Translate

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

PCLinuxOS Darkstar com KDE Plasma 6, SysVinit e dnf5

Tela do PCLinuxOS Darkstar 2025-09 com Plasma 6.5.4, dnf5, SysVinit
PCLinuxOS 2025-09 com KDE Plasma 6.5.4, dnf5, SysVinit •

O PCLinuxOS não costuma anunciar lançamentos — afinal, é uma distro de lançamento contínuo (rolling release) — e cada nova imagem ISO é apenas uma comodidade, para que novos usuários não precisem instalar uma imagem antiga, e depois baixar muitas atualizações.

Talvez por isso, a última vez que o Distrowatch publicou um anúncio de “lançamento” do PCLinuxOS foi há mais de 2 anos. — No entanto, novas imagens ISO são disponibilizadas várias vezes por ano. — Só nos últimos 6 meses, vi imagens ISO de 2025-07, 2025-08, 2025-09, e me parece que já saiu (ou estão para sair) as “2025-10”.

Fastfetch no PCLinuxOS

Eu baixei a ISO 2025-09, em Setembro, e como venho fazendo as atualizações regulares, não preciso instalar outra vez. — Na verdade, também tenho outra instalação, que venho atualizando há mais de 4 anos (desde 2021), e continua operacional. — Isso é muito cômodo. Nada de reinstalar ou “migrar de versão” a cada 6 meses, ou a cada 2 anos, como acontece com distros de lançamentos periódicos. Apenas atualize com regularidade, e sua distro “rolling release” continua sempre pronta para usar, por anos e anos.

Minha outra instalação do PCLinuxOS, com KDE Plasma 5 e o Synaptic

Na falta de “notícias de lançamento”, aparecem poucas revisões nos sites especializados. — O Distrowatch publicou uma “review” em 2023, e até hoje só linkou uma outra, do FOSS Force, em 2025. — Pesquisei os últimos 6 meses no Google e só encontrei um punhado de revisões em blogs ou canais de pouca visibilidade.

Por isso, foi uma surpresa descobrir que subiu 4 pontos no ranking do Distrowatch, da 35ª posição em 12 meses para a 31ª nos últimos 6 meses — lembrando que esse ranking indica apenas o acesso de visitantes à página do Distrowatch dedicada a cada distro. — Em geral, esse fluxo de visitantes só aumenta quando um lançamento é noticiado em muitos sites de grande alcance, estimulando a busca de informações mais detalhadas.

As únicas notícias (bem pouco divulgadas), este ano, foram: — (a) O incêndio do local onde funcionavam os servidores do site e do fórum do PCLinuxOS; e — (b) O início de uma transição muito gradual e suave do KDE Plasma 5 para o Plasma 6.

O openSUSE Tumbleweed e o Arch Linux fizeram essa transição há quase 2 anos, em Março 2024, com poucos percalços. — O KDE Neon, abrigado na própria fundação KDE e.V., adiantou-se um pouco, e apresentou vários tropeços (em parte, também, por ter perdido colaboradores). — Isso, usando SystemD init.

O Void Linux, usando Runit, demorou um pouco mais — e mesmo assim, apresentou alguns tropeços. — O MX Linux optou por lançar sua ISO com Plasma 6 sem a opção SysVinit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário