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sábado, 18 de junho de 2011

Facebook: "Eu vou". Twitter: #FreeParanapiacaba"

Ao convidar para um "evento" criado às pressas no Facebook, com o nome de Fotografaço, recebi várias respostas (inclusive por email) de amigos explicando que por determinado motivo não poderiam comparecer neste domingo (19 Jun.) ao protesto em Paranapiacaba.

Para ser franco, nem eu! (rs)

Nunca havia criado um "evento" no Facebook, e esse valeu como lição.

Primeiro, me precipitei. Já havia um "evento" no Facebook, embora com outro nome -- #FreeParanapiacaba --, e não fazia sentido gastar esforço para dispersar o povo entre dois "eventos". Editei meu "evento" (simples página, nada mais), encaminhando meus convidados para o outro "evento" (página), que já somava mais de 200 "Eu vou". E passei a divulgar só o outro "evento", claro. Deletar o meu "evento" não seria bom, depois de mandar convites em todas as direções. Lembra o Ernesto? Ernesto é lição número 1 de internet: - Deixe um recado na porta.

Segundo, que muitos amigos interpretaram o convite ao pé da letra -- como se fosse para comparecerem fisicamente ao evento real, lá em Paranapiacaba.

Bom, as palavras dão a entender que é isso. Mas, na internet, muitas palavras têm outro significado. "Curtir", por exemplo, dá a entender que a gente gostou de alguma coisa. Até poderia ser, se o Facebook oferecesse (também) alguma opção como "xinguei", ou algo assim. Mas não oferece. Se você "descurtir", não fica marca nenhuma. Não fica xingamento, nem vaia, nem nada. Apenas volta ao estado neutro. Não entrei no Facebook, não vi, não tomei conhecimento. Por isso, é comum alguém divulgar um link com uma notícia horrível, e várias pessoas "curtirem". O Facebook é um enorme banco de dados, e quanto mais pessoas "curtem" um link, mais ele se destaca, no meio do caos. "Curtir" significa isso -- você soma um ponto na classificação daquela informação. Se quiser fazer mais, clique em "Compartilhar" ("Share"), que talvez some vários pontos. E vá devagar, pois se somar pontos a tudo que vê, acaba em jogo de soma zero -- destacar tudo é igual a não destacar nada. É gastar esforço para deixar o caos tão caótico quanto estava antes.

No Twitter, adicione uma porrequinha (#, "jogo da velha", hash) antes da palavra que deseja destacar (tag = etiqueta). No caso, #FreeParanapiacaba (tudo junto, senão a porrequinha só pega na primeira palavra). A palavra marcada vira link (hashtag), no Twitter, e clicar nele leva a uma pesquisa automática de todos os tweets que contém a mesma hashtag, ou contenham (só) a palavra. Ao criar um "evento" (no Facebook) com um nome que é uma hashtag (no Twitter), acho que matou 2 coelhos com 1 bordoada só. Ok, matar coelhos a bordoadas não é politicamente correto. Mas acho que não há nada contra cruzar a fronteira entre as duas plataformas. Um reforça o outro. Mais pontos (ainda que por reflexo indireto). É a forma como você pode induzir algum significado (relevância) dentro do caos (internet).

A mesma lógica vale para um "evento". Não é convite (só) para presença física, embora (também) seja. Você pode estar do outro lado do planeta, e clicar "Eu vou". Um ponto para o "evento". Aumentam as chances dele ser percebido por outras pessoas, no mundo virtual. É uma agulha que começa a se destacar do palheiro.

No local, mesmo, provavelmente aparecerão inúmeras pessoas que nem conhecem Facebook. Viram na TV, ouviram no Rádio, leram no Jornal (cada vez menos no Jornal...), viram em algum Blog, em algum Portal, receberam por email, captaram da Rádio Cipó. Ir lá, não significa que clicou "Eu vou" no "evento" do Facebook.

E inversamente, também. No Facebook, basta clicar "Eu vou", e já está ido.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ajustes de estilo - I

Ajustadas as cores da "paginação" - primeira linha dos menus inferiores do Ferreoblog.

Em styles.css, seção "Navigation and Sidebar Widget":
.pagination .current {
color: #cccccc;
que vem a ser um cinza claro (estava com quase a mesma cor do fundo: invisível).

E em seguida:
.pagination .page-numbers,
.pagination .current {
 [.......]
 background: #FFFACD;
também conhecido como LemonChiffon - para dar algum destaque.

Explicando: - O Ferreoblog é uma experiência com a plataforma Wordpress, em hospedagem própria. Após examinar dezenas de Themes e testar 2 ou 3, que não se mostraram satisfatórios, um dia encontrei e apliquei o Theme Tanzaku, que me fascinou de imediato, pela simplicidade e perfeição. A palavra (ou ideograma?) refere-se a "pequenos bilhetes onde as pessoas fazem seus pedidos e os prendem em bambus no dia do Tanabata. Os bilhetes com os pedidos são queimados no final da festa para que os desejos cheguem ao céu. Segundo a Lenda, as estrelas Altair e Vega realizarão o pedido" [Wilipedia].

Imagem de: JulyHide

Poemas ou bilhetes que se penduram, tipo, em "árvores de natal". Arranjos decorativos de bambu, no caso, e não exatamente "de Natal", que é festa do Ocidente. É outra cultura. Me sugerem hai kais, em arranjos decorativos de bambu que, por sua vez, são outra forma de expressão. Se aparecer um origami no papo, não me espantaria nem um pouco. Cultura não obedece à burrocracia de nossas acomodações e ignorâncias.

O autor desse Theme, simplíssimo e incrível, usa-o em seu próprio blog, o Tripleships. Pena que não sei japonês, para parabenizá-lo pessoalmente. Escrever em inglês -- que não é minha língua, nem a dele --, não vale.

Experimente em telas maiores. Ou use CRTL-[Menos] (Minus), diminuindo gradualmente o zoom de sua tela. À medida em que as letras diminuem (ou sua tela "se alarga"), as 3 colunas se tornam 4, depois 5... Agora, experimente reduzir a largura do browser: as 3 colunas se tornam 2, depois 1... Ideal para quem navega num dispositivo de bolso, ou mesmo um celular.

Personalizar o Template foi uma aventura -- devidamente anotada no "Caderno de Informática" (sim, essas coisas só podem ser anotadas em papel, vai que um dia seu computador dê tilt...). Quando tiver tempo, transcrevo aqui, se alguém tiver interesse nos detalhes passo a passo.

Evidentemente, a primeira providência foi "salvar como" (style.css, footer.php etc.), com algum nome terminando em "_Original", para conferir quando necessário. Depois de meia hora mexendo, nem você mesmo consegue lembrar o que fez.

Experiência muito menos satisfatória, é tentar usar o Wordpress em hospedagem gratuita. Os Templates disponíveis lá são muito poucos, e as possibilidades de personalização, limitadíssimas.

Faço algumas experiências, uma das quais talvez acabe utilizando: http://centrooeste.wordpress.com/