Translate

domingo, 19 de abril de 2015

Como se livrar do SPAM da Claro que te interrompe de 30 em 30 segundos

SPAM da Claro interrompe o uso do celular de 30 em 30 segundos

Bastou comprar um chip pré-pago da Claro, — e o celular deixou de me pertencer.

Impossível fazer qualquer coisa — tirar uma foto, digitar um número, uma mensagem, ou apenas ver a hora — sem ser interrompido por uma “mensagem” ou “notificação”, que “esconde” a tela onde eu estava, para oferecer alguma coisa “no grito”.

Não dá nenhuma opção, além de “OK”, — coisa que não recomendo. — Aperte “OK”, e sabe lá com o quê você estará concordando.

Para eliminar aquela mensagem que escondeu a tela onde você estava, a única ação possível é procurar o “X” lá embaixo, — falo do Nokia Lumia, — e rezar para que volte aonde você estava, para poder continuar.

Tente cancelar SPAM e receba uma mensagem
ambígua, que pode significar qualquer coisa

Se estava digitando uma mensagem, — e ela voltar na tela, — ainda terá de chamar outra vez o teclado, e tentar se concentrar de novo no que ia dizer.

Outras vezes, não tive tanta sorte. — Ao atender uma ligação da Claro, por exemplo, a tal mensagem de SPAM expulsou o menu com a opção de viva-voz, antes que tivesse tempo de ativá-la. — Procura o “X”, deleta o SPAM… e o menu com a opção de viva-voz não voltou.

Tente “falar” com o atendimento da Claro, e você não consegue. — O “robô” atendente fala meia-hora para dizer que você deve apertar tal número se quiser isso, outro número se quiser aquilo… e, quando você vai escolher, seu teclado desaparece, expulso por mais uma mensagem de SPAM. — Quando você consegue voltar ao teclado, o “robô” já está dizendo que, lamenta muito, mas você não agiu corretamente e ele “terá que” desligar.

O único modo de não ser interrompido, de 30 em 30 segundos, é não tentar fazer nada no seu celular. — Não tentar usá-lo para nada, — nem mesmo para ver as horas. — Esqueça que tem um celular. — (Pensa que tem).

Passo 1 - Configurações

Já tinha mandado a mensagem “SAIR” para o número 888, e recebi da Claro a resposta “Solicitação cancelada”, — feita sob medida para ser ambígua, vaga, sem nenhum significado. — Afinal, quero que a Claro cancele o SPAM, — e não, que cancele minha “solicitação”.

Em tempo: — Este canal para acabar com o recebimento de SPAM é uma exigência da Anatel (ou da Lei?), e já é uma tremenda aliviada para as operadoras, pois o correto é NÃO mandarem SPAM, a menos que você peça para receber. — Mas, invertendo as regras, agora é você quem tem de pedir para não ser importunado. — Envie a mensagem “SAIR” para 888 (Claro), 55555 (Oi), 4112 (Tim) ou 457 (Vivo). — Na verdade, tenho chip pré-pago de outra operadora, há uns 6 anos, e ela nunca me mandou SPAM. — Foi só comprar um chip pré-pago da Claro, para perder o direito de usar o celular sem ser interrompido de 30 em 30 segundos.

O jeito foi recorrer à Anatel, onde abri uma reclamação… que já vai completar 1 mês, sem nenhuma solução. — Descrevo o problema, anexo imagens das mensagens de SPAM, e a Claro responde qualquer bobagem sem nenhuma relação com o problema, marca como “Improcedente”, ou como “Resolvido” — e sou obrigado a “Reabrir” a reclamação, anexar mais imagens de SPAM que continuam interrompendo meu uso do celular, e afirmar que, não, não está nada resolvido. — Ao que parece, a Anatel não está nem aí. — Mais tarde, divulgará umas estatísticas, a mídia publicará um “ranking” com abobrinhas que não ofendam as operadoras (anunciantes da mídia), as pessoas compartilharão nas redes sociais (com abundantes xingamentos), e ficará por isso mesmo.

Passo 2: Rede celular

A “pegadinha” é que não se trata de “mensagens”, — pelo menos no sentido (oficial???) da língua “celulês”, — mas de um “Aplicativo”.

Esse “Aplicativo” já vem instalado no chip, — devem existir letrinhas miúdas dizendo que ao comprar você concorda etc., — programado para te interromper de 30 em 30 segundos, e é claro que seu objetivo é contornar aquela exigência (da Anatel? da Lei?). — Criaram um novo modo de te encher de SPAM, com o álibi de não se tratar de “mensagens”. — Embora não sejam outra coisa. — São “mensagens”, claro! — Até os baldes, as vassouras e os cabos dos elevadores da Anatel sabem disso.

São SPAM — mensagens publicitárias indesejadas.

Se você pagar advogado, entrar na Justiça, pagar custas etc., é muito possível alegarem que você “não explicou direito”. Por isso, fiz questão de anexar miles de imagens das tais “mensagens”, — em todas elas, aparecendo, bem claro, a indicação “Aplicativo do SIM Claro BR”.

Passo 3: Configurações do SIM2

Mesmo assim, as “respostas” da Claro continuaram fazendo de conta que não sabem do que se trata, e que a Claro “tem” direito a um prazo de 30 dias para desativar todas as mensagens de SPAM. Ou seja, dizem na tua cara, — nas barbas da Anatel — que vão te entupir de SPAM por mais 30 dias. Mas, dentro de 30 dias, não sei se ainda poderei reabrir a “reclamação” na Anatel, — por isso, a cada vez que marcam como “resolvido”, torno a “reabrir”, e mostrar que não está “resolvido” coisa nenhuma. E assim vamos brincando de produzir documentação, que a Claro não tem como apagar.

Onde está a pegadinha


Depois de perguntar a miles de pessoas, procurar na internet etc. (sem êxito), resolvi investigar esse tal de “Aplicativo do SIM Claro BR” — coisa boba, se fosse no computador, mas em celular ainda era absoluto mistério para mim.

Chegando às “Configurações” (ver “Passo 2”), por exemplo, logo à direita estão os “Aplicativos”, —  porém só os do “Sistema” (Windows), e não os do chip Claro.

Passo 4: Aplicativos do SIM

Procurando mais algum tempo, acabei localizando, em outro ponto dos menus e submenus.

Trata-se de um “Canal Idéias” — assim mesmo, com acentuação do tempo do telefone amarrado na parede, — que pode ser facilmente desativado.

Difícil, é a Claro te esclarecer isso. Até o nome — “Canal Idéias” — é uma camuflagem para esconder do usuário a solução.

(Talvez possa ser desinstalado, também, mas suspeito que a Claro não daria essa liberdade, se puder evitar. Por enquanto, apenas desativei).

Caminho das pedras


No Nokia Lumia, o caminho é este, — no caso do chip Claro ser o SIM2:
Configurações >> Rede celular + SIM >> Configurações do SIM2 >> Aplicativos do SIM >> Canal Idéias >> Desativação
Imagino que no Android, no iOS e no BlackBerry seja parecido, mudando algum nome, ou seguindo algum caminho parecido. Veja a “lógica”, e procure as similaridades no seu sistema:

Passo 5: Canal Idéias

O primeiro passo é encontrar as “Configurações”, que é ser a coisa mais fácil de encontrar, no menu de qualquer sistema operacional.

1 - Menu: - No Nokia Lumia (Windows), basta arrastar para a esquerda o painel inicial (cheio de figurinhas), para ver o Menu completo.

As “Configurações” estão perto do início do Menu, na letra “C”.

2 - Dentro das Configurações, localize “Rede celular + SIM”, que controla, tanto o uso da “rede de dados”, — ou seja, a conexão à internet (3g, 4g, Wifi), — como também as configurações dos chips SIM1 e SIM2.

3 - No meu caso, “Configurações do SIM2”.

4 - Chegando às configurações do “SIM2” (Claro BR), encontro, lá embaixo, “Aplicativos do SIM”.

Passo 6: Desativar

5 - Encontrei lá 12 aplicativos. O “Canal Idéias”, — bem escondido no penúltimo lugar, — pareceu o melhor candidato para ser a origem do SPAM da Claro que interrompe o usuário de 30 em 30 segundos.

Não deu outra.

6 - Desativei o “Canal Idéias”, e desde esse dia nunca mais fui interrompido, ao utilizar o celular para qualquer coisa, ou simplesmente explorar seus mistérios e labirintos.

Confesso que, até esse dia, nem dava mais vontade de mexer no celular para coisa alguma.

Depois de 2 meses, finalmente posso dizer que tenho um celular.

A volta do SPAM da Claro — 6 Junho 2016


Desde a publicação desse relato, — já faz 1 ano, — às vezes esse Spam voltava a aparecer, sem tanta “força”. — Eu evitava mexer nessa configuração, pois ela era tipo “Liga / Desliga”, — se mexesse de novo, voltava ao “Ativado”. — Por isso, eu só apagava o Spam pelo “x” embaixo, acabava o que estava fazendo, voltava à tela inicial e bloqueava a tela. Em geral, isso era o bastante para esse Spam sumir de novo, por mais um bom tempo.

Porém, — desde 1º Junho 2016, — começou tudo de novo!

Resolvi procurar, — mais uma vez, — se por acaso existia um segundo “aplicativo” a ser desativado.

Porém… logo que cheguei na penúltima etapa, — ver a lista dos “Aplicativos” do SIM2 (Claro), — o caminho ficou praticamente impossibilitado, por um encadeamento de Spam, um atrás do outro, sem nenhum intervalo! — É para impedir que você chegue à lista de “Aplicativos”!

Deletei (“x”) nada menos que 59 Spam, até que “desisti”, — tudo indica que aquilo não tem fim. — É feito mesmo para bloquear o seu caminho rumo à desativação do Spam.

Porém, — ao invés de clicar no ícone central (Menu), para voltar à Tela inicial, — cliquei na seta para esquerda (←), que volta apenas 1 passo atrás. — E foi isso que permitiu, enfim, chegar à lista de “Aplicativos” da Claro.

Como não encontrei nenhum outro “Aplicativo” que pudesse ser a causa desse novo ataque Spam em massa, o jeito foi examinar novamente o Canal Ideias.

Descobri que ele foi alterado, — agora, as opções de desativação são um pouco diferentes do que eram, um ano atrás, — e tive que Desativar novamente.

Mesmo assim, continuou, — só um pouco menos, — mas continuou.

No dia 5 Junho 2016, fui lá examinar novamente o Canal Ideias, e desativei também os Alertas. — E agora, já fazem 24 horas que me livrei novamente do SPAM da Claro.

Toc toc toc !

4 Ago. 2016


A última solução, — desativar o Canal Ideias, — e também destivar os Alertas (som etc.) do Canal Ideias, — continua dando certo.

Consigo usar o celular para fazer Fotos, ver Emails etc. — sem ser interrompido (de 30 em 30 segundos) por essas Mensagens de SPAM.

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.