Translate

sábado, 25 de junho de 2016

Debian testing Stretch KDE - instalação e configuração (III)

Uso de Memória RAM ao iniciar o Debian testing “Stretch” KDE sem PIM, Baloo ou KDEwallet

Instalar e configurar o Debian, — mesmo que demore a conseguir rodar tudo que já roda normalmente no Kubuntu, — é um investimento em aprendizagem.

Mal começava a engatinhar no Linux, através do Kurumin, — uma das primeiras distribuições “facilitadas” para iniciantes, com direito a “Live CD”, — quando ele foi “descontinuado” (2008), e precisei pesquisar as alternativas mais próximas do pouco que já sabia, e das preferências já definidas.

A pesquisa resultou melhor do que se podia esperar de um iniciante, — fixou-se entre o Kubuntu 8.04, e o Debian 5 (Lenny) KDE, — bem no centro das preferências mantidas (e confirmadas) até hoje.

Acontece que havia urgência em tornar o Linux “produtivo”, e o esforço se concentrou no Kubuntu, por ser mais “dócil” para um iniciante.

Embora logo tenha começado a sempre instalar um “segundo” Linux, — Debian ou Mint, — demorou alguns anos, até poder investir mais tempo neles.

O Debian, em especial, foi ficando por último, — devido a algumas “dificuldades” que sempre apareciam, mesmo quando parecia já estar razoavelmente amansado.

Voltar ao Debian, portanto, é um velho desafio, — enfrentar as “dificuldades” (aparentes), — na verdade “aprender” e “entender”.

E, para “aprender” e “entender”, convém usar uma instalação correta, “como deve ser”.

Por isso, esta já é a terceira instalação do Debian testing “Stretch”, em poucos dias, e — após organizar este relato, — talvez seja substituída por uma quarta instalação, — “definitiva”, se tudo correr bem.

  • 1ª instalação (2 Jun. 2016) - Usada ISO “CD-1 Xfce” (não-Live). — Foram incluídos na instalação, além do “ambiente padrão” (Xfce), o Gnome, MATE, Xfce, LXDE. — Foi tentado nãoformatar” a partição de sistema. — Foi compartilhando o mesmo Swap (único) de 8,3 GiB, até então usado em comum pelos Kubuntu, Linux Mint e KDE Neon. — Relato da 1ª e da 2ª instalação.

  • 2ª instalação (11 Jun. 2016) - Utilizada ISO “Netinstall” (também não-Live). — Instalados todos os “ambientes gráficos” disponíveis: — Padrão (Xfce), Gnome, Xfce, KDE, Cinnamon, MATE, LXDE. — Foi feita com Swap dedicado (exclusivo), — já tinham sido criadas partições Swap separadas para cada sistema. — Mais uma vez, foi tentado nãoformatar” a partição de sistema (“/” = sda3). — Relato da 1ª e da 2ª instalação (Duração: 2h00min).

  • 3ª instalação (19 Jun. 2016) - Utilizada a ISO “Netinstall”. — Instalado unicamente o KDE. — Ainda foi tentando nãoformatar” a partição de sistema (“/” = sda3), — na expectativa (inútil) de que bastasse “apagar todos os dados”. — Dois erros crassos, na configuração inicial, deixaram o Debian um tanto “desnaturado”, o que dificulta “compreender” como ele é, ou deveria ser, por “default” (Duração: 1h00min).

Este relato, portanto, ainda é mais um levantamento das “peculiaridades”, dificuldades, problemas, — em fase de aprendizagem e solução, — do que um “roteiro” para “ensinar” qualquer coisa já sabida.

Duas senhas


A primeira observação refere-se à senha, — melhor dizendo, “senhas” (no plural).

Enquanto o Kubuntu e seu “derivado” Linux Mint estabelecem apenas 1 senha, — a mesma, para logar-se (como simples usuário), como para mais tarde usar os “poderes” de super-usuário, — no Debian são pedidas 2 senhas.

Faz todo sentido, — quando lembramos que o Debian destina-se à administração de um sistema, — uma vez que algumas ações afetam todo o sistema, enquanto outras afetam apenas as configurações do usuário.

No caso do Kubuntu, Linux Mint etc., — mais voltados para computadores domésticos, — a simplificação também não deixa de fazer algum sentido.

Fato, porém, é que essa duplicidade de senhas causa alguma confusão, para quem já se acostumou (ou viciou) na simplificação do Kubuntu.

Infelizmente, a “lógica” do Debian neste caso pode estar comprometida por uma burrada, — quando o sistema ficou sem administrador, — pois não é fácil a um leigo saber se o problema foi corrigido da maneira correta, ou se alguma coisa ficou diferente do que deveria ser.

Há momentos em que seria lógico aceitar a senha de usuário, — mas só aceita a de Administrador; — e vice-versa.

Este é um dos motivos para uma possível reinstalação do Debian, — uma 4ª instalação, “limpa”, sem nenhum dos erros e desvios ainda existentes.

Montagem automática de partições adicionais


A configuração do KDE para montagem automática de partições adicionais, ao iniciar a sessão, parece não fazer nenhum efeito no Debian, — embora se trate do KDE “oficial”, pelo Tasksel, no próprio processo de instalação do Debian, e sem a interferência de nenhum outro “ambiente gráfico”.

É muito possível que a melhor solução esteja em um maior aprendizado do Debian, — mas, até lá, foi adotada a montagem pelo arquivo de configuração “/etc/fstab”, — recurso que, até o momento, não precisou ser usado no Kubuntu, nem no KDE Neon, e pôde ser contornado até mesmo no Linux Mint Cinnamon.

A interface usada para isso no Debian testing “Stretch” foi o Disk Manager 1.1.1, — não encontrado no Kubuntu nem no KDE Neon, — aparentemente um tanto antigo, porém útil e prático, e sem os problemas apresentados pelo “Discos” (gnome-disk-utility) do Linux Mint 17.3 Cinnamon.

No caso das partições “E” e “F” (Fat32), o Disk Manager sugeriu (default) a opção de “Verificar dispositivo a cada 30 inicializações”, cujo resultado foi a verificação dessas partições em todas as inicializações, — com demora de mais de 1 minuto a cada início de sessão.

Por isso, a opção teve de ser desativada, — e o Debian passou a carregar dentro de um tempo mais compatível com o observado no Kubuntu e no KDE Neon.

Hora UTC x Hora local


Uma configuração de “hora do sistema” no Linux Mint 17.3 Cinnamon, — provavelmente adotada para compatibilizar com o antigo Windows XP, — conflitou com a configuração padrão do Debian.

É que o Windows XP utilizava a hora local como hora do sistema, — ao passo que o Debian prefere (recomenda) usar no sistema a hora UTC, “traduzindo-a” para hora local ao exibir no Relógio etc.

Como resultado desse conflito, o Linux Mint e o Debian apresentavam horas desencontradas, ao carregar, — vindo de um para o outro, e vice-versa, — e só depois de algum tempo isto se corrigia automaticamente, pela sincronização com os relógios da web.

O problema não ocorria ao carregar o Kubuntu ou o KDE Neon, — nem ao “vir” de um deles.

A solução mais simples e lógica foi ajustar apenas o Linux Mint, — que não apresentava indícios de outra configuração anterior, compatível com o Debian.

Screenshots


Dolphin como “Root” para copiar Screenshots do Instalador Debian e transferir “propriedade” ao Usuário

Desta vez, foram feitos todos os screenshots do processo de instalação, pelo botão do Instalador, — posteriormente resgatados da pasta “/var/log/installer”, usando gerenciador de arquivos em modo “root”, e copiados para uma subpasta em “F:\Byteria”, — onde sua “propriedade” foi transferida para o usuário “flavio”, pois até então não podiam, sequer, ser abertos pelo visualizador de imagens.

Difícil ordenar (numerar) os Screenshots da etapa de particionamento do Debian, — todos com horário “17:00”

Infelizmente, todos os screenshots trazem uma única hora, — a do final da instalação (17:00), quando foram transferidos para o disco rígido, — e seus nomes também não ajudam a ordená-los na sequência em que realmente foram feitos.

O que se pode fazer é, apenas, utilizar o “Roteiro-padrão” para ordená-los pela sequência teórica.

O resultado é desanimador, — justo na etapa mais sensível, de escolha das partições, — onde houve vários vai-e-vem:

01-localechooser_languagelist_0.png
02-localechooser_shortlist_0.png
03-keyboard-configuration_xkb-keymap_0.png
04-netcfg_get_hostname_0.png
04-netcfg_get_hostname_1.png
05-netcfg_get_domain_0.png
06-passwd_root-password_0.png
07-passwd_user-fullname_0.png
08-passwd_username_0.png
09-passwd_user-password_0.png
10-time_zone_0.png
11a-partman-auto_init_automatically_partition_0.png
12-mirror_http_countries_0.png
13-mirror_http_mirror_0.png
14-mirror_http_proxy_0.png
15-popularity-contest_participate_0.png
16-tasksel_first_0.png
16-tasksel_first_1.png
16-tasksel_first_2.png
19-grub-installer_with_other_os_0.png
20-grub-installer_choose_bootdev_0.png
21-clock-setup_utc_0.png
22-finish-install_reboot_in_progress_0.png
22-finish-install_reboot_in_progress_1.png
A ordenar (numerar), — entre “11a” e “12”:
partman_active_partition_0.png
partman_active_partition_1.png
partman_active_partition_2.png
partman_active_partition_3.png
partman_active_partition_4.png
partman_active_partition_5.png
partman_active_partition_6.png
partman_active_partition_7.png
partman_active_partition_8.png
partman-basicfilesystems_choose_label_0.png
partman-basicfilesystems_mountpoint_0.png
partman_choose_partition_0.png
partman_choose_partition_10.png
partman_choose_partition_11.png
partman_choose_partition_12.png
partman_choose_partition_13.png
partman_choose_partition_1.png
partman_choose_partition_2.png
partman_choose_partition_3.png
partman_choose_partition_4.png
partman_choose_partition_5.png
partman_choose_partition_6.png
partman_choose_partition_7.png
partman_choose_partition_8.png
partman_choose_partition_9.png
partman_confirm_nochanges_0.png
partman_confirm_nooverwrite_0.png
partman_confirm_nooverwrite_1.png
partman_confirm_nooverwrite_2.png
partman-crypto_plain_warn_erase_0.png
partman-crypto_plain_warn_erase_1.png
partman-target_choose_method_0.png
partman-target_choose_method_1.png
partman-target_mount_failed_0.png
partman-target_mount_failed_1.png
partman-target_no_root_0.png

A essa altura do campeonato, a última ideia que acena no horizonte é filmar a instalação, — o que exige baterias novas.

Tempo de instalação


Apesar de mais um bom tempo teimando com o Instalador, — dessa vez, foi acionado “Apagar todos os dados” da partição destinada ao sistema (sda3), na vã esperança de nãoformatar”, — a instalação durou exatamente 0h59min.

O menu do Instalador foi fotografado às 16:01, e a instalação terminou exatamente às 17:00.

Parece difícil de acreditar que essa diferença, — de 2h00min para 59min, — deva-se apenas ao fato de não ter instalado os “ambientes gráficos” Xfce, LXDE, Gnome, Cinnamon e MATE, mas por enquanto é a única explicação.

Dom., 19 Jun. 2016


Gravação do Pendrive com a ISO “Netinstall” dentro do Debian testing “Stretch” instalado antes

15:45 – Gerada a mídia de boot (Pendrive) pelo comando “cp imagem.iso sdc”, — dentro do próprio Debian (2ª instalação).

15:59 – Restart com o Pendrive no slot USB.

Menu do Instalador do Debian testing “Stretch”

16:01 – Graphical install (foto).

Nos primeiros 9 ou 10 minutos, foram apresentadas 10 telas para escolhas (seleção) ou preenchimento:

  • Linguagem
  • País
  • Layout de Teclado
  • Hostname
  • Domínio
  • Senha de Administrador (Root)
  • Nome completo do Usuário
  • ID do Usuário
  • Senha do Usuário
  • Fuso horário — sugeriu Brasília, como das outras vezes.

16:10 – Selecionada partição “sda3” (Tertius, Linux3) para instalação do Debian e disparado o comando “Apagar conteúdo” (não testado nas instalações anteriores). — Mas isso não foi suficiente para evitar que desse “erro”, logo adiante, e afinal tivesse de voltar atrás e mandar “formatar” a partição “sda3”.

Enfim, serviu, — pelo menos, — para eliminar a última possibilidade (hipotética) de nãoformatar”.

Com toda demora que possa ter havido nessa “teimosia”, bastaram 13 minutos para ultrapassar essa etapa, e mais os seguintes passos:

  • Escolher o país de onde serão baixados os pacotes
  • Escolher o “Mirror” dentro do Brasil
  • Deixar em branco o campo de “Proxy”
  • Aceitar a captação de informações para a enquete de popularidade dos pacotes
  • Fazer as escolhas oferecidas pelo Tasksel

Desmarcado “ambiente de área de trabalho no Debian” (=Xfce)

No Tasksel, foi des-selecionada a primeira opção, — instalar “Área de trabalho” (Xfce), no topo da lista, — e selecionado apenas “KDE”.

16:23 – “Instalando” (após bater cabeça tentando não “formatar” partição “sda3”). — Portanto, a “teimosia” não implicou em nenhuma demora desmesurada. — Mesmo sem isso, a “des-seleção” de 6 das 8 partições Swap teria exigido algum tempo.

Previsão: 10 minutos. — Ao final desse tempo, começa a “Preparar” e “Configurar” pacotes, furiosamente. — A barra de progresso ainda não estava nem na metade.

Deveria ser mais ou menos nessa altura a pergunta sobre qual gerenciador de sessão instalar, — gdm3, lightdm, ou sddm, — caso fosse instalado mais de um “ambiente gráfico”.

16:29 – Barra de progresso - “obtendo” (foto).

16:35 – Barra de progresso - “obtendo” (foto).

16:43 – Barra de progresso - “preparando e configurando” (foto).

16:49 – Ainda “preparando” e “configurando” pacotes. — Barra de progresso perto de 2/3.

16:55 – Barra de progresso - “configurando” - quase no final (foto).

16:57 – Pulou os últimos 5% ou 10% da barra de progresso (foto).

Nos últimos minutos desta fase, situam-se estas etapas:

  • Identifica outros sistemas existentes no computador e pergunta se deseja instalar o Grub (dualboot). Ok.
  • Pergunta em qual disco e partição deve ser gravado o Grub, — recomenda as trilhas iniciais do primeiro disco rígido. Ok.
  • Recomenda usar horário UTC (Londres) e deixar por conta do sistema a adaptação para hora local, — a menos que algum outro sistema precise usar relógio com hora local. Ok.

Instalação completada: — Remover a mídia de instalação (Pendrive)

17:00 – Instalação completa. — Remover a mídia de instalação (Pendrive).

Não foi percebida qualquer oferta de opção entre instalar “i386” ou “amd64”, em nenhum momento, — embora se trate de um Instalador único, para ambas as versões. — Terá havido desatenção? Parece improvável, em 3 instalações seguidas.

Menu do Grub após a instalação do Debian testing “Stretch”

17:01 – Grub do Debian (foto).

17:03 – Percebido um pontilhado ralo, no wallpaper padrão do KDE, — como um “grid” de pontos em séries horizontais e verticais, bastante espaçados. — Foto do celular não conseguiu captar esses micropontos (fora de foco). — Tecla PrtScn não causa qualquer reação. — Não parece haver Synaptic, Shutter ou Spectacle (porém não foi anotada a origem dessa impressão. Pelo exame visual do Menu? Busca no Menu?). — Discover (plasma-discover) pesadão, lento, demora a reagir ao clique e digitação no campo de Busca. Usado para instalar o Synaptic.

17:07 – Instalando Synaptic pelo Discover (foto). — Registro de todos os pacotes instalados e desinstalados.

17:09 – Synaptic, após Recarregar informações dos Repositórios, aponta 1 único pacote “atualizável” (“linux-image-amd64”). — Desmarcado código-fonte (“deb-src”) em 2 repositórios; e acrescentadas opções “contrib non-free”. — Instalados Spectacle (kde-spectacle) e Chromium.

17:21 – Chromium - “memória” de vfco.brazilia.com.br… como? (isso desmente o que imaginei em ocasiões anteriores… Ou nessa hora já tinha iniciado a sincronização?

17:40 – Desabilitada “Pesquisa de arquivos”. — Em “Pesquisa do Plasma”, desabilitados todos os itens, exceto “Aplicativos” e “Configurações do sistema”¹. — Início e fim → Restaurar sessão salva manualmente. — SDDM → Login automático. — Detalhes da conta → Flavio → [Erro!] Login automático e desabilitado como Administrador². — Logo em seguida, senha de Root já não foi aceita para desabilitar o KDEwallet¹. — Em Kamera, “configurados” Sony DSC-H2 e Nokia Lumia WP8 (na verdade, parece que nada existe a configurar, e sempre que se volta lá, não constam esses 2 dispositivos; mas estão valendo). — Montagem automática³ das partições E, F, Home1, Home2, Linux1, Linux2, Linux4 (ainda com antigas “Label”, mas nessa configuração isso não é relevante, ou foi refeito depois). Obs.: Isso é o quanto basta, para a montagem automática no Kubuntu e no KDE Neon, mas não no Debian KDE (pensei que poderia ser devido à existência de vários ambientes, mas parece que não, pois agora só existe KDE, e mais nada). — Teclado já estava configurado PT-BR (ABNT2). Configurei também Ligar NumLock. — Para configurar a tecla de acesso ao 3º nível é necessário habilitar “Configurar layouts”? Bom, só sei que marquei, configurei, tornei a desmarcar.

* Infelizmente, foram feitas pouquíssimas fotos (durante e logo após a instalação), e só 2 horas mais tarde foi ativado o PrintScreen (Spectacle), — falhas lamentáveis, para a compreensão dos fatos.

¹ Desabilitar “Pesquisa de arquivos” tornou-se um hábito-padrão, nos últimos meses, desde quando o Baloo foi flagrado consumindo CPU de modo avassalador, — e uma análise retrospectiva mostrou que isso parece nunca ter proporcionado qualquer benefício, em vários anos. — Sem ele, as buscas por arquivos (nome, conteúdo, data etc.) continuam funcionando normalmente, exatamente como antes. — Desde então, também foi observada a aparente inutilidade da “Carteira de senhas” (KDEwallet), que só serve para dar trabalho, a cada vez que se abre o Chromium ou o Firefox, e também passou a ser desativada em todos os sistemas.

² O erro de desabilitar o Usuário como “Administrador”, — tão cedo, logo após a instalação, — pode ter contaminado inúmeros fatos observados (resultados obtidos e não-obtidos), quase desde o início.

³ A montagem automática de partições, p.ex., — que no Kubuntu e no KDE Neon se obtém em Configurações do sistema → (seção Hardware) → Dispositivos removíveis → [x] Marcar os dispositivos escolhidos, — nunca chegou a produzir efeito, nesta 3ª instalação do Debian testing “Stretch”. [Também não fez efeito nas instalações anteriores (1ª  e 2ª), o que talvez pudesse ser atribuído ao fato de nelas o KDE não ser o único “ambiente gráfico”]. — A intenção era tentar todas as possibilidades imagináveis de obter a montagem automática de partições adicionais, sem alterar o arquivo /etc/fstab, porém deixando como último recurso a solução por comandos (ou scripts) a serem disparados no início de cada sessão. — Afinal, a solução foi obtida 3 dias mais tarde (Qua., 22 Jun. 2016), quase por acaso, num simples exame exploratório do Disk Manager, — que, sim, alterou o arquivo /etc/fstab.

17:58 – Aplicado wallpaper. — Salvar sessão. — Encerrar sessão.

18:01 – Apresentou tela de Login e pediu senha. Dolphin já apareceu aberto (minimizado) e na mesma pasta de antes; mas voltou a exibir alguns itens ocultados antes. Partições não montadas, e só monta com a senha de Root, que antes não tinha sido aceita para desabilitar KDEwallet.

18:05 – Synaptic → ttf-mscorefonts-installer. — Foi preciso fechar o Chromium e reabrir, para fazer efeito (Verdana).

Configurado Synaptic → “Apagar pacotes após instalar”; e “Apagar cache de pacotes agora”. — Essa prática foi aplicada, nas últimas semanas, aos 4 sistemas Linux instalados no computador, para que a ocupação das partições Linux1, Linux2, Linux3 e Linux4, exibida pelo Conky, seja de alguma utilidade.

  • Screenruler
  • pyRenamer
  • Kstars, Stellarium
  • tesseract-ocr-por, OCRfeeder
  • Diffuse
  • Conky-all (curl já estava marcado)
  • fonts-wine, wine, winetricks, playonlinux (não aparece Gecko)
  • Disk-manager (o “parted” já estava instalado)
  • Krusader
  • Psensor, hddtemp, fancontrol, lm-sensors

xx


Swap de 4 GiB estava ativo, segundo KSysguard.

18:44 – Conky indica que o Debian (+“/home”) ocupa 5,33 GiB da partição.

Atalho para o Spectacle salvar captura de tela (sem perguntas), — na pasta e com o nome definidos antes

19:32 – Configurado atalho (tecla PrtScn) do Spectacle (“spectacle -b”). Na verdade, há prints (poucos) desde 13:32 19:13 (deve ter havido interrupções). — Dessa vez, Spectacle foi configurado para salvar direto na pasta comum “F:\000_print-screen” (só no KDE ainda salvava em pasta específica).

Desativando bloqueio de tela no Debian testing “Stretch”

19:40 – Desativados Bloqueio de tela e Senha ao desadormecer (a conferir).

Configuração para iniciar o Conky junto com a sessão do Debian testing “Stretch”

21:35 – Conky no início da sessão (print). — Desmarcando “Restaurar posição e tamanho” do Psensor.

Configurações especiais do Kwin para a janela do Psensor

Configurações do Kwin para “lembrar” a posição e o tamanho da janela do Psensor

21:49 – Ajustada janela do Psensor no KDE Kwin (ícone no alto à esquerda de todas as janelas → clique direito → Configurações especiais de janela). — Este é um recurso que faz falta (que eu saiba!) no Cinnamon, onde continuo tendo de arrumar as janelas manualmente, a cada início de sessão.

Remoção do PIM


Início da remoção de todos os componentes do PIM do KDE

Desinstalação dos componentes do PIM — “Personal Information Manager”, do KDE, — voraz consumidor de “recursos do sistema”, tais como Memória RAM.

22:22 – Após Logout / Login, 1,0 ~ 1,1 GiB RAM em uso. Hora de um bom Restart.

Início de sessão do Debian KDE após remoção do PIM: — uso de apenas 0,40 GiB de Memória RAM, após montar “F

Após Restart → 0,34 GiB RAM em uso → 0,37 GiB após 2 ou 3 PrtScn (Spectacle não respondia… claro! Faltava montar a partição F). — Depois de montadas todas as partições, e atualizado o Dolphin para exibir várias pastas em abas diferentes, o uso da Memória RAM tende a aumentar mais um pouco.

Desmarcado novamente “Restaurar posição e tamanho” do Psensor (configuração interna) — fica menos pior a distribuição interna dos espaços (tabela / gráfico). — Para o principal, vale a configuração das propriedades específicas da janela do Psensor, no Kwin.

23:04 – Configurado “Restaurar sessão anterior”. → Feito Logout / Login, não pediu senha, — mas não restaurou Dolphin, nem KSysguard. Restaurou apenas Conky e Psensor, porque estão em Inicialização e desligamento → Iniciar automaticamente. — De volta à opção “Restaurar sessão salva manualmente”.

Seg., 20 Jun. 2016


Correção do Conky com aplicação dos novos Rótulos (Label) das partições

Kubuntu — Conferir, corrigir e alterar algumas variáveis que influem na “harmonia” entre os 4 Linux.

Algumas partições foram renomeadas, para ficarem mais claras:

  • Primoroso → Home1
  • Debioso → Home2
  • Tertius → Linux3 — esta mudança ocorreu durante a 3ª instalação do Debian.
  • Quatuor → Linux4

Corrigidos o Conky e o Dolphin do Kubuntu. — Alterações não afetaram o funcionamento do Luckybackup.

Ter., 21 Jun. 2016


De volta ao Debian KDE.

10:05 – Autentica automaticamente. — Partições não montadas. — Kwallet ainda ativado. — Me dou conta de que não estou como Administrador.

10:19 – Apliquei a mesma receita testada no Kubuntu, e agora estou como Administrador, porém desmarcada “Autenticação automática”, — mas fez Login automático [Obs. em retrospecto: essa opção é em outro lugar: SDDM, e não em Usuários!]. — E não aceita minha senha (root), nem para montar partições no Dolphin.

Retrospecto: – Debian é o único do grupo que exige a criação de 2 senhas, — já na instalação, — independente de haver ou não mais de um usuário (aliás, isso nem vem ao caso, durante a instalação).

Algo estranho com o Swap do Debian.


Verificando os identificadores UUID:

flavio@Linux3:~$ ls -al /dev/disk/by-uuid
total 0
drwxr-xr-x 2 root root 360 Jun 21 10:10 .
drwxr-xr-x 7 root root 140 Jun 21 10:10 ..
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 1920b14c-3f36-4299-862d-4389cf862aec -> ../../sdb5
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 1faf0f4f-e2af-4896-ad39-03ae703c2fbb -> ../../sda9
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 3dddb61d-b8f4-4864-89f8-53404f7aabef -> ../../sda7
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 3eb2a95f-a249-4508-b036-d5c6c193c961 -> ../../sda1
lrwxrwxrwx 1 root root  11 Jun 21 10:10 462526b1-2df0-4d28-8c91-cfbee1f04b0a -> ../../sda10
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 4AD5-43EA -> ../../sda6
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 6f053da1-dd55-4c67-a9c7-eb4f0f0b226b -> ../../sdb8
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 89f3c9f7-17e6-4926-8347-19698765896a -> ../../sdb1
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 985B-1E0D -> ../../sda5
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 b0f781b0-2ebb-4bac-9d80-e33b6dd472c3 -> ../../sda3
lrwxrwxrwx 1 root root  11 Jun 21 10:10 b0f8dd12-c0df-4f15-9fe9-34df576c8939 -> ../../sdb10
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 b1df482f-d1d4-4f3a-a792-cc82b85eaeba -> ../../sdb9
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 b85001e4-9fac-409c-b012-b7aa29e24288 -> ../../sdb7
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 eedd63aa-51fd-49a9-8712-01c9730c2dcd -> ../../sda8
lrwxrwxrwx 1 root root  11 Jun 21 10:10 f746c59c-ae1a-433f-82c3-358949802d51 -> ../../sdb11
lrwxrwxrwx 1 root root  10 Jun 21 10:10 fe8b7be8-c7be-475e-9319-9136cac69c20 -> ../../sdb6
flavio@Linux3:~$


Verificando o arquivo “etc/fstab”:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda3 during installation
UUID=b0f781b0-2ebb-4bac-9d80-e33b6dd472c3 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda9 during installation
UUID=5446877b-4d9f-4612-bcda-5988d21e3a12 none            swap    sw              0       0
# swap was on /dev/sdb10 during installation
UUID=         -edc9-45c9-a9de-c2eb8dd0af6a none            swap    sw              0       0
/dev/sr0        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0


10:43 – “sudo kate /etc/fstab” → primeiro, rejeitou minha senha (Root), mas em seguida aceitou a segunda senha (de Usuário).

10:49 – Os 2 Swap do Debian estavam com UUID errado! (corrigi).

12:09 – Atualização: 76 pacotes + 1 novo a ser instalado.

Erro: – Desinstalação completa de tudo que o Synaptic apontou como “Auto-removível” (total: 155 pacotes) me deixou sem LibreOffice, e sei lá que mais.


Uso da partição raiz caiu para 4,72 GiB.

Synaptic → “Remoção completa” de mais 17 pacotes qualificados como “Não instalado – configuração residual”.

Fechando tudo (exceto Sensores / Monitores), para encerrar, uso da Memória RAM cai para 0,49 GiB. → Salvar sessão.

12:22 – Restart.

12:24 – Escureceu, mas não parou Conky, nem Psensor, nem KSysguard; e se clico na barra, ou na tela, clareia e está tudo normal. — Desligar: mesma coisa. — [Provavelmente devido à desinstalação desatenta de: x11-apps, x11-session-utils, xinit, xorg, reinstalados adiante. Não sei como o sistema ainda funcionava].

12:30 - Na hora de Reiniciar ou Desligar, só escurece, e segue tudo funcionando. E basta clicar na tela ou na barra, para clarear de novo, e seguir normalmente a sessão.

Ativado o Swap:

flavio@Linux3:~$ sudo swapon /dev/sda9
[sudo] senha para flavio:
flavio@Linux3:~$ sudo swapon /dev/sdb10
flavio@Linux3:~$ sudo swapon -a

Agora, pelo menos o Swap apareceu no KSysguard.

De novo: Salvar sessão, depois Reiniciar.

Não Reinicia.

Synaptic não indica nada “quebrado”.

O jeito foi abrir o Terminal → su → senha root (não de usuário!) → reboot

13:00 – Reiniciou com Swap ativado, — e todas as demais partições desmontadas. — Mas bastou montar pelo Dolphin, com senha do usuário (não de Root!).

Realinhamento à direita do uso de espaço nas partições

Mais alguns ajustes no Conky — a partir daqui, pela primeira vez, ocupação das 8 partições alinhada à direita, antes dos retângulos-gráficos.

Baixando fotos do WindowsPhone por cabo USB no Debian testing “Stretch” KDE

13:28 - copiadas fotos recentes do Nokia Lumia para uma nova subpasta.

Ao final, como não há opção de contexto "Ejetar", nem "Desconectar com segurança" etc., apenas desconectei o cabo.

Renomeando as fotos do celular no padrão “Data_Hora_NL.jpg”, com o pyRenamer

13:34 - renomeadas as fotos, com o pyRenamer:

{imageyear}-{imagemonth}-{imageday}_{imagehour}-{imageminute}-{imagesecond}_NL.jpg

13:50 - Restabelecendo LibreOffice e outras coisinhas, e adicionando mais algumas. — Registro de todos os pacotes instalados e desinstalados.

14:13 – Reinstaladas algumas coisas que provavelmente fizeram falta na hora de “Sair” → Reiniciar, Desligar, Encerrar sessão etc.:

  • x11-apps, x11-session-utils, xinit, xorg

A partir daí, voltou a funcionar o “Sair”.

14:50 – Existem 29 pacotes “Recomendação faltando”, — incluem coisas do PIM (kdepim-runtime, que chamaria de volta boa parte do resto). — Registro de todos os pacotes instalados e desinstalados.

Acabei instalando algumas coisas, selecionadamente, — mas não sei se vieram desse grupo “recomendado”, ou de uma pesquisa por “kde”:

  • kdeadmin
  • kdesudo
  • kdf
  • komparator
  • krename
  • ksystemlog
  • ktorrent
  • kuser

19:25 – Inicialização e desligamento → Tela de autenticação SDDM → Avançado → Entrar novamente após sair.

19:27 – Desabilitado Kwallet (finalmente). — Em Gerenciador de Usuários, estou (novamente) como Administrador, porém segue desabilitada “Autenticação automática”. — O importante é que nunca mais pediu Login ao carregar o Debian (e espero que agora também não peça, ao “Encerrar sessão”, e já inicie de novo outra sessão, conforme marquei agora no SDDM). — Obs.: Neste momento, falta (já faz horas) um Restart, para conferir, nem lembro mais o quê, feito hoje à tarde.

Qua., 22 Jun. 2016


Resolvida a montagem automática de partições adicionais, com o Disk Manager

10:12 – Resolvida a montagem automática de partições adicionais, com o Gerenciador de discos.(Disk Manager 1.1.1).

Não era o que desejava, — prefiro a solução “normal” do KDE no Kubuntu e no Neon, sem afetar o arquivo “/etc/fstab”, — porém foi tão simples e efetivo, — sem os problemas do “Discos” no Linux Mint 17.3 Cinnamon, — que vai ficar assim mesmo.

Infelizmente, o “Disk Manager” não está disponível nos repositórios normais do (Kubuntu ou do KDE Neon?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário