Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Consertando Kubuntu 17.04 Zesty após uma estranha atualização

Kubuntu 17.04 Zesty Zapus (development branch) sem Painel e sem Menu, após uma estranha atualização •

Uma atualização muito estranha deixou o Kubuntu 17.04 Zesty Zapus (development branch) fora de ação durante 1 semana, — até encontrar tempo e inspiração para consertá-lo.

Em resumo, carregava sem Painel e sem Menu, — ou carregava completo, mas logo começava a piscar, e desapareciam o Painel e o Menu.

Em algumas tentativas de carregamento, Painel, Menu etc. desapareciam, voltavam, e tornavam a desaparecer, — em rápida sequência, — mas o que prevalecia era, sempre, o desaparecimento.

Contexto anterior


Esse problema aconteceu em meio ao turbilhão do “Remanejamento de sistemas Linux ao reparticionar discos”, — durante o qual, o Zesty Zapus foi movido de uma partição para outra, o identificador UUID foi alterado, e o Kernel foi reinstalado para incorporar o novo UUID.

No entanto, parece pouco provável que aquela movimentação toda tenha qualquer responsabilidade nesse problema, — exceto, talvez, de modo bastante indireto.

12 Jan. 2017 - A reinstalação do Kernel provou ser a solução para incorporar o novo identificador UUID.

18:26 - Editado manualmente a entrada do Zesty Zapus no Grub, — com o novo UUID, — para que pudesse ser carregado.

18:50 - Uma vez carregado com sucesso o Zesty Zapus, o Kernel ativo (mais recente) foi reinstalado, via Synaptic, para incorporar o novo identificador UUID.

Commit Log for Thu Jan 12 18:50:29 2017

Reinstalados os seguintes pacotes: [resolver root=UUID no Grub]

linux-generic (4.9.0.11.15)
linux-headers-4.9.0-11 (4.9.0-11.12)
linux-headers-4.9.0-11-generic (4.9.0-11.12)
linux-headers-generic (4.9.0.11.15)
linux-image-4.9.0-11-generic (4.9.0-11.12)
linux-image-extra-4.9.0-11-generic (4.9.0-11.12)
linux-image-generic (4.9.0.11.15)
linux-libc-dev (4.9.0-11.12)

19:10 - Atualizado o Grub, para obter automaticamente, — do próprio Kernel do Zesty Zapus, — seu novo identificador UUID.

Synaptic definiu que apenas 76 dos 77 pacotes seriam atualizados

Depois disso, o Kubuntu 17.04 Zesty Zapus foi carregado com sucesso, — sem necessidade de correção manual do Grub.

Origem (provável) do erro


O pacote não-selecionado pela opção “Marcar todas as atualizações” exige decisão do usuário

19:56 - Após recarregar as informações dos repositórios, o Synaptic detecta 77 pacotes atualizáveis (+3 para instalar), — mas a opção “Marcar todas as atualizações” seleciona apenas 76 pacotes.

20:00 - O pacote automaticamente ignorado pela opção “Marcar todas as atualizações” levaria a desinstalar algumas sobrevivências do Plasma4, — por isso, teria de ser marcado por decisão consciente do usuário:

plasma-workspace 4:5.8.5-ubuntu2 (Plasma Workspace for KF5)

Plasma Workspace for KF5. Workspaces provide
support for KDE Plasma Widgets, integrated search,
hardware management and a high degree of customizability.

THIS WILL REMOVE YOUR KDE Plasma 4.

Infelizmente, não foi feita a simulação de marcar manualmente esse pacote, — e perdeu-se a oportunidade de registrar exatamente quais pacotes do Plasma4 seriam afetados, — pois depois disso, nunca mais o dilema voltou a se apresentar.

Mas, vamos por partes.

Lembrança ruim


Havia motivos para não querer decidir precipitadamente sobre a remoção de pacotes do Plasma4.

Algumas semanas antes, uma atualização do KDE Neon tinha removido vários pacotes do Plasma4, — e seu Konqueror ficou “aleijado” até hoje:

Commit Log for Mon Dec 19 16:30:50 2016 — [KDE Neon]

Removidos completamente os seguintes pacotes: *** [Konqueror amputado] ***

dolphin4
kde-baseapps-bin
kde-baseapps-data
konqueror-nsplugins
libappstreamqt1
libindi1
libjpeg-progs
libjpeg9
libkexiv2-11v5
libkexiv2-data
libkonqsidebarplugin4a
libkprintutils4
libnova-0.14-0
libokularcore7
libpoppler-qt4-4
libqimageblitz4
libqmobipocket1
libtidy-0.99-0

Desde esse dia, o Konqueror do KDE Neon deixou de exibir o Painel lateral (F9), — nem existe isso na sua Barra de menus, — perdeu a funcionalidade de converter arquivos PNG, JPEG, TIFF etc., e não oferece mais a montagem de imagens ISO.

Portanto, havia motivos para adiar a questão, — pois ainda faltava conferir e corrigir várias coisas urgentes, após a movimentação de sistemas de uma partição para outra, mudança de identificadores UUID etc.

Zesty bichado


Recovery mode instalava um pacote, — e desinstalava, — sem resolver o problema

Uma vez que o pacote não foi automaticamente incluído ao “Marcar todas as atualizações”, podia-se imaginar que sua instalação não fosse “obrigatória”, — segundo a visão de um leigo sobre o apt / Synaptic, que costuma brecar inconsistências. — Mas, faltava combinar que o Zesty Zapus ainda está em desenvolvimento.

Só que, depois disso, o Zesty Zapus nunca mais foi o mesmo, — pelo menos até ser consertado.

Várias vezes foi carregado o Recovery mode (Grub → Opções avançadas) e rodado “Consertar pacotes quebrados” (dpkg), — mas o resultado era apenas instalar um pacote, que logo em seguida era removido, — e não resolveu o problema.

KRunner (Alt-F2)


Konsole aberto por comando (via Alt-F2), para baixar as informações dos repositórios

Só no dia 19 finalmente foi encontrado tempo para tentar solucionar o problema, — torcendo muito para que, nesse meio tempo, alguma “correção de bug” já houvesse removido dos repositórios aquele dilema sem saída.

A falta de Menu foi driblada usando o KRunner (Alt-F2) para chamar o Konsole e/ou o Synaptic por comando.

Atualização Qt 5.6.1 para 5.7.1, pelo Synaptic

Lá estava, de novo, o pacote plasma-workspace 4:5.8.5-0ubuntu2, — que dessa vez, foi selecionado automaticamente, no meio de outros 200 (Qt 5.7.1), pelo “Marcar todas as atualizações” do Synaptic, — e não exigiu remover Plasma4.

Segundo o Histórico do Synaptic, foram removidos apenas 2 pacotes:

Commit Log for Thu Jan 19 12:28:57 2017

Removidos os seguintes pacotes:

libqalculate5-data
libqalculate5v5

Usando KRunner (Alt-F2) para reiniciar o computador, pelo comando reboot

Por fim, o KRunner (Alt-F2) foi usado para disparar o comando reboot, — a fim de verificar o resultado.

Zesty Zapus normalizado, — e Konqueror com todas as suas funcionalidades

Depois disso, o Kubuntu 17.04 Zesty Zapus (development branch) voltou a carregar normalmente, — e o Konqueror não perdeu nenhuma de suas funcionalidades.

Dois dias depois, o Kernel recebeu atualização, — de 4.9.0-11 para 4.9.0-12.

Por quê um Kubuntu em construção?


Sistemas pioneiros, instáveis ou em desenvolvimento podem ser pouco produtivos, para um leigo

Imagens ISO “daily-build” de sistemas ainda em construção são disponibilizadas principalmente para desenvolvedores, e/ou para usuários dispostos a testar, — com conhecimentos suficientes para fornecer um feed-back minimamente aproveitável. — Nenhuma das 2 hipóteses é o caso, para um leigo nesses assuntos.

O Kubuntu 17.04 Zesty Zapus (development branch) foi instalado em 27 Out. 2016, basicamente, porque calhou de o instalador do Yakkety Yak não funcionar, aqui, naquele momento específico. — Não tem Yak, vai Zap.

O objetivo inicial era não ficar alheio à evolução do Kubuntu, — e depois de 2 anos, ser pego de surpresa por novidades radicais, no próximo LTS.

De certo modo, — observar o futuro, — também tem sido a maior utilidade do KDE Neon, com seu KDE “rolling-release”, — e do Debian testing (não “Stretch”!).

Para um leigo, não são muito produtivos, — nem, com frequência, muito confiáveis.

Dessa falta de confiabilidade, porém, tem vindo um aprendizado interessante e, — por que não?, — útil.

Enfim, desde os primeiros dias do ano, foi disponibilizada a versão Alpha1, — e nos últimos dias, a versão Alpha2. — A versão final está prevista para 13 de Abril.

— … ≠ • ≠ … —

Kubuntu



Testes de trabalho em “Live USB”


2 comentários:

  1. Prueba playonlinux para wine, muy probablemente irán todas esas aplicaciones de MS WOS que usas en todas las distros y variantes, si usas la misma versión de wine (te deja elegir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, Miguel Mayol. Tentei bastante o PlayOnLinux em 2014-2016, mas não dava resultado na época, pois instala versões pre-escolhidas dos aplicativos Windows. Porém vou tentar de novo, inclusive para ver se ajuda a instalar fontes e bibliotecas. Verifiquei que no KDE Neon e no Debian o Wine não havia nenhuma fonte em "C:\Windows\Fonts". Instalei CorelDraw no KDE Neon (funcionou!), e ele trouxe algumas fontes, porém não as mais indispensáveis. Notei que também faltam algumas bibliotecas vcrun2005sp1, vcrun2008, vcrun2010, ie6, que existem no Wine do Kubuntu LTS.

      Excluir