Fedora 30 KDE após 2½ semanas da instalação |
Esta foi a minha 3ª instalação do Fedora KDE, — e finalmente consegui 100% de êxito. — Tudo funciona exatamente como se espera, do ponto de vista de um “usuário médio”, que não joga, não tem placa de Vídeo, nem precisa de drivers especiais.
Uma novidade “Boot Loader Specification” (BLS) introduziu certa incompatibilidade com o Grub de outras distros, que ainda não adotaram essa inovação, — mas foi simples e fácil restabelecer o padrão tradicional.
O Chromium apresentou lentidão avassaladora, quase-travando o tempo todo, com uso excessivo de CPU, — coisa nunca vista em nenhuma distro (nem em versões anteriores do Fedora), exceto no Debian, porém em um grau muito menor (durante anos). — A solução encontrada também resolveu esse problema no Debian.
Para assistir vídeos no Chromium, pela primeira vez instalei um pacote do repositório rpmFusion, cuja atualização sofre alguma defasagem, — mas é possível conviver com isso, sem grandes problemas para um “usuário médio”.
Índice
- Live DVD
- Instalação
- Pacotes do Fedora 30 KDE instalado pelo Anaconda
- Atualização inicial
- Pacotes adicionados (I)
- Chromium e Codecs
- Grub & BLS
- Wine
- Remoção do PIM e PackageKit
- Dolphin
- Pacotes adicionados (II)
- Observações
- Wallpapers
Referências
As experiências anteriores acabaram abortadas, após alguns meses, — por isso, os relatos não foram tão completos, — mas servem para conferir alguns detalhes:
Live DVD
Verificação sha256sum da imagem ISO do Fedora 30 KDE Live 64bit |
A imagem Fedora-KDE-Live-x86_64-30-1.2.iso foi verificada por sha256sum e queimada pelo K3b em DVD, para guardar.
Menu de Boot do Live Fedora 30 KDE — TAB para exibir o comando |
No Menu de Boot foi selecionada a opção de iniciar a sessão Live, — sem testar o DVD, e sem alteração no comando, — apenas exibido (TAB) para documentar.
Formatação manual das partições (ext4) para instalação do Fedora 30 KDE |
A sessão Live recebeu uma série de configurações, para facilitar a documentação do processo de instalação do Fedora 30 KDE:
- KDE Spectacle configurado para gravar as Capturas de tela com nomes no formato “YYYY-MM-DD_HH-mm-SS_F.jpg”
- Fuso horário BRT (America/Sao_Paulo)
- Relógio com Data no formato personalizado “ddd, d MMMM yyyy”
- Menu alterado para o estilo Cascata
- Teclado ABNT2 com acesso ao 3º Nível
- Inversão dos atalhos PrtScn e Shift+PrtScn
- Tema Maia transparent
- Decoração de janelas Transparent oxygen
- Personalização do Dolphin
- Instalação do GParted, lm_sensors, Conky
- Personalização do Conky
Localização do Fedora 30 KDE no Particionamento adotado para dualboot |
O GParted foi utilizado para formatar manualmente as partições (ext4) Linux4 (sdb1) e Home4 (sdb5), — onde estava o Kubuntu 19.10 Eoan Ermine (development branch), — e aplicar outra vez as mesmas etiquetas (Label):
Linux4 sdb1
Home4 sdb5
Swap4 sdb9
Não havia necessidade disso. — O Anaconda faz tudo isso muito bem, inclusive mantém ou muda as etiquetas (Label), conforme você queira. — E também foi perda de tempo pois, adiante, o Anaconda insiste em formatar a partição-raiz, de novo. Senão, não instala.
Live Fedora 30 KDE pronto para iniciar a instalação |
Afora isso, foram documentados os aplicativos encontrados no Menu, — e as principais versões de software do Live Fedora 30 KDE, pelo KInfocentre.
Instalação
Adicionado apenas 1 disco (sdb) e selecionado Particionamento personalizado |
19:23 - Ao abrir o Anaconda, ele já apresentava Português (pt_BR, pt_PT) no topo das opções de Idioma, e nem foi preciso usar o campo de busca, — mas ao clicar em “Continuar”, ele não saiu do lugar, durante pelo menos 2 minutos. — Isso já era esperado, devido à detecção de 41 partições (em 3 HDDs + 1 SSD externo), com hardware defasado em mais de 10 anos.
O Anaconda ocupa a tela inteira (exceto Painel), — mas felizmente pode ser minimizado, para ver o que diz o Conky: — Atividade intensa de CPU, principalmente do processo “anaconda”, com 37%.
Voltei às 19:36, e a atividade de CPU se havia acalmado. — Finalmente, o Anaconda estava no “Resumo da instalação”: — Keyboard, Time & Date, Network & Hostname, Installation destination.
Os 2 primeiros já estavam resolvidos pela escolha de pt_BR, — e o Anaconda tinha aproveitado para retirar mais 3 horas do Fuso horário: — Agora, o Relógio indicava “16:36”.
Daí por diante, as Capturas de tela saíram do sério e foram para o início da sequência, anteriores ao Boot. — Como a sessão Live durou pouco mais de 3 horas, as últimas Capturas se misturaram com as primeiras.
Deveria colocar “Linux4” como Hostname, mas por burrice deixei “Linux4.localdomain”. — Isso foi fácil de corrigir, depois de instalado:
94 2019-07-07_13-03-19 hostnamectl set-hostname Linux4
O que de fato exigia toda atenção era “Installation destination”, — as partições a sere usadas.
Adicionei apenas o segundo HDD (sdb), — sob a garantia reconfortante de que nenhum outro disco será afetado, — e selecionei a opção de particionamento “Personalizado”.
Substituindo “LVM” por “Partição padrão”, antes de prosseguir |
Na tela seguinte, ainda era necessário trocar “LVM” por “Partição padrão”, antes de prosseguir.
Apesar da garantia de que nenhum outro disco será afetado, convém prestar atenção, — pois ofereceu as partições do Debian testing (sda), do Slackware (sdc), — e mais alguma coisa lá no final da lista.
Seleção da partição-raiz só “pega” marcando para “Reformatar” |
O agrupamento das partições, conforme a distro a que pertencem, deveria ajudar a evitar alguns erros, mas houve várias misturas. — Em “Linux desconhecido”, ofereceu XTudo (dados), Linux4 (formatado), Linux5 (openSUSE), Linux6 (PCLinuxOS), — embora houvesse agrupamentos específicos destes 2 últimos.
O mais difícil foi convencer o Anaconda a definir sdb1 como partição-raiz, — não “pegava”, e ele não explicava por que. — Por fim, caiu a ficha de que, sem marcar para “Reformatar”, podia insistir até o final dos tempos, sem conseguir nada.
Dessa vez, não encontrei a partição Swap4 para escolher, e isso foi feito depois de instalado.
Ano passado, instalei o Fedora 28 sem prévia formatação das partições, — elas ficaram agrupadas em “Debian GNU-Linux 9” (MX Linux), — inclusive sua Swap, e bastou marcá-la.
Resumo das partições a serem afetadas pelas opções de instalação do Fedora |
Por segurança, ainda há um resumo das partições que serão afetadas, — no caso, apenas sdb1, a ser destruída e recriada como ext4.
Não é citada a etiqueta (Label), — nem a partição /home, que não exige formatação. — O foco desse aviso são as ações que podem causar danos.
Criação da senha de Root e de Usuário, com opções Avançadas |
Por fim, o Anaconda solicita criar a senha de Root e, se quiser, um Usuário, — com direito a mais algumas opções em “Avançado”, — tais como adicioná-lo a grupos extras, alterar os identificadores UID / GID, ou a Pasta de usuário.
Apenas adicionei o Usuário ao grupo Wheel, — para usar sua senha na maior parte das vezes, em vez da senha de Root. — A pasta (path) e o UID:GID = 1000:1000 já estavam compatíveis com as demais distros.
A instalação em disco, propriamente dita, já tinha começado em segundo plano, ainda durante essa interação, — às 17:10 (hora do Anaconda) já estava em 5%, — e às 17:45 atingiu 100%.
A partir das 17:47, o Conky assinala atividades de grub2-install, grub2-probe, grub2-mkconfig e outros processos relacionados à instalação do carregador de Boot (Bootloader), até 17:50.
Em seguida, tarefas de configuração de pós-instalação, geração de initramfs, — e às 17:53 a instalação estava completa, pelo fuso do Anaconda. — Ou, às 20:53, pelo fuso BRT.
Arquivo /etc/fstab do Fedora 30 KDE acabado de instalar |
Encerrada a sessão Live, carreguei o Mageia para atualizar o Grub; e a seguir o KDE Neon, para fazer um backup dos arquivos ~/.config/conky/conky.conf (a serem editados em massa, para substituir Kubuntu por Fedora); e /etc/fstab de todas as distros, — bem como baixar e renomear as fotos da instalação; e corrigir a ordem cronológica das Capturas de tela da sessão Live.
Até esse momento, o arquivo /etc/fstab do Fedora não incluía nenhuma partição Swap.
Edição do /etc/fstab no mcedit para adicionar a partição Swap4 |
Só 5 dias mais tarde, lembrei de incluir a partição Swap4 no /etc/fstab. — A alteração foi feita pelo editor interno do Midnight-Commander (mcedit), rodando no Konsole como Root.
O identificador UUID da partição foi obtido pelo comando # blkid — e os demais parâmetros foram copiados da documentação guardada das instalações anteriores do Fedora.
Pacotes do Fedora 30 KDE instalado pelo Anaconda
Configuração do bash_history para registrar data e hora dos comandos |
A primeira sessão do Fedora 30 KDE instalado no HDD começou às 22:23 do dia 4 Julho 2019, — pelo Grub (atualizado) do Mageia, — e logo exibiu uma notificação de que havia 694 atualizações a serem feitas.
Nesse meio tempo, coloquei toda a interface KDE em Inglês, — para facilitar o diálogo em foruns internacionais.
Mas eu não pretendia gerenciar pacotes pelos aplicativos GUI, — Plasma Discover ou dnfdragora.
Histórico de pacotes de todas as distros, em TXT, pesquisável por conteúdo, em qualquer distro |
Minha intenção era gerenciar atualizações, instalação e remoção de pacotes por meio de comandos, desde o início, — para ter controle do que se passa, — e guardar cópia em arquivos TXT, para facilitar qualquer exame mais detalhado, no futuro.
De imediato, porém, precisava configurar o ambiente, captura de telas, Relógio, Dolphin, Gwenview, Kate / Kwrite, Konsole, montagem de partições, bash_history, — para documentar tudo, com datas e horas exatas.
Às 23:28 foi feito Logout, para recarregar o KDE Plasma com as configurações necessárias ao trabalho, — às 23:47 já estava na 2ª sessão do KDE, — e à 0:04 do dia 25 foi documentada a lista dos pacotes instalados pelo Anaconda:
# history
1 2019-07-08_21-43-10 echo 'export HISTTIMEFORMAT="%F_%H-%M-%S "' >> ~/.bashrc
3 2019-07-05_00-04-33 rpm -qa > ~/rpm-qa-000.txt
5 2019-07-05_00-05-19 rpm -qa --last > ~/rpm-qa-000-last.txt
Essa lista dos pacotes instalados com o Fedora 30 KDE está agora em ordem alfabética:
Atualização inicial
Atualização inicial do Fedora 30 KDE, após a instalação no HDD |
Só depois disso, foi feita a primeira atualização do Fedora 30 KDE, das 0:12 às 0:54 do dia 5 Julho 2019, conforme o extrato resumido:
# date && dnf upgrade --refresh && date
sex jul 5 00:12:15 -03 2019
Fedora Modular 30 - x86_64 4.5 kB/s | 3.0 kB 00:00
Fedora Modular 30 - x86_64 - Updates 4.7 kB/s | 3.0 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 - Updates 7.5 kB/s | 3.7 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 4.5 kB/s | 3.1 kB 00:00
...
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 19 Packages
Upgrade 675 Packages
Total download size: 1.1 G
Is this ok [y/N]: y
...
Complete!
sex jul 5 00:54:36 -03 2019
A listagem completa dos pacotes da atualização inicial está nesse link:
Notar que, até esse ponto, não existia VLC nem ffmpeg, — nem entre os pacotes instalados pelo Anaconda, nem entre os pacotes da atualização inicial.
Pacotes adicionados (I)
Só depois de documentar os pacotes instalados pelo Anaconda, — e os pacotes da atualização inicial, — é que começaram a ser instalados os primeiros aplicativos, necessários de imediato, para o prosseguimento dos trabalhos:
9 2019-07-05_00-57-01 dnf install lm_sensors
10 2019-07-05_00-57-49 dnf install chromium
11 2019-07-05_01-01-37 dnf install libreoffice
12 2019-07-05_01-08-38 dnf install conky
13 2019-07-05_01-10-43 dnf install gimp
14 2019-07-05_01-14-20 dnf install gnome-screenshot
15 2019-07-05_01-15-36 dnf install pyrenamer
17 2019-07-05_01-22-11 dnf install krename
18 2019-07-05_01-30-57 dnf install kate
19 2019-07-05_01-49-41 dnf install mc
Chromium e Codecs
Chromium devagar quase-travando, e atividade exagerada de CPU |
Desde o primeiro instante, o Chromium se mostrou extremamente lento, com longas demoras para responder a uma simples rolagem do mouse, — quase travando, — e atividade exagerada de CPU.
Isto não podia ser atribuído a nenhum site, — com ou sem sobrecarga de anúncios, Flash, JavaScript ou qualquer outro recurso abusivo, — pois ocorria até mesmo com uma única aba vazia.
Não lembro de ter visto nada semelhante, em nenhuma das 20 ou 30 distros que instalei nos últimos 3 anos, incluindo Fedora 25 e Fedora 28. — Apenas no Debian, o Chromium ainda mostrava alguma lentidão, — mas nada que se compare ao que vi agora, nos primeiros dias do Fedora 30.
Do dia 5 ao dia 15, utilizei praticamente, só o Firefox, — e foi por ele que me guiei, de início, quanto aos resultados da instalação dos Codecs.
Até as 16:48 do dia 5, o Firefox não exibiu a maioria dos vídeos online que cheguei a testar, no Facebook, Twitter, Instagram.
À noite, instalei os Repositórios rpmFusion e o VLC, — e não tive mais problemas com isso, — pelo menos, no Firefox:
2019-07-05 22:01:20 ----- adição dos repositórios RPMFusion (VLC)
# dnf install \
> https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
Last metadata expiration check: 0:47:11 ago on sex 05 jul 2019 21:13:16 -03.
rpmfusion-free-release-30.noarch.rpm 10 kB/s | 13 kB 00:01
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
rpmfusion-free-release noarch 30-1 @commandline 13 k
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 1 Package
Total size: 13 k
Installed size: 8.7 k
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
rpmfusion-free-release-30-1.noarch
Complete!
# dnf install \
> https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 89 kB/s | 277 kB 00:03
RPM Fusion for Fedora 30 - Free 43 kB/s | 735 kB 00:17
Last metadata expiration check: 0:00:01 ago on sex 05 jul 2019 22:02:29 -03.
rpmfusion-nonfree-release-30.noarch.rpm 12 kB/s | 14 kB 00:01
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
rpmfusion-nonfree-release noarch 30-1 @commandline 14 k
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 1 Package
Total size: 14 k
Installed size: 8.9 k
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
rpmfusion-nonfree-release-30-1.noarch
Complete!
# dnf info vlc
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree - Updates 19 kB/s | 40 kB 00:02
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree 36 kB/s | 227 kB 00:06
Last metadata expiration check: 0:00:01 ago on sex 05 jul 2019 22:05:12 -03.
Available Packages
Name : vlc
Epoch : 1
Version : 3.0.7.1
Release : 3.fc30
Architecture : x86_64
Size : 1.9 M
Source : vlc-3.0.7.1-3.fc30.src.rpm
Repository : rpmfusion-free-updates
Summary : The cross-platform open-source multimedia framework, player and server
URL : https://www.videolan.org
License : GPLv2+
Description : VLC media player is a highly portable multimedia player and multimedia framework
: capable of reading most audio and video formats as well as DVDs, Audio CDs VCDs,
: and various streaming protocols.
: It can also be used as a media converter or a server to stream in uni-cast or
: multi-cast in IPv4 or IPv6 on networks.
-----------
2019-07-05 22:07:25 ---- instalar VLC
# dnf install vlc
Last metadata expiration check: 0:01:32 ago on sex 05 jul 2019 22:05:12 -03.
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Arch Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
vlc x86_64 1:3.0.7.1-3.fc30 rpmfusion-free-updates 1.9 M
Installing dependencies:
libbluray x86_64 1.1.1-1.fc30 updates 153 k
libclc x86_64 0.2.0-15.git9f6204e.fc30 updates 11 M
libdav1d x86_64 0.3.0-1.fc30 updates 321 k
libebml x86_64 1.3.7-1.fc30 updates 79 k
libmatroska x86_64 1.5.0-1.fc30 updates 165 k
libmpeg2 x86_64 0.5.1-18.fc30 updates 71 k
libstdc++-devel x86_64 9.1.1-1.fc30 updates 2.1 M
clang-libs x86_64 8.0.0-1.fc30 fedora 17 M
fftw-libs-double x86_64 3.3.8-4.fc30 fedora 984 k
fluidsynth-libs x86_64 1.1.11-5.fc30 fedora 200 k
freeglut x86_64 3.0.0-10.fc30 fedora 180 k
game-music-emu x86_64 0.6.2-2.fc30 fedora 143 k
hwloc-libs x86_64 1.11.12-2.fc30 fedora 1.6 M
jack-audio-connection-kit x86_64 1.9.12-8.fc30 fedora 477 k
liba52 x86_64 0.7.4-35.fc30 fedora 38 k
libaom x86_64 1.0.0-6.20180925gitd0076f5.fc30 fedora 1.3 M
libass x86_64 0.14.0-3.fc30 fedora 102 k
libcaca x86_64 0.99-0.41.beta19.fc30 fedora 216 k
libcddb x86_64 1.3.2-29.fc30 fedora 71 k
libcdio x86_64 2.0.0-4.fc30 fedora 234 k
libchromaprint x86_64 1.4.2-5.fc30 fedora 48 k
libdc1394 x86_64 2.2.2-12.fc30 fedora 119 k
libdvbpsi x86_64 1.3.2-3.fc30 fedora 100 k
libffado x86_64 2.4.1-6.fc30 fedora 826 k
libkate x86_64 0.4.1-15.fc29 fedora 55 k
libmfx x86_64 1.25-2.fc30 fedora 34 k
libmicrodns x86_64 0.0.10-3.fc30 fedora 27 k
libmodplug x86_64 1:0.8.9.0-8.fc30 fedora 163 k
libplacebo x86_64 1.18.0-2.fc30 fedora 864 k
libshaderc x86_64 2018.0-2.fc30 fedora 719 k
libtiger x86_64 0.3.4-17.fc30 fedora 39 k
libupnp x86_64 1.8.4-2.fc30 fedora 104 k
libusb x86_64 1:0.1.5-14.fc30 fedora 32 k
libva x86_64 2.4.1-1.fc30 fedora 81 k
libvdpau x86_64 1.2-1.fc30 fedora 16 k
libvmaf x86_64 1.3.9-2.20180914gita654f6f.fc30 fedora 362 k
libxml++ x86_64 2.40.1-8.fc30 fedora 92 k
lirc-libs x86_64 0.10.0-15.fc30 fedora 113 k
ocl-icd x86_64 2.2.12-3.fc30 fedora 45 k
opencl-filesystem noarch 1.0-9.fc30 fedora 7.3 k
protobuf-lite x86_64 3.6.1-3.fc30 fedora 149 k
pugixml x86_64 1.9-3.fc30 fedora 99 k
schroedinger x86_64 1.0.11-20.fc30 fedora 313 k
spirv-tools-libs x86_64 2019.1-1.fc30 fedora 1.1 M
vid.stab x86_64 1.1.0-10.20180529git38ecbaf.fc30 fedora 45 k
zvbi x86_64 0.2.35-8.fc30 fedora 405 k
faad2-libs x86_64 1:2.8.8-6.fc30 rpmfusion-free-updates 166 k
live555 x86_64 2019.05.29-0.fc30 rpmfusion-free-updates 385 k
vlc-core x86_64 1:3.0.7.1-3.fc30 rpmfusion-free-updates 10 M
x264-libs x86_64 0.157-8.20190303git72db437.fc30 rpmfusion-free-updates 610 k
ffmpeg-libs x86_64 4.1.3-2.fc30 rpmfusion-free 6.8 M
libdca x86_64 0.0.6-3.fc30 rpmfusion-free 110 k
opencore-amr x86_64 0.1.5-7.fc30 rpmfusion-free 174 k
vo-amrwbenc x86_64 0.1.3-9.fc30 rpmfusion-free 74 k
x265-libs x86_64 3.0-2.fc30 rpmfusion-free 1.8 M
xvidcore x86_64 1.3.5-5.fc30 rpmfusion-free 253 k
Installing weak dependencies:
libomp x86_64 8.0.0-2.fc30 updates 308 k
mesa-libOpenCL x86_64 19.0.8-1.fc30 updates 320 k
compiler-rt x86_64 8.0.0-1.fc30 fedora 2.7 M
pocl x86_64 1.2-4.20190221gita0b083a1b47a738.fc30 fedora 13 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 61 Packages
Total download size: 81 M
Installed size: 420 M
Is this ok [y/N]: y
...
warning: /var/cache/dnf/rpmfusion-free-updates-c9c282509e45419b/packages/faad2-libs-2.8.8-6.fc30.x86_64.rpm: Header V3 RSA/SHA1 Signature, key ID c0aeda6e: NOKEY
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 1.6 MB/s | 1.7 kB 00:00
Importing GPG key 0xC0AEDA6E:
Userid : "RPM Fusion free repository for Fedora (30) "
Fingerprint: 80C3 B2C6 E727 F3E0 92B4 73E0 3DF2 CE43 C0AE DA6E
From : /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-30
Is this ok [y/N]: y
...
Complete!
2019-07-05 22:14:11
Entre 61 dependências, o único “ffmpeg” incluído foi o “ffmpeg-libs”.
Só no dia 15, voltei a insistir no Chromium:
2019-07-15_12-33-22 PrtScn Chromium - falha de um vídeo no Twitter
120 2019-07-15_12-52-40 # dnf install chromium-libs-media-freeworld
121 2019-07-15_13-07-46 # dnf install chromium-vaapi
123 2019-07-15_13-36-37 # dnf install fedora-chromium-config.noarch
2019-07-15_13-48-10 PrtScn Chromium - Disable "hardware-acceleration" - Ok!
2019-07-15_14-53-56 PrtScn Chromium - Ok o mesmo vídeo no Twitter
Os 3 pacotes instalados foram localizados pelo dnf search, — excluindo os já instalados, e os que não apresentavam relação com o assunto:
2019-07-15 12:36:00 ---- Chromium --- O que falta?
# dnf search chromium
========================================= Name Exactly Matched: chromium =========================================
chromium.x86_64 : A WebKit (Blink) powered web browser
chromium.x86_64 : A WebKit (Blink) powered web browser
======================================== Name & Summary Matched: chromium ========================================
chromium-headless.x86_64 : A minimal headless shell built from Chromium
fedora-chromium-config.noarch : Fedora customizations for Chromium/Chrome
lightspark-chromium-plugin.x86_64 : Chromium compatible plugin for lightspark
chromium-vaapi.x86_64 : A Chromium web browser with video decoding acceleration
chromium-libs-media.x86_64 : Shared libraries used by the chromium media subsystem
chromium-libs-media.x86_64 : Shared libraries used by the chromium media subsystem
chromium-common.x86_64 : Files needed for both the headless_shell and full Chromium
chromium-common.x86_64 : Files needed for both the headless_shell and full Chromium
chromium-libs.x86_64 : Shared libraries used by chromium (and chrome-remote-desktop)
chromium-libs.x86_64 : Shared libraries used by chromium (and chrome-remote-desktop)
chromium-libs-media-freeworld.x86_64 : Chromium media libraries built with all possible codecs
============================================= Name Matched: chromium =============================================
chromium-bsu.x86_64 : Fast paced, arcade-style, top-scrolling space shooter
=========================================== Summary Matched: chromium ============================================
cros-adapta.noarch : Chromium OS GTK Theme
cros-garcon.noarch : Chromium OS Garcon Bridge
cros-ui-config.noarch : UI integration for Chromium OS
cros-notificationd.noarch : Chromium OS Notification Bridge
chromedriver.x86_64 : WebDriver for Google Chrome/Chromium
cros-guest-tools.noarch : Chromium OS integration meta package
vboot-utils.x86_64 : Verified Boot Utility from Chromium OS
cros-wayland.noarch : Wayland extras for virtwl in Chromium OS
cros-sommelier-config.noarch : Sommelier config for Chromium OS integration
cros-systemd-overrides.noarch : Systemd overrides for running under Chromium OS
chrome-remote-desktop.x86_64 : Remote desktop support for google-chrome & chromium
fedora-user-agent-chrome.noarch : User-Agent Fedora branding for Google Chrome/Chromium browser
# rpm -qa chromium
chromium-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
# rpm -qa chromium*
chromium-libs-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
chromium-libs-media-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
chromium-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
chromium-common-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
============================
2019-07-15 12:54:10
# dnf install chromium-libs-media-freeworld
Last metadata expiration check: 0:17:44 ago on seg 15 jul 2019 12:35:00 -03.
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
chromium-libs-media-freeworld x86_64 75.0.3770.100-2.fc30 rpmfusion-free-updates 2.9 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 1 Package
Total download size: 2.9 M
Installed size: 9.6 M
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
Complete!
Com isso, o Chromium passou a exibir todos os vídeos online encontrados, — durante uma semana.
De qualquer modo, permanecia o problema principal, — a lentidão, quase-travando, com uso excessivo de CPU, — que inviabilizava usar o Chromium.
Só restava voltar ao Google, — em busca de “Fedora Chromium slow high CPU”, e outras palavras-chave similares. — A solução apareceu em 10 minutos:
Desabilitando “hardware acceleration” nas configurações avançadas do Chromium |
A solução era, simplesmente, desabilitar “Use hardware acceleration when available”, — e clicar na solicitação de “Relaunch” que aparece em seguida.
Isso resolveu o problema, de imediato, — embora ainda fique muita coisa por entender:
Esta mesma solução foi aplicada depois no Debian e, também nele, melhorou a navegação no Chromium, — não de forma tão espetacular, pois no Debian o problema não era tão gritante. — Desde então, o Debian se tornou tão usável quanto as demais distros, para navegação no Chromium.
Nas demais distros, ainda não desabilitei “hardware acceleration”, — por não haver necessidade. — Nelas, o Chromium fica como estava, para servir de controle.
O fato de essa configuração não se propagar automaticamente para o Debian (onde precisei alterar manualmente), — nem para as demais distros (onde a opção continua habilitada), — sugere que este seja o padrão do Chromium, e não algo casual, que se tivesse propagado de uma distro para as outras, devido à sincronização.
Uma semana depois, o pacote “freeworld” cobrou um preço:
# date && dnf upgrade --refresh && date
dom jul 21 08:08:02 -03 2019
Fedora Modular 30 - x86_64 2.9 kB/s | 3.0 kB 00:01
Fedora Modular 30 - x86_64 - Updates 5.3 kB/s | 3.1 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 - Updates 4.5 kB/s | 4.3 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 3.1 kB/s | 3.1 kB 00:00
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 11 kB/s | 14 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Free 11 kB/s | 15 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree - Updates 14 kB/s | 14 kB 00:00
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree 12 kB/s | 15 kB 00:01
Dependencies resolved.
Problem 1: package chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64 requires chromium-libs(x86-64) = 75.0.3770.100-2.fc30, but none of the providers can be installed
- cannot install both chromium-libs-75.0.3770.100-3.fc30.x86_64 and chromium-libs-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
- cannot install the best update candidate for package chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
- cannot install the best update candidate for package chromium-libs-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
Problem 2: problem with installed package chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
- package chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64 requires chromium-libs(x86-64) = 75.0.3770.100-2.fc30, but none of the providers can be installed
- cannot install both chromium-libs-75.0.3770.100-3.fc30.x86_64 and chromium-libs-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
- package chromium-75.0.3770.100-3.fc30.x86_64 requires chromium-libs(x86-64) = 75.0.3770.100-3.fc30, but none of the providers can be installed
- cannot install the best update candidate for package chromium-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
...
Upgrading:
...
chromium-libs-media x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 2.3 M
...
Removing:
...
Skipping packages with conflicts:
(add '--best --allowerasing' to command line to force their upgrade):
chromium-libs x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 71 M
Skipping packages with broken dependencies:
chromium x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 31 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 4 Packages
Upgrade 70 Packages
Remove 4 Packages
Skip 2 Packages
Total download size: 285 M
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
...
Skipped:
chromium-75.0.3770.100-3.fc30.x86_64 chromium-libs-75.0.3770.100-3.fc30.x86_64
Removed:
...
Complete!
dom jul 21 08:18:16 -03 2019
Em suma, Chromium e suas dependências avançaram para …100.3, — mas “freeworld” continua precisando de dependências …100.2.
Uma alternativa (talvez a mais prática) seria adiar essa atualização do Chromium, — mas acabei seguindo a sugestão de usar o parâmetro “--best --allowerasing”, — e o pacote “freeworld” foi removido:
# date && dnf upgrade --refresh --best --allowerasing && date
seg jul 22 21:27:08 -03 2019
Fedora Modular 30 - x86_64 2.8 kB/s | 3.0 kB 00:01
Fedora Modular 30 - x86_64 - Updates 5.1 kB/s | 3.0 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 - Updates 5.8 kB/s | 4.1 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 3.1 kB/s | 3.1 kB 00:00
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 9.8 kB/s | 12 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Free 12 kB/s | 15 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree - Updates 11 kB/s | 15 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree 11 kB/s | 15 kB 00:01
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Upgrading:
...
chromium x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 31 M
chromium-common x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 8.7 M
chromium-libs x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 71 M
...
chromium-vaapi x86_64 75.0.3770.142-1.fc30 rpmfusion-free-updates 79 M
Removing dependent packages:
chromium-libs-media-freeworld x86_64 75.0.3770.100-2.fc30 @rpmfusion-free-updates 9.6 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Upgrade 31 Packages
Remove 1 Package
Total download size: 269 M
Is this ok [y/N]: y
...
Complete!
seg jul 22 21:35:42 -03 2019
Com isso, o Chromium deixou de exibir a maioria dos vídeos correntes na internet.
Só então, instalei o ffmpeg, propriamente dito, — do rpmfusion-free-updates, — que trouxe apenas 2 dependências:
# rpm -qa ffmpeg*
ffmpeg-libs-4.1.4-1.fc30.x86_64
2019-07-23 14:08:57
# dnf install ffmpeg
Last metadata expiration check: 0:07:33 ago on ter 23 jul 2019 14:00:53 -03.
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
ffmpeg x86_64 4.1.4-1.fc30 rpmfusion-free-updates 1.3 M
Installing dependencies:
libcdio-paranoia x86_64 10.2+2.0.0-2.fc30 fedora 84 k
libavdevice x86_64 4.1.4-1.fc30 rpmfusion-free-updates 69 k
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 3 Packages
Total download size: 1.5 M
Installed size: 2.2 M
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
ffmpeg-4.1.4-1.fc30.x86_64 libcdio-paranoia-10.2+2.0.0-2.fc30.x86_64 libavdevice-4.1.4-1.fc30.x86_64
Complete!
Depois disso, Chromium exibiu só alguns vídeos bem antigos do Youtube, — mas infelizmente, não cheguei a verificar se isso já acontecia antes de instalar ffmpeg.
Versões do Chromium nos repositórios do Fedora 30 |
Ao tentar instalar novamente o pacote “chromium-libs-media-freeworld”, é proposto downgrade do Chromium, — não para “75.0.3770.100-2”, que parece não existir mais nos repositórios “Fedora-Update”, — mas para “73.0.3683.86-2”, que é o que se encontra nos repositórios “Fedora”.
Acabei aceitando esta solução, — depois de alguns dias impedido de ver quase todos os vídeos, encontrados a todo instante:
2019-07-24 20:24:48
# dnf install chromium-libs-media-freeworld
Fedora Modular 30 - x86_64 2.6 kB/s | 3.0 kB 00:01
Fedora Modular 30 - x86_64 - Updates 3.6 kB/s | 3.5 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 - Updates 4.5 kB/s | 4.1 kB 00:00
Fedora 30 - x86_64 5.8 kB/s | 3.1 kB 00:00
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 13 kB/s | 14 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Free 11 kB/s | 15 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree - Updates 13 kB/s | 13 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree 14 kB/s | 15 kB 00:01
Dependencies resolved.
Problem: cannot install the best candidate for the job
- nothing provides chromium-libs(x86-64) = 75.0.3770.100-2.fc30 needed by chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
chromium-libs-media-freeworld x86_64 73.0.3683.86-2.fc30 rpmfusion-free 3.1 M
Downgrading:
chromium x86_64 73.0.3683.86-2.fc30 fedora 31 M
chromium-common x86_64 73.0.3683.86-2.fc30 fedora 8.4 M
chromium-libs x86_64 73.0.3683.86-2.fc30 fedora 68 M
chromium-libs-media x86_64 73.0.3683.86-2.fc30 fedora 2.6 M
Skipping packages with broken dependencies:
chromium-libs-media-freeworld x86_64 75.0.3770.100-2.fc30 rpmfusion-free-updates 2.9 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 1 Package
Downgrade 4 Packages
Skip 1 Package
Total download size: 113 M
Is this ok [y/N]: y
...
Downgraded:
chromium-73.0.3683.86-2.fc30.x86_64 chromium-common-73.0.3683.86-2.fc30.x86_64
chromium-libs-73.0.3683.86-2.fc30.x86_64 chromium-libs-media-73.0.3683.86-2.fc30.x86_64
Installed:
chromium-libs-media-freeworld-73.0.3683.86-2.fc30.x86_64
Skipped:
chromium-libs-media-freeworld-75.0.3770.100-2.fc30.x86_64
Complete!
Monitorando atualização do pacote “chromium-libs-media-freeworld” |
Há comentários nos fóruns, de que isso ocorre “de poucos em poucos meses”. — A impressão é de que o pacote “freeworld” demora a receber atualizações, pois existe há anos, e se registram casos desse problema em várias épocas, — mas não tenho como avaliar as dificuldades que motivam essas demoras.
Concluí que só restava esperar, até ele alcançar de novo a versão mais atual do Chromium, — e isso aconteceu cerca de 1 mês depois, — quando as versões voltaram a se alinhar; e as atualizações se normalizaram:
# date && dnf upgrade --refresh && date
sex ago 23 23:59:26 -03 2019
...
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
...
Upgrading:
chromium x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 31 M
chromium-common x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 8.7 M
chromium-libs x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 71 M
chromium-libs-media x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 updates 2.3 M
...
chromium-libs-media-freeworld x86_64 75.0.3770.100-3.fc30 rpmfusion-free-updates 2.9 M
chromium-vaapi x86_64 76.0.3809.100-2.fc30 rpmfusion-free-updates 79 M
...
Complete!
sáb ago 24 00:10:24 -03 2019
Da próxima vez, portanto, basta resistir aos avisos, — e não se impressionar, nem deixar remover o “freeworld”, — que “no final, tudo vai dar certo”.
Grub & BLS
Atualização do Grub do Mageia, para a primeira sessão do Fedora 30 KDE instalado |
A instalação do Fedora 30 KDE terminou às 20:53.
Logo em seguida, foi atualizado o Grub do Mageia (sda), — usado no dia-a-dia, — para reconhecer o Fedora e testar seu funcionamento.
Até aí, havia apenas um Kernel, — 5.0.9-301-fc30, — pois a primeira atualização geral só viria a ser feita depois da meia-noite.
Grub do Fedora 30 KDE, após a atualização inicial, já com o novo Kernel 5.1.15 |
Na manhã do dia 5, alterei a BIOS para Boot a partir do 2º HDD (sdb), — onde deveria estar o Grub do openSUSE, — necessário para carregar seus Snapshots e poder recuperá-lo, em caso de desastre.
Confirmou-se o que eu já receava: — O Grub do Fedora sobrescreveu o do openSUSE.
Tudo bem. Bastava carregar o openSUSE, e reinstalar seu Grub na MBR do sdb:
[openSUSE] # grub2-install /dev/sdb
Installing for i386-pc platform.
Installation finished. No error reported.
Falta descobrir como configurar o Grub do Fedora para nunca mais se instalar na MBR do sdb.
Numa distro .deb, não basta um comando # grub-install /dev/sdc. — Seria preciso executar o comando # dpkg-reconfigure grub-pc, e escolher sdc (ou nenhum HDD), para tornar permanente essa mudança. — Caso contrário, ao instalar nova versão do Grub, ele voltaria a gravar na trilha inicial (MBR) do sdb.
Como ainda não encontrei esse caminho no Fedora (nem tenho certeza de qual arquivo guarda essa configuração), utilizei um comando para instalar o Grub na MBR do sdc, — mas com um parâmetro para re-mapear os HDDs:
[Fedora] # grub2-install --recheck /dev/sdc
Installing for i386-pc platform.
Installation finished. No error reported.
Com isso, desapareceu o arquivo /boot/grub2/device.map, — que apontava para /dev/sdb (único HDD que indiquei ao Anaconda para a instalação do Fedora), — mas não sei se isso basta, para evitar que uma nova versão do Grub torne a gravar no sdb.
Grub do Fedora 30 KDE detectou apenas as distros dos 3 HDDs |
O passo seguinte seria desativar o reconhecimento das outras distros, — coisa que, em geral, apenas torna mais demoradas as atualizações de Kernel, do Grub, e até do Tema do Grub, — pois basta o Grub do Mageia para uso diário (e o do openSUSE como reserva).
Tudo o que o Grub das demais distros precisa fazer, é atualizar as entradas delas mesmas, — para que o Grub do Mageia (e do openSUSE) possa obter os parâmetros corretos.
Mas antes, valia a pena examinar o Grub do Fedora, — de aspecto simples, sem firulas, — e com uma mancha branca que parece ser um indicador de “continua” (nada óbvio, naquele momento).
Teclando “End”, verifiquei que só estavam incluídas as distros até o 3º HDD (sdc). — Ao que parece, o Anaconda ignorou as distros da unidade SSD externa USB2 (Sabayon e Devuan, em sdd). — Faz algum sentido, um instalador ignorar unidades que possam parecer Pendrive.
Após tentar openSUSE, Grub repetiu os mesmos parâmetros e não carregou Fedora |
Por mera curiosidade, tentei carregar o openSUSE, — instalado em partição BtrFS, — e não funcionou.
Nenhum motivo para espanto. — Em muitas distros, o Grub sequer percebe que existe openSUSE, — talvez porque não tragam, por padrão, todos os pacotes necessários para lidar com partições BtrFS: — Montam, navegam, lêem, gravam (com senha), mas os respectivos Grub nem conseguem detectar.
Depois disso, selecionei o próprio Fedora, — e falhou! — As mensagens sugerem que o Grub tentou carregar o Fedora, com parâmetros que ainda eram do openSUSE, solicitado minutos antes.
Portanto, o Grub não “esqueceu” totalmente o pedido anterior, ao selecionar outra entrada. — Foi necessário teclar “c”, para digitar o comando “reboot”, — e começar tudo de novo, com a memória do Grub novamente vazia. Aí, sim, o Grub do Fedora carregou o próprio Fedora, sem problemas.
Nunca vi isso (que me lembre), nos 10 anos de existência desse hardware, — nem tornei a ver, desde então, — mas até aquele momento, não via como atribuir esse mau funcionamento ao Fedora, ou ao “Grub do Fedora”.
Essas constatações foram feitas num curto período de +/-20 minutos, — entre 8:25 e 8:45 do dia 5 Julho 2019, o dia seguinte à instalação, — antes de configurar o Grub do Fedora para ignorar as demais distros.
Desde a véspera, já tinha testado o Grub do Mageia, — e ele carregou o Fedora, sem qualquer problema. — Portanto, o Grub do Fedora tinha tudo para ser deixado de lado e esquecido, de uma vez por todas. Mas isso não foi possível.
Por simples curiosidade, ainda rodei um “update-grub”, — só para ver quanto tempo levaria para detectar as outras 10 distros instaladas, — e me espantei de ver que ele parecia não encontrar o próprio Fedora (embora, dessa vez, tenha encontrado o Sabayon e o Devuan, no sdd):
# date && grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg && date
sex jul 5 10:10:03 -03 2019
Generating grub configuration file ...
Found KDE neon User Edition 5.16 (18.04) on /dev/sda1
Found Mageia 7 (7) on /dev/sda2
Found Debian GNU/Linux 10 (buster) on /dev/sda3
Found openSUSE Tumbleweed on /dev/sdb2
Found PCLinuxOS on /dev/sdb3
Found Linux Mint 18 Sarah (18) on /dev/sdc1
Found Slackware 14.2 x86_64 (post 14.2 -current) on /dev/sdc2
Found Arch Linux on /dev/sdc3
Found Sabayon/Linux on /dev/sdd1
Found Devuan GNU/Linux ascii on /dev/sdd3
done
sex jul 5 10:12:21 -03 2019
Edição do arquivo /etc/default/grub com UUID do “Resume device” e “Disable_Os_Prober” |
Após instalar uma nova distro, — com formatação de pelo menos 1 partição, — costumo executar o comando # blkid e copio o resultado em TXT, para documentar o novo quadro dos identificadores UUID.
Logo ficou claro que o Anaconda escolheu Swap6 para “Resume device”, — e era necessário corrigir isso no arquivo /etc/default/grub.
Em seguida, acrescentei mais uma linha, no final, para que o Grub do Fedora deixe de perder tempo a detectar outras 10 distros:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER="true"
Naquele momento, ainda não tinha prestado atenção nessa outra linha:
GRUB_ENABLE_BLSCFG=true
Menu de inicialização do Fedora, sem as demais distros |
Se antes o “update-grub” só encontrava as outras distros, — após desabilitar Os_Prober ele não “encontrou” mais nada:
# date && grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg && date
sex jul 5 11:42:00 -03 2019
Generating grub configuration file ...
done
sex jul 5 11:42:26 -03 2019
O resultado foi um arquivo /boot/grub2/grub.cfg “vazio”, — exceto pelos prefácios e epílogos, — mas literalmente, nenhuma “entrada” no meio.
E no entanto, a tela de Menu do Boot apresentava as entradas do Fedora, para escolher! — E o Grub do Mageia, também.
Enjoado de lidar com coisas incompreensíveis, — e (aparentemente) sem utilidade prática, — apenas voltei a usar o Grub do Mageia, disposto a deixar o assunto para um futuro distante.
Grub do openSUSE também colocava o Kernel mais recente no final das “Opções avançadas” do Fedora |
Só depois de mais algumas atualizações, vim a perceber que o Grub do Mageia colocava como entrada principal do Fedora uma versão de resgate (rescue), — totalmente desatualizada, ainda com o Kernel 5.0.9, — enquanto o Kernel mais recente se escondia na última linha das “Opções avançadas”:
menuentry 'Fedora 30 (Thirty) (on /dev/sdb1)' ...
...
linux /boot/vmlinuz-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2 root=/dev/sdb1
initrd /boot/initramfs-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2.img
}
submenu 'Advanced options for Fedora 30 (Thirty) (on /dev/sdb1)'...
...
linux /boot/vmlinuz-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2 root=/dev/sdb1
initrd /boot/initramfs-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2.img
}
menuentry 'Fedora 30 (Thirty) (on /dev/sdb1)' ...
...
linux /boot/vmlinuz-5.1.15-300.fc30.x86_64 root=/dev/sdb1
initrd /boot/initramfs-5.1.15-300.fc30.x86_64.img
}
menuentry 'Fedora 30 (Thirty) (on /dev/sdb1)' ...
...
linux /boot/vmlinuz-5.1.16-300.fc30.x86_64 root=/dev/sdb1
initrd /boot/initramfs-5.1.16-300.fc30.x86_64.img
}
menuentry 'Fedora 30 (Thirty) (on /dev/sdb1)' ...
...
linux /boot/vmlinuz-5.1.17-300.fc30.x86_64 root=/dev/sdb1
initrd /boot/initramfs-5.1.17-300.fc30.x86_64.img
}
}
E o mesmo ocorria com o Grub “reserva”, controlado pelo openSUSE.
Portanto, o Fedora encontrou um modo original de apresentar suas entradas, — sem colocá-las em seu arquivo /boot/grub2/grub.cfg, — e essa novidade (ainda) não é reconhecida pelo Grub de outras distros.
Desabilitando BLSCFG no /etc/default/grub do Fedora 30 |
Afinal, ficou claro que a origem do “desentendimento” entre as distros estava no BootLoaderSpec (BLS), — e a “novidade” podia ser revertida ao padrão tradicional, no arquivo /etc/default/grub.
Onde se lê:
GRUB_ENABLE_BLSCFG=true
Alterei para:
GRUB_ENABLE_BLSCFG=false
Depois disso, o “update-grub” do Fedora “encontrou” suas próprias “entradas”, — e as adicionou ao seu arquivo /boot/grub2/grub.cfg, — na ordem correta (inversa), do Kernel mais recente para o mais antigo.
# date && grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg && date
sáb jul 20 18:38:20 -03 2019
Generating grub configuration file ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.1.17-300.fc30.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-5.1.17-300.fc30.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.1.16-300.fc30.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-5.1.16-300.fc30.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.1.15-300.fc30.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-5.1.15-300.fc30.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2
Found initrd image: /boot/initramfs-0-rescue-29abc54c7c044468bd3834689a41b8b2.img
done
sáb jul 20 18:38:39 -03 2019
A partir daí, o Grub do Mageia (assim como o do openSUSE) finalmente teve como extrair as informações necessárias para gerar “entradas” do Fedora na ordem correta (inversa), — com o Kernel mais recente na posição de entrada principal, — e os mais antigos, em “Opções avançadas”.
Dias depois, quando o Fedora 30 recebeu o Kernel 5.1.8, percebi que o Grub do Mageia, — mesmo depois de atualizado, — ainda apontava para o 5.1.7.
Só então, lembrei de outro detalhe que havia lido: — A “novidade” faz com que o Fedora 30 “não precise” atualizar seu Grub, automaticamente, a cada nova versão do Kernel.
Portanto, agora não basta atualizar manualmente o Grub do Mageia. — Também é preciso, antes, atualizar manualmente o Grub do próprio Fedora 30.
A “novidade”, que causou esse pequeno desentendimento entre as distros, lembra o Esperanto: — Para superar o desentendimento entre os homens, devido à confusão de idiomas, criou-se… mais um idioma.
Talvez se torne a solução de vários problemas, no futuro, — mas no momento, criou mais um, — ou vários, a julgar pelos pedidos de socorro nos fóruns.
Sugestões de leitura:
- Changes / BootLoaderSpecByDefault
- Common F30 bugs
- The Boot Loader Specification - (freedesktop.org: obsolete; go systemd.io)
- The Boot Loader Specification - (systemd.io)
Até o momento, ainda não decidi me aprofundar no estudo do Grub, — cujo pré-requisito parece ser um domínio amplo do comando sed, y otras cositas más, — e já se começam a acumular novas complicações (além de UEFI e GPT, delzulivre).
Minha experiência (de leigo!) está anotada em 2 postagens, que vou atualizando, às vezes, com certo atraso:
Wine
Mapa em camadas, editável, para atualizar e exportar pelo CorelDraw |
A experiência recente com o Wine no Mageia 7, — cuja base de pacotes se mantém muito próxima à do Fedora, — mostrou que bastaria instalar Wine 32bit e suas dependências, para rodar antigos aplicativos do Windows (de 1999-2000).
Portanto, rodei um comando para pesquisar o nome do pacote 32bit, — e outro para instalar. — Um simples exame da lista mostrou que não ficou faltando mais nada:
# dnf search wine
...
# dnf install wine.i686
Fedora Modular 30 - x86_64 2.7 kB/s | 3.0 kB 00:01
Fedora Modular 30 - x86_64 - Updates 27 kB/s | 43 kB 00:01
Fedora 30 - x86_64 - Updates 27 kB/s | 45 kB 00:01
Fedora 30 - x86_64 3.1 kB/s | 3.1 kB 00:00
RPM Fusion for Fedora 30 - Free - Updates 6.5 kB/s | 15 kB 00:02
RPM Fusion for Fedora 30 - Free 12 kB/s | 16 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree - Updates 13 kB/s | 14 kB 00:01
RPM Fusion for Fedora 30 - Nonfree 12 kB/s | 15 kB 00:01
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Installing:
wine i686 4.12.1-1.fc30 updates 11 k
Installing dependencies:
alsa-lib i686 1.1.9-1.fc30 updates 429 k
cairo i686 1.16.0-5.fc30 updates 745 k
cups-libs i686 1:2.2.11-3.fc30 updates 271 k
dbus-libs i686 1:1.12.16-1.fc30 updates 161 k
elfutils-libelf i686 0.176-3.fc30 updates 185 k
expat i686 2.2.7-1.fc30 updates 94 k
fontconfig i686 2.13.1-8.fc30 updates 250 k
glib2 i686 2.60.5-1.fc30 updates 2.6 M
glibc i686 2.29-15.fc30 updates 3.8 M
gnutls i686 3.6.8-1.fc30 updates 905 k
gstreamer1 i686 1.16.0-1.fc30 updates 1.3 M
gstreamer1-plugins-base i686 1.16.0-1.fc30 updates 1.9 M
krb5-libs i686 1.17-14.fc30 updates 777 k
libXi i686 1.7.10-1.fc30 updates 38 k
libdrm i686 2.4.99-1.fc30 updates 157 k
libedit i686 3.1-27.20190324cvs.fc30 updates 100 k
libgcc i686 9.1.1-1.fc30 updates 95 k
libgomp i686 9.1.1-1.fc30 updates 223 k
libidn2 i686 2.2.0-1.fc30 updates 90 k
libimagequant i686 2.12.3-1.fc30 updates 64 k
libstdc++ i686 9.1.1-1.fc30 updates 615 k
libtiff i686 4.0.10-5.fc30 updates 181 k
libv4l i686 1.16.5-3.fc30 updates 183 k
libxcrypt i686 4.4.6-2.fc30 updates 126 k
llvm-libs i686 8.0.0-6.fc30 updates 22 M
mesa-dri-drivers i686 19.0.8-1.fc30 updates 15 M
mesa-filesystem i686 19.0.8-1.fc30 updates 18 k
mesa-libEGL i686 19.0.8-1.fc30 updates 116 k
mesa-libGL i686 19.0.8-1.fc30 updates 161 k
mesa-libOSMesa i686 19.0.8-1.fc30 updates 2.6 M
mesa-libOSMesa x86_64 19.0.8-1.fc30 updates 2.4 M
mesa-libgbm i686 19.0.8-1.fc30 updates 40 k
mesa-libglapi i686 19.0.8-1.fc30 updates 36 k
mesa-vulkan-drivers i686 19.0.8-1.fc30 updates 2.2 M
openssl-libs i686 1:1.1.1c-2.fc30 updates 1.4 M
orc i686 0.4.29-2.fc30 updates 168 k
p11-kit i686 0.23.16.1-1.fc30 updates 243 k
pcre i686 8.43-2.fc30 updates 186 k
pcre2 i686 10.33-6.fc30 updates 251 k
pulseaudio-libs i686 12.2-6.fc30 updates 670 k
samba-common-tools x86_64 2:4.10.5-1.fc30 updates 383 k
samba-winbind x86_64 2:4.10.5-1.fc30 updates 470 k
samba-winbind-clients x86_64 2:4.10.5-1.fc30 updates 74 k
samba-winbind-modules x86_64 2:4.10.5-1.fc30 updates 51 k
systemd-libs i686 241-8.git9ef65cb.fc30 updates 508 k
wine-alsa i686 4.12.1-1.fc30 updates 70 k
wine-alsa x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 74 k
wine-arial-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 99 k
wine-capi i686 4.12.1-1.fc30 updates 17 k
wine-capi x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 17 k
wine-cms i686 4.12.1-1.fc30 updates 40 k
wine-cms x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 44 k
wine-common noarch 4.12.1-1.fc30 updates 65 k
wine-core i686 4.12.1-1.fc30 updates 84 M
wine-core x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 88 M
wine-courier-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 89 k
wine-desktop noarch 4.12.1-1.fc30 updates 113 k
wine-filesystem noarch 4.12.1-1.fc30 updates 46 k
wine-fixedsys-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 24 k
wine-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 11 k
wine-ldap i686 4.12.1-1.fc30 updates 86 k
wine-ldap x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 92 k
wine-marlett-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 23 k
wine-mono noarch 4.9.0-1.fc30 updates 64 M
wine-ms-sans-serif-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 1.6 M
wine-openal i686 4.12.1-1.fc30 updates 21 k
wine-openal x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 24 k
wine-opencl i686 4.12.1-1.fc30 updates 27 k
wine-opencl x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 29 k
wine-pulseaudio i686 4.12.1-1.fc30 updates 61 k
wine-pulseaudio x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 64 k
wine-small-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 26 k
wine-symbol-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 37 k
wine-system-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 30 k
wine-systemd noarch 4.12.1-1.fc30 updates 12 k
wine-tahoma-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 115 k
wine-times-new-roman-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 105 k
wine-twain i686 4.12.1-1.fc30 updates 93 k
wine-twain x86_64 4.12.1-1.fc30 updates 100 k
wine-wingdings-fonts noarch 4.12.1-1.fc30 updates 24 k
SDL2 i686 2.0.9-3.fc30 fedora 447 k
SDL2 x86_64 2.0.9-3.fc30 fedora 413 k
avahi-libs i686 0.7-18.fc30 fedora 63 k
bzip2-libs i686 1.0.6-29.fc30 fedora 38 k
cdparanoia-libs i686 10.2-29.fc30 fedora 53 k
cyrus-sasl-lib i686 2.1.27-0.6rc7.fc30 fedora 97 k
flac-libs i686 1.3.2-10.fc30 fedora 207 k
freetype i686 2.9.1-7.fc30 fedora 372 k
fribidi i686 1.0.5-2.fc30 fedora 83 k
gd i686 2.2.5-8.fc30 fedora 135 k
gmp i686 1:6.1.2-10.fc30 fedora 259 k
graphite2 i686 1.3.10-7.fc30 fedora 116 k
gsm i686 1.0.18-4.fc30 fedora 31 k
harfbuzz i686 2.3.1-1.fc30 fedora 567 k
isdn4k-utils i686 3.27-17.fc30 fedora 1.1 M
isdn4k-utils x86_64 3.27-17.fc30 fedora 1.1 M
isdn4k-utils-data noarch 3.27-17.fc30 fedora 323 k
jbigkit-libs i686 2.1-16.fc30 fedora 50 k
keyutils-libs i686 1.6-2.fc30 fedora 30 k
lcms2 i686 2.9-5.fc30 fedora 167 k
libFAudio i686 19.03-1.fc30 fedora 97 k
libFAudio x86_64 19.03-1.fc30 fedora 89 k
libICE i686 1.0.9-15.fc30 fedora 67 k
libSM i686 1.2.3-2.fc30 fedora 40 k
libX11 i686 1.6.7-1.fc30 fedora 620 k
libX11-xcb i686 1.6.7-1.fc30 fedora 11 k
libXau i686 1.0.9-1.fc30 fedora 30 k
libXcomposite i686 0.4.4-16.fc30 fedora 22 k
libXcursor i686 1.1.15-5.fc30 fedora 29 k
libXdamage i686 1.1.4-16.fc30 fedora 20 k
libXext i686 1.3.3-11.fc30 fedora 38 k
libXfixes i686 5.0.3-9.fc30 fedora 18 k
libXft i686 2.3.2-12.fc30 fedora 59 k
libXinerama i686 1.1.4-3.fc30 fedora 13 k
libXpm i686 3.5.12-9.fc30 fedora 56 k
libXrandr i686 1.5.1-9.fc30 fedora 26 k
libXrender i686 0.9.10-9.fc30 fedora 26 k
libXtst i686 1.2.3-9.fc30 fedora 20 k
libXv i686 1.0.11-9.fc30 fedora 17 k
libXxf86vm i686 1.1.4-11.fc30 fedora 18 k
libasyncns i686 0.8-16.fc30 fedora 29 k
libblkid i686 2.33.2-1.fc30 fedora 161 k
libcap i686 2.26-5.fc30 fedora 47 k
libcom_err i686 1.44.6-1.fc30 fedora 27 k
libdatrie i686 0.2.9-9.fc30 fedora 31 k
libdb i686 5.3.28-37.fc30 fedora 809 k
liberation-fonts noarch 1:2.00.5-1.fc30 fedora 8.0 k
libexif i686 0.6.21-19.fc30 fedora 346 k
libffi i686 3.1-19.fc30 fedora 30 k
libgcrypt i686 1.8.4-3.fc30 fedora 416 k
libglvnd i686 1:1.1.0-4.gitf92208b.fc30 fedora 57 k
libglvnd-egl i686 1:1.1.0-4.gitf92208b.fc30 fedora 43 k
libglvnd-gles i686 1:1.1.0-4.gitf92208b.fc30 fedora 30 k
libglvnd-glx i686 1:1.1.0-4.gitf92208b.fc30 fedora 108 k
libgpg-error i686 1.33-2.fc30 fedora 244 k
libgphoto2 i686 2.5.21-3.fc30 fedora 1.4 M
libieee1284 i686 0.2.11-30.fc30 fedora 41 k
libjpeg-turbo i686 2.0.2-1.fc30 fedora 168 k
libmount i686 2.33.2-1.fc30 fedora 182 k
libogg i686 2:1.3.3-2.fc30 fedora 24 k
libpcap i686 14:1.9.0-3.fc30 fedora 156 k
libpciaccess i686 0.14-3.fc30 fedora 27 k
libpng i686 2:1.6.36-1.fc30 fedora 115 k
libselinux i686 2.9-1.fc30 fedora 85 k
libsepol i686 2.9-1.fc30 fedora 308 k
libsndfile i686 1.0.28-10.fc30 fedora 203 k
libtasn1 i686 4.13-7.fc30 fedora 71 k
libthai i686 0.1.28-2.fc30 fedora 200 k
libtheora i686 1:1.1.1-23.fc30 fedora 168 k
libtool-ltdl i686 2.4.6-29.fc30 fedora 36 k
libunistring i686 0.9.10-5.fc30 fedora 423 k
libusbx i686 1.0.22-2.fc30 fedora 68 k
libuuid i686 2.33.2-1.fc30 fedora 27 k
libva i686 2.4.1-1.fc30 fedora 86 k
libverto i686 0.3.0-7.fc30 fedora 21 k
libvisual i686 1:0.4.0-26.fc30 fedora 147 k
libvkd3d i686 1.1-2.fc30 fedora 157 k
libvkd3d x86_64 1.1-2.fc30 fedora 150 k
libvorbis i686 1:1.3.6-4.fc30 fedora 183 k
libwayland-client i686 1.17.0-1.fc30 fedora 32 k
libwayland-cursor i686 1.17.0-1.fc30 fedora 20 k
libwayland-egl i686 1.17.0-1.fc30 fedora 13 k
libwayland-server i686 1.17.0-1.fc30 fedora 38 k
libwebp i686 1.0.2-2.fc30 fedora 274 k
libxcb i686 1.13.1-2.fc30 fedora 220 k
libxml2 i686 2.9.9-2.fc30 fedora 696 k
libxshmfence i686 1.3-4.fc30 fedora 11 k
lockdev i686 1.0.4-0.29.20111007git.fc30 fedora 30 k
lz4-libs i686 1.8.3-2.fc30 fedora 61 k
mingw32-wine-gecko noarch 2.47-2.fc26 fedora 48 M
mpg123-libs i686 1.25.10-2.fc30 fedora 212 k
ncurses-libs i686 6.1-10.20180923.fc30 fedora 308 k
nettle i686 3.4.1rc1-2.fc30 fedora 314 k
nss-mdns i686 0.14.1-3.fc30 fedora 38 k
openal-soft i686 1.19.1-2.fc30 fedora 522 k
openldap i686 2.4.47-1.fc30 fedora 298 k
opus i686 1.3.1-1.fc30 fedora 213 k
pango i686 1.43.0-3.fc30 fedora 274 k
pixman i686 0.38.0-1.fc30 fedora 259 k
readline i686 8.0-2.fc30 fedora 198 k
sane-backends x86_64 1.0.27-23.fc30 fedora 763 k
sane-backends-drivers-cameras x86_64 1.0.27-23.fc30 fedora 29 k
sane-backends-drivers-scanners x86_64 1.0.27-23.fc30 fedora 2.3 M
sane-backends-libs i686 1.0.27-23.fc30 fedora 85 k
spirv-tools-libs i686 2019.1-1.fc30 fedora 1.2 M
unixODBC i686 2.3.7-4.fc30 fedora 428 k
unixODBC x86_64 2.3.7-4.fc30 fedora 411 k
vulkan-loader i686 1.1.97.0-0.fc30 fedora 109 k
xz-libs i686 5.2.4-5.fc30 fedora 92 k
zlib i686 1.2.11-15.fc30 fedora 91 k
Installing weak dependencies:
openssl-pkcs11 i686 0.4.10-1.fc30 fedora 64 k
sane-backends-drivers-cameras i686 1.0.27-23.fc30 fedora 31 k
sane-backends-drivers-scanners i686 1.0.27-23.fc30 fedora 2.4 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Install 194 Packages
Total download size: 377 M
Installed size: 1.6 G
Is this ok [y/N]: y
...
Installed:
...
Complete!
Configurações utilizadas no Wine desde 2016 |
Os itens básicos do Wine apareceram de imediato no Menu, —e o passo seguinte foi configurá-lo, pelo roteiro anotado há 3 anos, — que até hoje funcionou em todas as distros:
- Alterar a versão do Windows para XP
- Adicionar 10 bibliotecas necessárias às versões dos aplicativos (específicos)
- Configurar o acesso às partições Sites (E:\) e Works (F:\)
Rodando instaladores a partir das imagens ISO de antigos CDs |
Para evitar os rangidos de velhos CDs de instalação, foram montadas suas imagens ISO, — uma de cada vez, — para abrir os arquivos de instalação pelo Wine.
Montagem:
# mkdir /mnt/iso
# mount -t iso9660 -o loop /run/media/flavio/Armazem1/Downloads/ISO_CD_Installer/ISOs/corel9_prog.iso /mnt/iso/
mount: /mnt/iso: WARNING: device write-protected, mounted read-only.
Desmonte:
# umount /run/media/flavio/Armazem1/Downloads/ISO_CD_Installer/ISOs/corel9_prog.iso /mnt/iso/ /mnt/iso
umount: /mnt/iso/: not mounted.
umount: /mnt/iso: not mounted.
# rmdir /mnt/iso
Experiência anterior com Wine e CorelDraw no Fedora 25, |
Os bons resultados não foram uma surpresa total. — Em Fevereiro de 2017, já tinha rodado essa velha versão do CorelDraw no Fedora 25; — bem como um Word 2000, para converter velhos textos, usando velhas macros.
O que falhou, em 2017, foi o Dreamweaver, por motivos que não cheguei a compreender, — mas funcionou sem problemas, agora, — após uma demora (habitual em várias distros), de 4h 27min (das 16:44 às 21:11), para abrir pela primeira vez.
Naquele momento (Fevereiro 2017), faziam apenas 30 dias que me aventurava fora do “universo Debian / Ubuntu”, — no qual me havia mantido confinado durante os 10 anos anteriores. — Conseguir instalar 2 de 3 aplicativos no Wine, naquela época, pode-se dizer que foi uma “taxa de êxito” bem razoável.
Remoção do PIM e PackageKit
Fedora 30 KDE rodando 17 processos do PIM |
Desde a primeira sessão do Fedora 30 KDE instalado no computador, foi notada a existência de 17 processos Akonadi, — relacionados à suíte “Personal Information Management” (PIM), — que não uso.
Além disso, as sessões estavam começando com uso de 800 MiB RAM, — o que tornava mais ou menos urgente remover o PIM.
Não consegui encontrar o comando certo para remover o meta-pacote, ou o “grupo”, — por isso, usei um comando para remover os aplicativos principais, — e isso bastou para eliminar meia tonelada de dependências.
# dnf search pim
Last metadata expiration check: 0:09:01 ago on sex 05 jul 2019 18:00:02 -03.
========================================== Name & Summary Matched: pim ===========================================
...
# dnf info kdepim
Last metadata expiration check: 0:11:07 ago on sex 05 jul 2019 18:00:02 -03.
Available Packages
Name : kdepim
Epoch : 7
Version : 17.12.3
Release : 3.fc30
Architecture : x86_64
Size : 7.7 k
Source : kdepim-17.12.3-3.fc30.src.rpm
Repository : fedora
Summary : KDE Personal Information Metapackage
URL : https://community.kde.org/KDE_PIM
License : GPLv2
Description : KDE Personal Information Metapackage, including:
: * akregator: feed aggregator
: * blogilo: blogging application, focused on simplicity and usability}
: * kmail: email client
: * knotes: sticky notes for the desktop
: * kontact: integrated PIM management
: * korganizer: journal, appointments, events, todos
2019-07-05 18:53:52
# dnf remove korganizer kmail akregator ktnef kaddressbook konversation kf5-akonadi-server mariadb-common
No match for argument: ktnef
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Removing:
akregator x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.9 M
kaddressbook x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 758 k
kf5-akonadi-server x86_64 19.04.2-2.fc30 @updates 14 M
kmail x86_64 19.04.2-2.fc30 @updates 14 M
konversation x86_64 1.7.5-4.fc30 @anaconda 15 M
korganizer x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 7.3 M
mariadb-common x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 179 k
Removing dependent packages:
kf5-akonadi-server-mysql x86_64 19.04.2-2.fc30 @updates 3.4 k
kgpg x86_64 18.12.2-1.fc30 @anaconda 8.0 M
kontact x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.6 M
mariadb-embedded x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 22 M
Removing unused dependencies:
akonadi-import-wizard x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 2.8 M
akregator-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.3 M
grantlee-editor x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.4 M
grantlee-editor-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 208 k
kaddressbook-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 847 k
kdepim-addons x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 11 M
kdepim-apps-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.1 M
kdepim-runtime x86_64 1:19.04.2-1.fc30 @updates 20 M
kdepim-runtime-libs x86_64 1:19.04.2-1.fc30 @updates 2.6 M
kf5-akonadi-calendar x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 2.6 M
kf5-akonadi-contacts x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.3 M
kf5-akonadi-mime x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.1 M
kf5-akonadi-notes x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 170 k
kf5-akonadi-search x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.6 M
kf5-calendarsupport x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.4 M
kf5-eventviews x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.7 M
kf5-grantleetheme x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 283 k
kf5-incidenceeditor x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.4 M
kf5-kalarmcal x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.1 M
kf5-kcalendarcore x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.4 M
kf5-kcalendarutils x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.9 M
kf5-kcontacts x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 2.1 M
kf5-kdav x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 591 k
kf5-kidentitymanagement x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 511 k
kf5-kimap x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.3 M
kf5-kitinerary x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.8 M
kf5-kldap x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 885 k
kf5-kmailtransport x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.2 M
kf5-kmailtransport-akonadi x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 204 k
kf5-kmbox x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 116 k
kf5-kmime x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 798 k
kf5-kontactinterface x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 242 k
kf5-kpimtextedit x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.6 M
kf5-kpkpass x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 172 k
kf5-ksmtp x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 258 k
kf5-ktnef x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 650 k
kf5-libgravatar x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 247 k
kf5-libkdepim x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.6 M
kf5-libkdepim-akonadi x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 973 k
kf5-libkleo x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 2.7 M
kf5-libksieve x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 5.2 M
kf5-mailcommon x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 4.6 M
kf5-mailimporter x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.5 M
kf5-mailimporter-akonadi x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 106 k
kf5-messagelib x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 18 M
kf5-pimcommon x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.9 M
kf5-pimcommon-akonadi x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 542 k
kmail-account-wizard x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.3 M
kmail-libs x86_64 19.04.2-2.fc30 @updates 5.5 M
kontact-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 433 k
korganizer-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.9 M
libical x86_64 3.0.4-3.fc30 @anaconda 1.8 M
libkgapi x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 3.6 M
libkolabxml x86_64 1.1.6-10.fc30 @anaconda 3.9 M
mariadb x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 39 M
mariadb-backup x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 27 M
mariadb-cracklib-password-check x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 21 k
mariadb-errmsg x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 2.3 M
mariadb-gssapi-server x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 28 k
mariadb-server x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 93 M
mariadb-server-utils x86_64 3:10.3.12-10.fc30 @anaconda 11 M
perl-DBD-MySQL x86_64 4.050-2.fc30 @anaconda 367 k
perl-DBI x86_64 1.642-2.fc30 @anaconda 1.8 M
perl-Math-BigInt noarch 1:1.9998.16-2.fc30 @anaconda 689 k
perl-Math-Complex noarch 1.59-436.fc30 @updates 86 k
pim-data-exporter x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.2 M
pim-data-exporter-libs x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 738 k
pim-sieve-editor x86_64 19.04.2-1.fc30 @updates 1.7 M
qt5-qtbase-mysql x86_64 5.12.4-1.fc30 @updates 117 k
qt5-qtnetworkauth x86_64 5.12.4-1.fc30 @updates 376 k
xerces-c x86_64 3.2.2-2.fc30 @anaconda 4.9 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Remove 82 Packages
Freed space: 411 M
Is this ok [y/N]: y
...
Complete!
O PackageKit (com o Plasma Discover) ainda mantinha um consumo inútil de recursos, — Rede, CPU, RAM, — principalmente nos primeiros minutos de cada sessão.
Podia ser eliminado, — uma vez que prefiro fazer as atualizações por comando.
Notei que o primeiro comando encontra informações do “packagekit” (em minúsculas), — mas a remoção só foi funcionou quando especifiquei “PackageKit” (maiúsculas e minúsculas):
# dnf info packagekit
Last metadata expiration check: 1:21:20 ago on sex 05 jul 2019 18:00:02 -03.
Installed Packages
Name : PackageKit
Version : 1.1.12
Release : 5.fc30
Architecture : x86_64
Size : 2.7 M
Source : PackageKit-1.1.12-5.fc30.src.rpm
Repository : @System
From repo : anaconda
Summary : Package management service
URL : http://www.freedesktop.org/software/PackageKit/
License : GPLv2+ and LGPLv2+
Description : PackageKit is a D-Bus abstraction layer that allows the session user
: to manage packages in a secure way using a cross-distro,
: cross-architecture API.
# dnf remove PackageKit
Dependencies resolved.
==================================================================================================================
Package Architecture Version Repository Size
==================================================================================================================
Removing:
PackageKit x86_64 1.1.12-5.fc30 @anaconda 2.7 M
Removing dependent packages:
plasma-discover x86_64 5.15.5-1.fc30 @updates 9.2 M
plasma-pk-updates x86_64 0.3.2-3.fc30 @anaconda 1.3 M
Removing unused dependencies:
comps-extras noarch 24-5.fc30 @anaconda 83 k
libappstream-glib x86_64 0.7.15-1.fc30 @anaconda 1.1 M
plasma-discover-libs x86_64 5.15.5-1.fc30 @updates 2.5 M
Transaction Summary
==================================================================================================================
Remove 6 Packages
Freed space: 17 M
Is this ok [y/N]: y
...
Complete!
Método de leitura da Memória RAM cerca de 1 minuto após o carregamento do ambiente KDE |
A observação da sequência de inicializações mostra os resultados obtidos: — Tempo de Boot até a exibição do ambiente KDE completo, — e o uso de Memória RAM cerca de 1 minuto mais tarde, de acordo com o Conky:
com PIM:
Boot 1’32’’ 829 MiB RAM ... 727 MiB RAM aos 13 minutos uptime
Boot 1’35’’ 829 MiB RAM
sem PIM:
Boot 1’25’’ 616 MiB RAM ... 512 MiB RAM aos 14 minutos uptime
sem PackageKit:
Boot 1’28’’ 517 MiB RAM ... 510 MiB RAM aos 7’30’’ uptime
Boot 1’28’’ 520 MiB RAM
Boot 1’28’’ 534 MiB RAM
Boot 1’35’’ 533 MiB RAM
Boot 1’31’’ 534 MiB RAM
Boot 1’19’’ 539 MiB RAM
Em 3 momentos, anotei também o uso de Memória RAM vários minutos após a exibição do KDE:
- Queda de 102 MiB, de 829 para 727 MiB RAM aos 13 minutos uptime, — quando o PackageKit + Discover já acabaram de verificar se existem atualizações, — e entram em “repouso”, até a próxima verificação agendada;
- Queda de 104 MiB, de 616 para 512 MiB aos 14 minutos uptime, — quando o PackageKit + Discover já acabaram de verificar se existem atualizações, — e entram em “repouso”;
- Queda insignificante, de 517 MiB para 510 MiB, por volta dos 7’30’’ uptime, — após a remoção do PackageKit + Discover, — por acomodação de algum outro serviço inicial, de pouco “peso”, ainda não identificado.
Isso permite supor que os 17 processos Akonadi do PIM respondiam pelo uso de cerca de 214 MiB RAM, — e o PackageKit + Discover, pelo uso de outros 103 MiB RAM, em média.
A partir do dia 8 Julho 2019, esses números voltaram a subir um pouco, — devido à instalação dos widgets de Clima (Weather) e de Fases da Lua (Moon Phase), — conforme anotações feitas do dia 10 em diante:
Boot 1’24’’ 568 MiB RAM
Boot 1’27’’ 568 MiB RAM
Boot 1’36’’ 568 MiB RAM
São números ainda relativamente altos, no conjunto das distros instaladas há mais tempo, — quase todas na faixa de 360 ~ 490 MiB, sendo exceção apenas o openSUSE Tumbleweed, com seus serviços de manutenção de BtrFS e Snapshots, — e que chega a usar cerca de 511 MiB RAM no início de algumas sessões.
Dolphin
Reiniciando Dolphin após ocultar cada partição, para evitar crash |
Por padrão, o Dolphin exibe no painel “Locais” (Places, F9), à esquerda, todas as partições encontradas (29, nesta máquina, excluídas Swap), — além da Home, Root, Lixeira, Remoto (Rede), Pesquisa (Documentos, Imagens, Áudio, Vídeo), Recentes (Hoje, Ontem, Semana passada, Mês passado), — o que é muito incômodo, pois exigiria rolagens quilométricas, milhares de vezes por dia.
Pessoalmente, utilizo apenas Home, Root, Lixeira, as 5 partições de dados, — e acrescento 1 ou 2 pastas (Dolphin, Byteria).
É possível ocultar seções inteiras, — Pesquisa e Recentes, por exemplo, — clicando nelas com o botão direito do mouse.
No caso dos Dispositivos (Devices), preciso ocultar a maioria das 29 partições exibidas, — de modo seletivo, uma por uma, para deixar as 5 que de fato uso: — Sites, Works, XTudo, Armazem1, Armazem2.
Esse é um recurso ainda imperfeito, — do KDE ou de sua implementação nas distros Linux. — Encontrei apenas 1 ou 2 distros em que consegui ocultar 22 partições, uma após outra, de uma só vez, e deu tudo certo.
Na maioria das distros, isso é trabalho perdido. — Você oculta 22 partições, e quando abre o Dolphin outra vez, pelo menos 21 voltam a aparecer. — E em algumas distros, o Dolphin pode fechar de modo inesperado, logo que você tenta ocultar uma segunda partição.
Já encontrei um problema similar no editor de Menu do Cinnamon, — que quebrava, quando se tentava editar uma segunda entrada, logo em seguida à primeira.
A experiência já mostrou que “basta” fechar e abrir o Dolphin, após ocultar 1 partição, — outra vez, após ocultar outra, — e assim por diante.
Em geral, começo a fazer isso logo no início das configurações, — entremeando uma coisa e outra, além de Logouts, Restarts, — de modo que no fim de algumas horas o Painel esquerdo (F9) está “limpo”.
Pré-visualizações apareceram no painel Info (F11) antes de serem habilitadas nas Configurações |
Entre as pré-Visualizações no Dolphin, faltavam as de Vídeos e KML / KMZ, — o que foi resolvido pela instalação do ffmpegthumbs e do Marble.
Em Ícones, as pré-visualizações só apareceram depois de habilitadas nas Configurações do Dolphin |
O efeito foi imediato no painel Informações (F11), — mas só após habilitá-los nas Configurações do Dolphin, também fez efeito no Modo de Exibição em Ícones.
248 2019-07-23_19-42-41 # rpm -qa marble
249 2019-07-23_19-42-51 # dnf search marble
250 2019-07-23_19-43-33 # dnf install marble
251 2019-07-23_19-49-44 # rpm -qa ffmpegthumbs
252 2019-07-23_19-49-58 # dnf search ffmpegthumbs
253 2019-07-23_19-52-47 # dnf install ffmpegthumbs
Pacotes adicionados (II)
Até o dia 29 Julho 2019, a lista dos pacotes (e repositórios) adicionados ficou assim, — omitidos erros de digitação e outras instalações, como a do Grub em /dev/sdc:
# history | grep install
9 2019-07-05_00-57-01 # dnf install lm_sensors
10 2019-07-05_00-57-49 # dnf install chromium
11 2019-07-05_01-01-37 # dnf install libreoffice
12 2019-07-05_01-08-38 # dnf install conky
13 2019-07-05_01-10-43 # dnf install gimp
14 2019-07-05_01-14-20 # dnf install gnome-screenshot
15 2019-07-05_01-15-36 # dnf install pyrenamer
17 2019-07-05_01-22-11 # dnf install krename
18 2019-07-05_01-30-57 # dnf install kate
19 2019-07-05_01-49-41 # dnf install mc
... ...
74 2019-07-05_22-00-16 # dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
75 2019-07-05_22-02-07 # dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
77 2019-07-05_22-06-41 # dnf install vlc
... ...
120 2019-07-15_12-52-40 # dnf install chromium-libs-media-freeworld
121 2019-07-15_13-07-46 # dnf install chromium-vaapi
123 2019-07-15_13-36-37 # dnf install fedora-chromium-config.noarch
133 2019-07-17_13-43-31 # dnf install filelight
134 2019-07-17_13-44-40 # dnf install kstars
243 2019-07-23_14-08-22 # dnf install ffmpeg
250 2019-07-23_19-43-33 # dnf install marble
253 2019-07-23_19-52-47 # dnf install ffmpegthumbs
264 2019-07-24_17-02-14 # dnf install ImageMagick
276 2019-07-24_20-21-46 # dnf install chromium-libs-media-freeworld
ImageMagick é um requisito para conversão rápida de arquivos PNG em JPEG, — mas ainda falta algum pacote, para incorporar essa habilidade no Menu de contexto no Dolphin.
Essa lista também não inclui o tema Maia transparent, a decoração de janelas Transparent oxygen e os widgets de Clima (Weather) e Fases da Lua (Moon Phase, by Gealach), — baixados e instalados pelos mecanismos do próprio KDE Plasma.
Observações
Fedora 30 KDE após 3 dias instalado no HDD |
Os resultados obtidos até 3 dias após a instalação do Fedora 30 KDE (acima) podem parecer fracos, tendo em vista que já havia feito 2 tentativas, nos últimos 2 anos, — mas eu podia me considerar satisfeito de ter evitado 2 problemas, registrados nas vezes anteriores:
- Nenhuma mensagem de “out of space”, — como no Fedora 25 KDE, no final de cada atualização pelo aplicativo GUI automático;
- Nenhuma mensagem de “[kde-app]rc non-writable”, — como no Fedora 28 KDE, a partir de 20 ou 120 minutos, ao fechar qualquer aplicativo.
Em suma, finalmente tenho um Fedora “normal”, — sem problemas esquisitos.
Agora, o desafio era solucionar a lentidão, quase-trava, do Chromium, — com uso excessivo de CPU. — mas isso não tinha nada de esquisito, e com certeza poderia ser enfrentado.
Fedora 30 KDE após 2 semanas da instalação |
A solução do problema do Chromium no Fedora acabou resolvendo também o prolongado impasse com o Chromium no Debian.
O resultado desses 2½ anos me aventurando em distros não-debian, — após 10 anos restrito quase que só ao Kubuntu (e KDE Neon, Mint KDE), — é que, pela primeira vez, tenho 9 distros 100% produtivas.
E pela primeira vez, Kubuntu não está entre elas. — O Linux Mint KDE deixará boas lembranças, quando tiver de ser removido. — E se nunca mais conseguir instalar um KDE Neon (como já ocorre há 2 anos, nesse velho hardware), o mundo não se acaba.
O objetivo não era encontrar “uma” distro para ser a “única”, — mas alcançar um patamar mínimo de independência, principalmente em relação a empresas de qualquer tipo. — E mesmo distros 100% comunitárias não são imunes ao inesperado, tal como mudanças de rumo, decadência ou, delzulivre, encerramento.
Além disso, sempre tive pelo menos 2 distros em dualboot, — para não perder tempo em caso de desastres, — “… que he mais commodo e mais seguro estar onde se tem o que sobeja; que se esperar o de que se carece”.
Wallpapers
Imagem meramente ilustrativa. Consulte a tábua das marês de sua cidade |
Acima - Maré alta em uma rua do centro histórico de Parati (RJ), Brasil, fotografada por Sérgio Teodoro da Silva, em 15 Setembro 2016, — infelizmente, com baixa legibilidade do Conky.
“A vila, diziam, tinha sido construída obedecendo a um engenhoso plano que compreendia o uso da maré para a limpeza das ruas. Com a enchente o arruamento alagava-se, e a vazante levava a sujeira para o mar, lavando as pedras” (O Retrato do Rei, Ana Miranda).
Por motivos assim, difíceis de prever, foram baixadas várias imagens.
Todas essas imagens experimentadas como Wallpapers podem ser encontradas na Wikimedia Commons, nas categorias:
Foram baixadas imagens de Sérgio Teodoro da Silva, Ferreiraandreza, Leandro Neumann Ciuffo, Glauco Umbelino, Eliane Riquena, Nelson Alexandre Brolese, Mike Peel, — entre outros, — e várias delas têm sido aplicadas como Wallpapers em outras distros, desde o início de 2017.
De um modo geral, a edição das imagens se tem limitado a 2 aspectos:
- Giro para colocar a prumo elementos verticals próximos ao centro das imagens; e
- Recorte para 1280 x 1024 pixels, privilegiando áreas de 260 pixels que ofereçam boa legibilidade do Conky, à esquerda.
xxx
— … ≠ • ≠ … —
Não-debians
- Upgrade para o Fedora 32
- Void Linux + KDE Plasma
- Arch Linux - instalação com KDE Plasma
- Exporando os galhos da árvore Linux
- Upgrade do Fedora 30 para Fedora 31
- Mandrake + Conectiva = Mandriva Linux
- PCLinuxOS KDE - instalação e configuração
- Fedora 30 KDE - instalação e configuração
- Upgrade do openSUSE Leap para Tumbleweed
- Mageia 7 (beta2) - Instalação e configuração
- Sabayon Linux Plasma KDE
- Fedora 28 KDE - install, config
- openSUSE: upgrade para Leap 15.0
- Slackware Plasma 5 KDE - reinstalação
- Manjaro - live, install, config (II)
- PCLinuxOS - Kernel patch Spectre Meltdown
- PCLinuxOS - Add Locale, LibreOffice manager & Software Center
- Mageia 6 - Kernel 4.14
- PCLinuxOS - instalação direta (sem sessão Live)
- PCLinuxOS - instalação e configuração
- Rosa Desktop Fresh R10 - live DVD, instalação e configuração
- openSUSE Tumbleweed - desastre e recuperação
- Slackware Plasma 5 KDE - instalação e configuração
- Slackware - instalação e aprendizado (interrompido)
- openSUSE - removendo Snapper, PIM, Baloo e Akonadi
- Escolhendo Grub entre vários Linux
- Escolhendo (e aprendendo) Linux conforme as necessidades
- Arch Linux KDE - Instalação e configuração
- Mageia 6 sta2 - Instalação e configuração
- Montagem de partições no Antergos e no Manjaro
- Transição do Manjaro (rolling-release) para 17.0
- Sabayon 16.11 KDE - Instalação e configuração
- Fedora 25 KDE - Instalação e configuração
- Consertando o Manjaro após erro em atualização
- openSUSE Leap 42.2 - Instalação e configuração
- Instalação do Manjaro KDE 16.10.3 stable
- Mageia 5 KDE Live USB
- Fedora 24 alpha KDE em sessão Live USB
Muito interessante o relato. Gostaria de adicionar minhas impressões:
ResponderExcluirGRUB
Você ainda está usando mbr no particionamento dos discos rígidos. Talvez seu hardware não tenha suporte a UEFI, mas caso tenha, é muitas vezes mais proveitoso você usá-lo. Na partição efi você pode instalar tantos sistemas operacionais quanto espaço tiver, e um não prejudica o outro. Você pode escolher qual grub quer iniciar pelo menu de boot da placa mãe. Alguns meses atrás eu me aventurei a aprender isso e, embora seja uma filosofia diferente, é muito simples.
Back-up
Durante vários anos usei o Debian em duas partições, uma / e outra /home. A cada dois meses eu fazia uma arrumação na /home e depois backup das duas partições (usando o tar, dando boot pelo pendrive com instalador). Isso me salvou de grandes trapalhadas, até porque era um notebook com ssd e não dava para instalar vários SO (eu já tinha o debian e o Windows em 250Gb). Hoje com o desktop tenho instalados o Debian 9, 10, Manjaro e OpenSuse Tumbleweed. Já não faço mais os backups da partição raiz e com o boot uefi, é só apertar F11 na inicialização que posso escolher qualquer grub para iniciar a máquina.
LOGs
Também adquiri o hábito de gravar as alterações feitas no SO depois da instalação. Esses dias o btrfs do tumbleweed ficou corrompido e só montava read-only. No Debian, baixei a iso completa do Tumbleweed atualizado e reinstalei o sistema. Quando reiniciei o sistema o /home já estava arrumado da mesma forma, com preferências do KDE, etc... Abri meu arquivo de modificações e instalei os pacotes, depois no Yast fiz as modificações que já tinha anotado. Muito bom e demanda poucos segundos de esforço anotar o que está fazendo.
Valeu!
ResponderExcluirO hardware é antigo, mesmo. +/- 2008. ─ Mas continua firme, com KDE.
Eu só faço backup dos documentos. E um backup do backup, também. Faz tempo que não perco nenhum sistema. O último desastre já tem mais de 2 anos. O Debian testing, por exemplo, já vai completar 3 anos. Não faço muita maluquice, só uso.
É verdade, guardar os logs agiliza muito, na hora de instalar outra vez.