Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Aprendendo a lidar com IceWM no antiX

Aprendendo a lidar com IceWM no antiX

O antiX é uma implementação do Debian sem SystemD, — e sem KDE Plasma ou qualquer outro “desktop environment” (DE), por padrão. — Vem apenas com gerenciadores de janela (window manager, ou “WM”).

Ao longo de 3 dias de uso, — com vários Restart, — apresentou consumo inicial de Memória RAM sempre em torno de apenas 137 MiB ~ 139 MiB, em sessões Rox-IceWM.

  • Depois de instalar o KDE, no 4º dia, as sessões Rox-IceWM passaram a iniciar usando cerca de 155 MiB.

Isso o torna ideal para máquinas antigas ou de poucos recursos, — bem como para quem dispensa comodidades.

Sessões oferecidas na instalação-padrão do antiX

O antiX padrão oferece uma série de combinações em torno dos gerenciadores de janela Fluxbox, IceWM, JWM, — e na falta de decisão em contrário, carregou sempre “Rox-IceWM”.

Até então, minha única experiência com IceWM se limitara a um susto momentâneo, após uma falha de atualização no Mageia 6 sta2, — e nem cheguei a ver o Rox Filer. — Tentar trabalhar com essa combinação, desconhecida, se mostrou uma barreira à produtividade para quem, há mais de 10 anos, só usa KDE.

O que se segue, portanto, não é um “guia”, — mas apenas um registro de “primeiros passos” no aprendizado, — e de vários improvisos, ao longo de 3 dias de trabalho difícil.

Índice


  • Rox Filer
  • Geany e configurações em arquivos de texto
  • Midnight-Commander e /etc/fstab
  • Conky
  • “Slot 10”
  • Quadro comparativo
  • KDE Plasma
  • antiX vs. MX Linux
  • Wallpaper

Referências



Rox Filer


Configuração do Rox Filer para não redimensionar ao navegar pelas pastas

Simplesmente não pude me acostumar a um Rox Filer, — que muda de tamanho e formato, de modo brusco, o tempo todo, — a cada vez que você navega por pastas com maior ou menor número de arquivos.

Tiling window manager

Felizmente, ele pode ser amansado, em suas Opções, — “Nunca redimensionar automaticamente”.

Mesmo assim, fizeram falta inúmeros recursos (ou comodidades), — provavelmente por falta de aprendizado, — pois é descrito como “poderoso”.

Acabei instalando o Nemo, — que também não foi muito prático, pois veio apenas com o mínimo, — e além disso, vive fechando sem aviso, por qualquer motivo.

  • No 4º dia, a instalação do KDE trouxe o Dolphin, — que não apresentou esse problema, mesmo em sessão Rox-IceWM.

Geany e configurações em arquivos de texto


Edição de arquivos de configuração no Geany

Boa parte das Configurações oferecidas remetem diretamente à edição de arquivos pelo Geany, — que por sinal, se mostrou uma excelente ferramenta.

Se você fecha o Geany com vários documentos abertos em abas, — digamos: ~/.conkyrc, ~/.icewm/menu e Notas.txt, — eles são carregados automaticamente, ao reabri-lo.

Isso pode ser muito melhor do que apenas “lembrar” arquivos recentes, — a serem abertos manualmente, um por um.

  • Depois desse dia, configurei o Kate para também reabrir a última sessão, nas demais distros.

Configuração de teclas de atalho em ~/.icewm/keys

A diferença entre os 138 MiB iniciais do antiX Rox-IceWM, — e os 331 MiB iniciais do Devuan 2 Beta KDE, por exemplo, — se evidencia quando você tenta fazer coisas simples, como criar ou modificar uma tecla de Atalho.

Ao invés de 2 ou 3 cliques “intuitivos”, é preciso editar arquivos de configuração, — não sem antes pesquisar e aprender, — o que é bom, mas também tem hora.

Para acionar o Gnome-screenshot pela tecla PrtScn, por exemplo, “basta” criar esse Atalho no arquivo ~/.icewm/keys, — e dizer o que pretende que ele faça.

Desativação de itens do Painel (Taskbar)

Para retirar do Painel 2 itens desnecessários, “bastou” editar ~/.icewm/preferences, — e substituir “1” por “0” nas respectivas linhas.

Cópia de itens do Menu de Aplicativos para o Painel (Toolbar)

Para colocar alguns Lançadores (Launcher) no Painel, bastou copiá-los de ~/.icewm/menu-applications.

Cópia de itens do Menu de Aplicativos para a área principal do Menu

Outros Lançadores, — de uso mais frequente, — foram copiados para o primeiro nível do Menu.

  • Obs.: - Em outras distros, costumo chamar Gimp a partir do Gwenview, — e pyRenamer a partir das pastas no Dolphin, — mas ainda falta um longo caminho, até aprender a “construir” essa associação de arquivos no Rox-IceWM.

Midnight-Commander e /etc/fstab


Configuração do Midnight-Commander para usar seu editor interno mcedit, em vez do nano

Na falta de um aplicativo conhecido para automatizar a edição do /etc/fstab, optei por resolver o assunto rapidamente, usando o Midnight Commander em modo Root, — mas primeiro, queria substituir o editor Nano por seu editor interno (mcedit).

Tal como já foi notado em outras distros, as Configurações do Midnight Commander escondem esta opção debaixo de um nome, — “Conteúdo:” [sic! com 2 pontos], — sem qualquer relação com o assunto… como se fosse um título para as demais opções, logo abaixo.

Onde se lê "Conteúdo:", leia-se "Usar o editor interno" (mcedit).

Cópia da montagem de partições dos HDDs do /etc/fstab do Devuan

Uma vez aberto o /etc/fstab pelo mcedit, bastou colar (Ctrl-Shift-V) uma seção inteira trazida do Devuan, — onde essa parte foi gerada automaticamente pelo Gerenciador de Discos (Disk-Manager).

Com isso, foi poupado muito tempo, trabalho, — e erros de leitura, memória, digitação, — evitando lidar com inúmeros identificadores UUID, pontos de montagem repetitivos etc.

Trata-se das partições dos HDDs internos, — cuja montagem, no Devuan (e no Debian), também deixei por conta dos respectivos /etc/fstab, — pois nessas distros, só as partições do SSD externo (USB) são montadas automaticamente pelo uDev.

O bloco de texto foi copiado do arquivo do Devuan, — também instalado no SSD externo, — pois o do Debian exigiria correções manuais em alguns detalhes (sda3, sda7).

  • Ver “Slot 10” (adiante).

No detalhe da imagem (acima), o motivo de usar o mcedit: — Não era possível gravar /etc/fstab pelo Geany, — pelo menos, até descobrir como abri-lo com privilégios de Administrador ou de Super-usuário.

Criação dos pontos de montagem para as partições dos HDDs em /etc/fstab

A segunda parte do trabalho que seria realizado pelo Disk-Manager, — criar os pontos de montagem, — foi feita manualmente.

Pontos de montagem automática das partições adicionais

Não foi necessária qualquer preocupação com propriedades e permissões, — cada ponto de montagem assume as das respectivas partições.

Conky


Edição do ~/.conkyrc com itens do backup do antigo Rosa Desktop

Aproveitei o arquivo ~/.conkyrc, que já veio com o antiX.

Bastou editá-lo, — trazendo blocos de texto de seu equivalente no antigo Rosa Desktop, — que tinha sido instalado na mesma partição.

  • Ver “Slot 10” (adiante).

Configuração do acesso ao 3º nível do Teclado

Habilitar o acesso ao 3º nível do Teclado foi a tarefa mais simples de todas. — Bastou selecionar Left-Win, que já estou acostumado a usar nas outras distros.

Habilitar o NumLock, não está sendo tão simples, — embora oferecido pela mesma ferramenta, — talvez porque só lembrei disso depois que já tinha feito a “mistura” do KDE.

Uma triste experiência anterior, — Debian com vários ambientes gráficos (DEs), — já tinha mostrado quantos conflitos de configurações essa mistura pode causar.

“Slot 10”


Particionamento dos HDDs / SSD em “slots” para instalação de até 12 distros Linux

As referências ao particionamento, — ao tratar do /etc/fstab e do ~/.conkyrc, — entendem-se pela padronização adotada, com “slots” para instalação de até 12 distros Linux, cada uma com Home e Swap próprios.

  • Na maioria das distros, a montagem automática das partições “adicionais” é feita pelo próprio KDE (System settings), — que usa udisks / polkit.
  • No Debian, no Devuan e no antiX, a montagem automática é feita pelo /etc/fstab, para as partições “adicionais” situadas nos 3 HDDs, — e pelo uDev, para as partições “adicionais” situadas no SSD externo. — Por isso, esta seção do ~/.conkyrc é idêntica no Devuan e no antiX (que estão no SSD externo), porém um pouco diferente no Debian (que está em um HDD interno).

Quadro comparativo


Comparativo das distros instaladas em 10 Jun. 2018

O comparativo omite as características relacionadas ao KDE, — inclusive o espaço ocupado em disco, na partição de sistema, que aumentou após a mistura de ambientes; — e o tempo de Boot, que no momento é prejudicado pelo Login manual.

KDE Plasma


antiX em sessão KDE, — ainda bastante capenga

Embora seja possível instalar o KDE, os resultados foram pífios.

Dias depois, o antiX foi substituído pelo MX Linux, — onde a experiência de instalar o KDE deu resultados melhores.

antiX vs. MX Linux


Instalador gráfico do MX Linux deixa de atualizar a tela, tão logo se confirma a seleção das partições

A intenção inicial era instalar o MX Linux, — porém seu instalador apresentou um bug ainda sem solução para alguns hardwares: — Congela logo no primeiro passo: a escolha das partições.

O antiX usa exatamente o “mesmo” instalador, — que, neste caso, não apresentou esse problema.

2018-06-11 - Instalado o MX Linux, — nas mesmas partições, — encerrando assim a experiência com o antiX.


Wallpaper


Imagem de Denys Mota em São Luís do Maranhão, 2015

Foto da Escadaria da Rua do Giz, em São Luís (Maranhão, 2015), por Denys Mota, — sem tratamento, — cortada automaticamente nas laterais, ao aplicar como Wallpaper.

_______________________
Publicado em 30 Mai. 2018, no antiX, e desenvolvido a partir de 31 Mai. 2018, no KDE Neon.

— … ≠ • ≠ … —

Without-SystemD



    Debian's


    7 comentários:

    1. Parabéns pela excelente explanação ! Faço uso do antiX faz cerca de pouco mais de um mês e tenho estado bem contente com ela, mas ainda tenho muito o que aprender para dominá-la em sua plenitude.

      ResponderExcluir
    2. Obrigado.

      Como vê, aprendi pouca coisa. Havia pouca coisa para dizer.

      ResponderExcluir
    3. PESSOAL, SAUDACOES ... ESTOU TESTANDO O ANTIX TAMBEM, POREM TENHO ALGUMAS DUVIDAS:

      1. SENDO DERIVADO DO DEBAIN, CASO EU FACA UMA INSTALACAO DEBIAN MINIMAL NON-FREE E USE O ICEWM EM CONJUNTO cOM O FLUXBOX, O RESULTADO SERIA O MESMO ?
      2. NAO CONSIGO FAZER O MESMO RECONHECER OU HABILITAR A SAIDA DE SOM ...
      3. ESTOU COMUM PROBLEMA DE CAPSlOCK ATIVADO - POR ISSO INCLUSIVE O TEXTO EM CAIXA ALTA ..., ALGUEM SABE ( VIA SOFTWARE ) COMO CONTROLAR O MESMO ?

      VALEU PESSOAL

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Brother... Vc está muito além da minha experiência pessoal... Sou só 1 leigo (não sou profissional de TI).

        Só posso responder (1) - Não. antiX / MXLinux implementam WMs grandemente personalizadas.

        Instalar qualquer outro "Debian" com as mesmas WMs, acho que vai resultar em situações não-personalizadas.

        Excluir
      2. MBOABA ..., SE TEM ALGO QUE EU JA APRENDI QUANTO AO MUNDO LINUX, E QUE TODOS APRENDEMOS UNS COM OS OUTROS. TUDO DEPENDE QUE QUAL E FOCO/INTERESSE OU NECESSIDADE.

        BOM, EM REALACAO AS CONFIGURACAOES DO SERVIDOR DE JANELAS ICEWM, BASTA UM POUCO DE TRABALHO PRA CONFIGURAR DO SEU JEITO ( NO CASO O MEU ) ... QUANDO FIZ A PERGUNTA ME REFERIA AOS PACOTES NATIVOS DAS DISTRIBUICOES - PRA SABER ISSO EU TERIA QUE COMPARAR CADA UMA DELAS, DAI PENSEI QUE VC SOUBESSE ( VOU FAZER ISSO E POSTO AQUI TAMBEM )

        VALEU

        Excluir
    4. Em busca de uma distro leve acabei por instalar o antiX, é um labirinto mas estou tentanto sair dele....minhas impressões é que é uma distro leve para maquinas mais humildes (igual a minha) dual core 2.20Mhz 4 GB ram. O mais complicado é tentar customizar e pelo que eu entendi até agora o menu principal só através de modificações no arquivo ....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É mais ou menos o meu caso:

        2 × Intel Core2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
        restam 3,8 GB RAM, porque usei uns 255 MB para o vídeo onboard.

        Boa parte da "leveza" do antiX vem da interface (IceWM etc.). Se instalar KDE, fica mais ou menos igual a outras distros.

        Aqui, consigo usar bem várias distros, todas com KDE. Por isso, não me interessei muito pelo IceWM.

        Ainda estou evitando "labirintos" como Arch à la Arch, Gentoo, LFS etc. Um dia, quem sabe.

        Excluir