuntu1)
libindi1 (1.1.0-1ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libkf5plotting5 (5.23.0-0ubuntu1~ubuntu16.04~ppa1)
libkrb5-26-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libldap-2.4-2:i386 (2.4.42+dfsg-2ubuntu3.1)
liblept5 (1.73-1)
liblua5.1-0 (5.1.5-8ubuntu1)
libmagick++-6.q16-5v5 (8:6.8.9.9-7ubuntu5.1)
libnova-0.14-0 (0.14.0-2.1)
libpugixml1v5 (1.7-2)
libqt5serialport5 (5.5.1-2build1)
libroken18-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libsasl2-2:i386 (2.1.26.dfsg1-14build1)
libsasl2-modules-db:i386 (2.1.26.dfsg1-14build1)
libtesseract3 (3.04.01-4)
libunity-protocol-private0 (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libunity-scopes-json-def-desktop (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libunity9 (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libwcs5 (5.15-1)
libwind0-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libwxbase3.0-0v5 (3.0.2+dfsg-1.3)
libwxgtk3.0-0v5 (3.0.2+dfsg-1.3)
libxmmsclient6 (0.8+dfsg-14build3)
libxnvctrl0 (361.42-0ubuntu1)
ocl-icd-libopencl1 (2.2.8-1)
ocl-icd-libopencl1:i386 (2.2.8-1)
ocrfeeder (0.8.1-2)
p7zip-full (9.20.1~dfsg.1-4.2)
psensor (1.1.3-2ubuntu3)
psensor-common (1.1.3-2ubuntu3)
pyrenamer (0.6.0-1.2)
python-enchant (1.6.6-2)
python-hachoir-core (1.3.3-4)
python-hachoir-metadata (1.3.3-2)
python-hachoir-parser (1.3.4-2)
python-numpy (1:1.11.0-1ubuntu1)
python-sane (2.8.2-1build1)
stellarium (0.14.3-1)
stellarium-data (0.14.3-1)
tesseract-ocr (3.04.01-4)
tesseract-ocr-eng (3.04.00-1)
tesseract-ocr-equ (3.04.00-1)
tesseract-ocr-osd (3.04.00-1)
tesseract-ocr-por (3.04.00-1)
ttf-mscorefonts-installer (3.4+nmu1ubuntu2)
unetbootin (608-1)
update-notifier-common (3.168.1)
wine (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine-gecko2.21 (2.21-0ubuntu1)
wine1.6 (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine1.6-amd64 (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine1.6-i386:i386 (1:1.6.2-0ubuntu14)
winetricks (0.0+20141009+svn1208-2ubuntu1)
Sat Aug 20 20:07:08 2016
Instalados:
fuseiso (20070708-3.2)
Mon Sep 26 16:27:19 2016 - primeiras tentativas (26 Set.)
Reinstalados:
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
Mon Sep 26 16:29:11 2016
Removidos completamente:
konqueror
Removidos:
konq-plugins
Mon Sep 26 16:30:43 2016
Removidos completamente:
konq-plugins
Mon Sep 26 16:32:43 2016
Instalados:
gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-nsplugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libboost-program-options1.58.0 (1.58.0+dfsg-5ubuntu3.1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)
Wed Sep 28 09:16:03 2016 - novas tentativas (28 Set.)
Removidos completamente:
konq-plugins
Wed Sep 28 09:21:33 2016
Instalados:
dolphin4 (4:15.12.3-0ubuntu1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart-webkit (1.3.4-2)
Wed Sep 28 13:10:43 2016
Removidos completamente:
exfat-fuse
gvfs-fuse
ifuse
Instalados:
fuse-zip (0.4.0-2build1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)
Registros anteriores
O hábito de usar o Konqueror como gerenciador de arquivos, — e esperar os mesmos recursos, — data, provavelmente do antigo Kurumin Linux.
O arquivo “pacotes.txt” do Kurumin 5.1 Beta registra a existência das seguintes ocorrências de “file manage”, de “konq” e de “nautilus”, — e nenhuma ocorrência de “dolphin”:
- fileutils 5.2.1-2 The GNU file management utilities
- konq-plugins 3.4.2-2.1 plugins for Konqueror, the KDE file/web/doc
- konqueror 3.4.2-4 KDE's advanced file manager, web browser and
- konqueror-nspl 3.4.2-4 Netscape plugin support for Konqueror
- libkonq4 3.4.2-4 core libraries for Konqueror
- kdemultimedia- 3.4.2-2 enables the browsing of audio CDs under Konq
- libnautilus-ex 2.10.1-2 libraries for nautilus components - runtime
O arquivo “pacotes.txt” do Kurumin 7.0r3 registra a existência das seguintes ocorrências de “file manage”, de “konq” e de “Nautilus”, — e nenhuma ocorrência de “dolphin”:
- fileutils 5.97-5.3 The GNU file management utilities
- konqueror 3.5.5a.dfsg.1-6 KDE's advanced file manager, web browser and
- konq-plugins 3.5.5-1 plugins for Konqueror, the KDE file/web/doc browser
- konqueror-nsplugins 3.5.5a.dfsg.1-6 Netscape plugin support for Konqueror
- libkonq4 3.5.5a.dfsg.1-6 core libraries for Konqueror
- kdemultimedia-kio-plugins 3.5.5-2 enables the browsing of audio CDs under Konqueror
- libnautilus-extension1 2.14.3-11+b1 libraries for nautilus components - runtime version
- mc 4.6.1-6 midnight commander - a powerful file manager
O KDE 3.5 parece ter sido o último a trazer o Konqueror como gerenciador de arquivos, — substituído pelo Dolphin a partir do KDE 4.
Os motivos, por volta de 2007, parecem ter sido de maior simplicidade, facilidade e leveza, — tendo em vista o usuário iniciante, — com um aplicativo dedicado ao “gerenciamento de arquivos”, sem a parafernália destinada à “navegação web”.
A decisão desagradou inúmeros usuários do KDE, — ainda se encontram velhos tópicos em abundância, no Google, — e essa polêmica permite “navegar” pelas características do Konqueror e do Dolphin, até por volta de 2010.
A substituição do Konqueror pelo Dolphin se refletiu no Kubuntu 8.04, — com a opção de instalar KDE 3.5 ou 4 (ou ambos), — e com mais força a partir do 8.10.
Mas para muitos usuários do Kubuntu LTS, — em especial os mais “conservadores”, — a mudança talvez só tenha se tornado inevitável a partir do 10.04.
Ao procurar um “substituto” para o Kurumin, em Abril 2009, veio a “surpresa”, ao tomar contato, — meio tardio, — com o Ubuntu / Kubuntu 8.04, 8.10 e 9.04.
Data daí o hábito de instalar o Konqueror (e o Krusader), — a cada novo Kubuntu. — Porém, aos poucos foram sendo menos usados, e de certo modo acabaram caindo no esquecimento.
A verdade é que ainda existia no computador o Windows XP, — cujo velho “Explorer” supria as necessidades de busca avançada, — e isso foi um dos fatores que retardaram a migração completa para o Linux, até meados de 2016. — Daí, porque agora se tornou inadiável recuperar esses recursos esquecidos.
Linux Mint 17.3
No antigo Linux Mint 17.3 Cinnamon, a simples instalação do Konqueror não habilitou seu mecanismo de busca. — Isto só ocorreu após instalar o “kfind” (6 Mar. 2016), e nem foi preciso fechar / reabrir, para entrar em funcionamento.
__________
Publicado inicialmente às 23:23 de 26. Set. 2016.
Desenvolvido no Chromium (Debian, Kubuntu, KDE Neon) ao longo do dia 27 Set. 2016.
Concluído no Konqueror (Linux Mint), em 28 Set. 2016.
— … ≠ • ≠ … —
Ferramentas &tc.
- Migrando sistemas Linux para disco rígido de 1 Terabyte
- Ensaio de avaliação com luckyBackup e Unison
- Particionamento de Drive SSD para vários Linux
- Tesde de memória com o Memtest86
- De volta ao Gnome-screenshot
- Konqueror como gerenciador de arquivos
- Substituição da fonte de energia do computador
- Facebook sobrecarrega visitar e compartilhar “Páginas”
- Corrigindo pontos de montagem no Linux Mint 18 KDE
- Política de Kernel do Linux Mint vs. Kubuntu, KDE Neon & Debian
- KDE “light” eliminando o PIM
- Conky - configuração em andamento
- Google Earth sem placa 3D no Xenial
- Linux ficou sem Administrador. Que fazer?
- Particionamento de disco para vários Linux
- Padronizando PrintScreen no Linux (com Shutter) e no Windows
- Montagem automática de partições adicionais (Cinnamon e Gnome)
- Boot com “Live USB” (Pendrive) do Linux Mint Cinnamon
- Repositórios de software Linux e gerenciador de pacotes Synaptic
- Monitorando a temperatura da CPU no Linux e Windows
- Conversão em massa de TIFF em JPEG
- Meu Wi-Fi parou de funcionar. E agora?
- Cópia de artigos da mídia para citação
- Lua, Júpiter e Vênus em ISO 1600
- Como se livrar do SPAM da Claro que te interrompe de 30 em 30 segundos
- Quantas pessoas cabem na Avenida Paulista?
- A batalha da Comunicação no Facebook
- O Aeroporto de Cláudio documentado no Google Earth
- O apagão do Facebook não será noticiado
- Blog, microblog e redes sociais
- Adeus ao Orkut
- Bookmark para encontrar um post “favorito” no Facebook
- Sincronização do Google Chrome
- Fotos em alta resolução no Facebook
- Sincronizando pastas de documentos entre Linux e Windows
- Dual-boot, Linux, Windows e Grub-customizer
- Listas, Grupos, Fóruns, Comunidades
- Mandar fotos por email para Grupos do Facebook
- Limitando emails de notificação do Facebook
- Conexão 3G pelo “chaveirinho” da TIM